Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cinema] Cine Ceará fará exibição especial de “Corisco & Dadá” em homenagem aos 20 anos da produção

 
Além da exibição especial também será lançado o livro “Corisco e Dadá - Apontamentos sobre o filme”


Os 20 anos do filme Corisco & Dadá, do cineasta Rosemberg Cariry serão lembrados no 26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá de 16 a 22 de junho em Fortaleza. Na ocasião, será realizada, no Cineteatro São Luiz, uma exibição especial do filme original com cópia digital, remasterizada a partir de telecine em beta digital, que havia sido preservado. O som do filme foi totalmente restaurado por Érico Paiva. Este foi o filme que lançou Dira Paes e Chico Díaz como protagonistas de longa-metragem, possibilitando o reconhecimento dos seus talentos e dando-lhes importantes prêmios.



LANÇAMENTO DE LIVRO - No dia da exibição especial também será lançado o livro “Corisco e Dadá - Apontamentos sobre o filme”, organizado pela pesquisadora e professora francesa Sylvie Debs, que assina vários ensaios. É um volume com muitos estudos e informações, com mais de 600 páginas, trazendo roteiro, entrevistas com cangaceiros, com atores e técnicos, ensaios, críticas especializadas e trechos de monografias acadêmicas e teses de doutorado. O livro é ilustrado com muitas fotografias da época da filmagem e também históricas e traz ainda uma bibliografia e uma filmografia sobre o cangaço, bem como uma cronologia indicativa. Além de entrevistas realizadas com Rosemberg Cariry no período de lançamento do filme, o cineasta é o autor de um ensaio intitulado “Cangaço – Uma história popular que se encanta na lenda”.

DOCUMENTÁRIO de BÁRBARA CARIRY - Como conteúdo extra do DVD do filme, que será lançado no segundo semestre desse ano, pelo selo Lume Filmes, está sendo montado um documentário chamado Na Trilha de Corisco e Dadá, dirigido por Bárbara Cariry, com 52 minutos de duração.

Para Rosenberg Cariry, esse lançamento por ocasião dos 20 anos do filme é uma data marcante. "Corisco & Dadá foi produzido na época da chamada retomada do cinema brasileiro e significou uma conquista importante para o cinema cearense e brasileiro. Teve uma fortuna crítica bem favorável, foi lançado em salas comerciais, participou de 19 festivais internacionais, como Toronto (Canadá), Londres (Inglaterra), San Francisco - Puerto Rico, Los Angeles, Palm Springs e Chicago  (EUA),  Trieste (Itália), Valbonne Sophia (Antipolis), Pretória (África do Sul), Bombaim (Índia), Ankara (Turquia), Toulouse, Nantes e Bástia (França)", lembra Rosemberg.

"Corisco & Dadá representa sobretudo a coragem de uma geração que ousou fazer cinema no Ceará, em um tempo em que o cinema brasileiro, destruído pela política neoliberal e entreguista de Collor, tinha sofrido um golpe pesado. Corisco foi um sopro de esperança, mostrou que era possível fazer cinema no Ceará, rompeu fronteiras, ajudou na afirmação de toda uma geração", diz Rosemberg. Para ele, a longa carreira do filme em festivais por muitos países rendeu ao cineasta contatos importantes, que possibilitaram a realização de outros filmes. "Tenho muito carinho por esse filme, apesar de todas as dificuldade e lutas que travei para realizá-lo. É um filme que bem simboliza a determinação e a garra do povo cearense", comenta.

PRÊMIOS CONQUISTADOS - Entre os prêmios mais importantes que o filme conquistou destacam-se: Festival do Novo Cinema Latino Americano de La Havana, Cuba (1996) - Prêmio Grande Coral - 3° Prêmio Geral. Prêmio de Melhor Montagem; XXIV Festival de Cinema Latino e Brasileiro de Gramado (1996) - Prêmio de Melhor ator: Chico Diaz; IV Mostra Brasileira de Cinema e Vídeo de Cuiabá (1996) - Prêmio de Melhor Filme (Júri Popular), Prêmio de Melhor Ator: Chico Diaz, Prêmio de Melhor Atriz: Dira Paes; XXIX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro(1996) - Prêmio de Melhor Atriz: Dira Paes; VIII Festival de Cinema Brasileiro de Natal (1996) - Prêmio de Melhor Figurino; Prêmio do Adventure Film Festival – Cittá Del Vasto (Itália).

HOMENAGEADOS NO 26° CINE CEARÁ - Anualmente o Cine Ceará presta homenagem a duas personalidades do cinema. Nesta edição, as homenagens vão para Dira Paes e Chico Díaz, que recebem do festival o troféu Eusélio Oliveira.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

SERVIÇO

26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 16 a 22 de junho de 2016 em Fortaleza. Informações:www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.


Nenhum comentário: