O segundo dia da NRF Big Show
2019, em Nova Iorque, foi o momento para conhecer de perto as principais
inovações e tendências tecnológicas para o setor. O grupo participou de uma
visita guiada à exposição comandada pela sócia-diretora da GS&Friedman,
Fabiana Mendes, e pelo consultor Roberto Kanter. No espaço do tamanho de quatro
campos de futebol com mais de 700 expositores, os empresários passaram por um
percurso com paradas em pontos de lojas modelos de tecnologias e inovações, que
vão colaborar para oferecer uma melhor experiência de compras aos clientes.
Consolidação de dados,
soluções de hardware para logística, manuseio, manipulação de produtos, compras
autônomas, escaneamento de produtos que podem ser colocados no carrinho ou nas
nuvens e reconhecimento do consumidor foram algumas das experiências
apresentadas ao grupo na visita guiada.
“Tecnologia não é fim, é meio.
Vocês perceberam, na maior parte das palestras, que as pessoas – comunidade,
cliente e colaborador – estão no centro das relações de consumo. E esse tripé é
que está mudando a dinâmica das empresas. Toda a mudança pelas quais as
empresas vêm passando nos últimos anos só é possível por meio de tecnologia e
para atender às pessoas”, comentou Fabiana Mendes.
Uma tendência que segue forte
nas discussões da NRF é o omnichannel e toda a tecnologia apresentada na feira
está à disposição da multicanalidade. A ideia é facilitar sempre a jornada do
cliente. O grupo pode conhecer inovações como, por exemplo, o robô-garçom,
desenvolvido pelo grupo Alibaba, empresas de desenvolvimento de e-commerce e
novas soluções para pagamento, segurança e contagem de fluxo de pessoas.
“Fala-se muito sobre a
substituição das pessoas por conta do desenvolvimento tecnológico, mas o que
vemos é o surgimento de novas formas de as pessoas participarem e contribuírem
neste processo”, disse Fabiana. “Conhecer melhor o cliente, oferecer soluções
tecnológicas, entregar soluções personalizadas são alguns dos desafios do
lojista. E nisso a tecnologia certamente vai ajudar”, complementou Kantar.
PALESTRAS – Nesta
segunda-feira, 14, teve ainda no palco principal a jornalista Kara Swisher e a
ex-presidente do Conselho do Banco da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen,
fazendo uma análise sobre o momento econômico dos Estados Unidos. Teve também o
presidente da NRF, Matthew Shay, em uma conversa com Brian Cornell, presidente
da Target, sobre investimentos da rede em lojas, novas marcas e pessoal.
E um bate-papo sobre o varejo
além das fronteiras com o presidente do Grupo Alibaba, J. Michael Evans, e o
co-diretor de Operações da Walgreens, Alex Gourlay, que comentou sobre os
avanços no setor farmacêutico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário