Multicanalidade, e-commerce,
diversidade, liderança e a importância do capital humano marcaram os debates do
primeiro dia da feira em Nova Iorque
O primeiro dia da NRF Big Show
2019, em Nova Iorque, ofereceu uma maratona de palestras para os participantes.
No palco principal da feira, líderes das principais redes varejistas do mundo
apresentaram as experiências de sucesso em suas lojas e trouxeram reflexões
importantes sobre diversidade, multicanalidade, e-commerce e futuro do varejo.
No entanto, a prioridade das discussões são as pessoas. As inovações
tecnológicas pelas quais o varejo vem passando ao longo dos anos trazem os
seres humanos como foco principal.
A edição deste ano do evento
promete justificar o título de maior evento do varejo mundial reunindo
participantes de todos os continentes para discutir as principais tendências
que impactam as relações de consumo, sejam produtos ou serviços, físicos ou
digitais, em larga ou pequena escala, locais ou globais. “A feira tem o tamanho
de quatro campos de futebol, mais de 700 expositores e esperamos reunir mais de
30 mil pessoas”, afirmou Christopher Baldwin, presidente do Conselho da NRF.
Baldwin abordou dois aspectos
interessantes para o varejo: a representatividade do comércio no mercado de
trabalho, uma vez que uma em cada quatro pessoas nos Estados Unidos trabalha no
setor; e a tecnologia dando a transparência necessária para o consumidor, que
busca cada vez mais informações.
A segunda palestra teve o tema
“Como os colaboradores da sua loja podem ser decisivos em sua estratégia de
transformação da experiência do cliente”, com os especialistas Doug Stephens e
Elizabeth Thompson. O destaque ficou na afirmação de que hoje o varejo vende
valor e conexão humana e que as pessoas não querem fazer compras, e sim
conexões. “As empresas precisam perceber que a transformação também ocorre no
seu ambiente interno. Existe uma nova forma de trabalhar. É preciso criar
engajamento, conexão e transparência nas equipes de trabalho, e ao mesmo tempo
monitorar os resultados obtidos pela empresa.”
O terceiro palestrante trouxe
um tema bem instigante: “Reestocando o futuro: o insaciável apetite Kroger para
jogar e vencer o jogo a longo prazo”. Rodney MCMullen, presidente do Conselho e
CEO do Kroger, apresentou o case da empresa com diversos insites, dentre eles,
o fato dos consumidores quererem tanto o varejo online como o offline, não
fazendo distinção entre os mesmos, uma vez que o objetivo é cumprir com suas
necessidades. A experiência é que vai fazer a diferença neste contexto, explica
o CEO.
Rodney MCMullen disse ainda
que os consumidores buscam simplicidade. E a partir desse entendimento, a
empresa resolveu criar a linha de produtos “simple truth”. “As pessoas não
querem ver rótulos para saber o que estão ingerindo, assim só precisam ler a
palavra ‘simple truth’ para saber o que o produto carrega, sua credibilidade.
Acreditamos no orgânico, na fonte dos alimentos e na alimentação saudável”,
argumentou.
A palestra seguinte trouxe Lee
Peterson, executivo da WD Patners, com o tema do “Apocalipse à Relevância: o que atrai os consumidores às lojas físicas
nesta era digital.” Peterson comentou o resultado de uma pesquisa feita com
quatro mil consumidores após o fechamento de mais de 15 mil lojas nos últimos
três anos nos Estados Unidos. O levantamento indicou que entre os nativos
digitais, ou seja, pessoas na faixa de 29 anos, 78% responderam que o que
influenciaram a sua visita em um desses espaços era que o mesmo fosse um food
hall, espaço que vai além de uma praça de alimentação, um local de
socialização. Já os imigrantes digitais, ou seja, com mais de 45 anos, 75%
disseram que iriam para uma farmers markets (mercados agrícolas).
O executivo ressalta que a
compra como concebíamos acabou. “Assim mais do que nunca temos que ter o melhor
atendimento e experiência, seja online ou offline. As pessoas não têm que
precisar ir na loja, tem que querer ir na loja,” concluiu.
Temas – O evento terá mais de
100 palestras e apresentações divididas nos três dias de programação oficial.
As principais palestras da NRF 2019 foram classificadas de acordo com o seu
foco, resultando em trilhas que contemplam seis grandes temas: Operacional,
Experiência do Consumidor, Propósito, Global, Comunidade, Talento.
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