Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Semana Mundial do Meio Ambiente] Jogando Limpo com a Lagoa ocorre nesta sexta no bairro Papicu

 
Como parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, que tem como finalidade envolver a população em ações que visem a preservação ambiental e a conscientização sustentável, o RioMar e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) promoverão nesta sexta, dia 03 de junho,  o “Jogando Limpo com a Lagoa”. Na ação, os jovens do IJCPM e pessoas das comunidades locais farão uma trilha no entorno da Lagoa do Papicu, coletando os resíduos da área externa. Começando às 8h da manhã, a ação prossegue até as 12h.

Ainda como parte das ações da Semana, ocorrerá no sábado, dia 04 de junho, a Maratona de Controle ao Mosquito Aedes Aegypti, em que haverá uma caminhada saindo do Parque do Cocó e terminando na Lagoa do Papicu em frente ao RioMar. No local, a população contará com um espaço montado que oferecerá serviços básicos de saúde, como vacinação contra H1N1, verificação de pressão arterial, atividades físicas e saúde bucal. Haverá ainda atrações musicais. A Maratona será das 8h às 12h e promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará, NESM/Secretaria Executiva Regional II, Embaixada Mundial de Ativistas Pela Paz, Sindiônibus e Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb).
A programação da Semana terminará no dia 5 de junho com um grande Passeio Ciclístico, o 3° Padelar, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, em parceria com Parque Ecológico do Cocó, Cagece e Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). O passeio sairá do Parque do Cocó às 7h da manhã e contemplará um circuito de 5km, em que cada pessoa participará com sua própria bike e um dos pontos de hidratação será no RioMar.

Além dessas atrações em destaque, uma série de outras atividades ocorrerão durante a Semana:
 
03 a 05 de Junho
De 03 a 05 de junho, estará ocorrendo a Exposição Educativa do Ciclo Evolutivo do Aedes Aegypti, realizada pelo Núcleo de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 04/06 haverá Oficina de Mudas promovida pela Unimed Fortaleza e aberta ao público das 14h às 17h. Na ocasião o público terá a oportunidade de aprender sobre diversos tipos de mudas e como plantá-las. No dia 05 de junho, das 14h às 17h, ocorrerá a Oficina Reciclocidades, em que os participantes poderão aprender a produzir brincos e brinquedos com materiais reutilizáveis. A Oficina será ministrada por representantes da Cagece. Todas essas ações serão realizadas na entrada principal do shopping, na Lagoa do Papicu, no Piso E1. Ainda no dia 05, as crianças e jovens do grupo de escoteiros mirins da cidade visitarão à Central de Resíduos do RioMar para aprender sobre coleta seletiva de resíduos sólidos.

SUSTENTABILIDADE RIOMAR FORTALEZA
Iniciativas sustentáveis nortearam o projeto do RioMar, desde sua concepção até o atual funcionamento. O empreendimento possui a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) nas fases: realização da obra; programa e concepção do projeto; e operação e uso. Entre as iniciativas que permitiram ao shopping conquistar esses títulos estão: a redução do consumo de água potável em 59% e de 34,6% de energia em relação a empreendimentos convencionais; a Central de Resíduos Sólidos que direciona corretamente todo o material com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes. Em média 35% dos resíduos com potencial de reciclagem gerados no shopping são encaminhados para empresas locais de reciclagem; a iluminação natural privilegiada, com a existência de grandes vãos e domus de vidro capazes de reduzir em 60% a demanda de iluminação artificial ao longo do dia; e o sistema de esgoto a vácuo e sensores nas torneiras e mictórios possibilitam a redução de 80 % no volume de efluentes descartados devido o menor consumo de água nestas atividades.


Nenhum comentário: