Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Certificação] RioMar recebe Certificação AQUA na fase “Operação e Uso” do empreendimento

O AQUA é um dos mais importantes selos de certificação de sustentabilidade do Brasil,
com a chancela da Fundação Vanzolini

O RioMar conquistou mais uma etapa na avaliação de suas iniciativas sustentáveis. Acaba de receber a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) na fase “Operação e Uso” do empreendimento, considerada uma das mais importantes chancelas de sustentabilidade do país. O certificado confere ao centro comercial o posto de 1° do segmento no Ceará e de 2° do Nordeste a ter o reconhecimento na fase em questão. A auditoria foi realizada pela Fundação Vanzolini, cuja missão é  contribuir para o desenvolvimento sócio econômico ambiental do Brasil por meio dos serviços de avaliação de conformidade e certificação. O empreendimento possui certificação também nas fases: realização da obra, programa e concepção do projeto. O primeiro empreendimento do setor de shopping no país a receber essas certificações foi o RioMar Recife, um shopping também do Grupo JCPM.
O RioMar atendeu as exigências de sustentabilidade exigidas para a certificação, tendo como pontos de destaque: o programa socioambiental do empreendedor, que visa a inserção da comunidade no processo de implementação do empreendimento através do Instituto JCPM de Compromisso Social, que realiza a capacitação profissional e a inserção de moradores da comunidade do entorno no mercado de trabalho; a consolidação de boas práticas de operação e uso; e o monitoramento dos índices de consumo de água e energia.
O gerente de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Sérgio Maffioletti, destaca que a conquista do selo é consequência da postura adotada pelo Grupo e por toda equipe do shopping, que procura implementar cotidianamente o uso das práticas socioambientais em suas atividades rotineiras. “A certificação mostra nossa postura com relação a iniciativas sustentáveis no uso e na operação do empreendimento, atendendo aos anseios do consumidor, cada vez mais criterioso e preocupado com os recursos naturais”, afirma Sérgio.
O RioMar contou com a consultoria ProActive, empresa especializada em gestão de projetos e sustentabilidade empresarial, no processo de aprovação da certificação.
 
Abaixo, alguns resultados práticos das ações:

·        A redução do consumo de água potável em 59 % e de 34,6 % de energia em relação a empreendimentos convencionais;

·        A Central de Resíduos Sólidos que direciona corretamente todo o material com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes. Em média 35% dos resíduos com potencial de reciclagem gerados no shopping são encaminhados para empresas locais de reciclagem. A Central é operada por uma cooperativa de catadores criada pela comunidade Nossa Senhora Aparecida (Pau Fininho), tendo como gestor institucional o Instituto Socioambiental Chico Mendes;

A iluminação natural privilegiada, com a existência de grandes vãos e domus de vidro capazes de reduzir em 60% a demanda de iluminação artificial ao longo do dia;
O sistema de esgoto a vácuo e sensores nas torneiras e mictórios possibilita a redução de 80 % no volume de efluentes descartados, devido o menor consumo de água nestas atividades.
 
Sobre o Selo AQUA
O selo AQUA é de origem francesa e foi adaptado ao Brasil pela Fundação Vanzolini, cuja sede é em São Paulo, e leva em consideração critérios construtivos e operacionais rigorosos divididos em 14 categorias. O reconhecimento representa que o empreendimento está adequado às normas técnicas pré-estabelecidas e que visam melhorar o desempenho em pontos como redução de demanda de recursos naturais e a sua relação com o entorno. A Fundação Vanzolini é considerada uma das maiores certificadoras do setor da construção civil.

Sobre o RioMar Fortaleza

O RioMar Fortaleza é o 12° do Grupo JCPM e é um dos mais modernos centros de compras do País, com área construída de 320 mil metros quadrados. Ao todo são 385 lojas, 11 restaurantes, 10 salas de cinema, diversões eletrônicas, boliche, uma academia de ginástica, teatro com capacidade para 900 pessoas e praça de alimentação. No total, demandou R$ 850 milhões em investimentos.

Nenhum comentário: