Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Dança] Neste fim de semana bailarinos do Cabo Verde participam do Festival de Dança do Litoral Oeste




O festival começa na sexta-feira (30) em Trairi e tem abertura oficial no sábado (31) em Paracuru

 
Djam Projects, com o espetáculo "Platô", e Balé de Tarrafal (Fidjus di Bibinha Cabral), são as duas atrações do Cabo Verde que marcam o início do Festival de Dança do Litoral Oeste 2015, nesta sexta-feira (30) em Trairi. As apresentações começam às 19 horas no Centro de Promoções Turísticas Ambientais - CPTA.

SÁBADO E DOMINGO EM PARACURU - A abertura oficial do evento será no sábado (31) na Praça de Eventos de Paracuru, com o Cabo Verde Ballet no espetáculo "Cabo Verde Aguarela", coreografia de Mano Preto, diretor artístico da companhia, que reúne bailarinos do Cabo Verde, Portugal, Cuba, Senegal e Brasil. Ainda em Paracuru, no domingo apresentam-se Djam Projects (criado pelo dançarino Djam, membro do Cabo Verde Ballet), Balé de Tarrafal - Fidjus di Bibinha Cabral (grupo de jovens da cidade do interior de Cabo Verde) e Raiz di Polon que é a companhia de dança contemporânea mais importante da África hoje, segundo Flávio Sampaio, fundador da Escola de Dança de Paracuru, que é atualmente professor residente e consultor do Cabo Verde Ballet.

SEGUNDA E TERÇA EM ITAPIPOCA -Esta temporada do Festival acontece também em Itapipoca, onde haverá ações formativas na segunda-feira e, na terça-feira recebe a companhia Raiz de Polon com o espetáculo "Cidade Velha", às 20h, no Ponto de Cultura Galpão da Cena.

O FESTIVAL

Com acesso gratuito, esta é a sétima edição do Festival, que acontece tradicionalmente nas três cidades litorâneas cearenses - Paracuru, Itapipoca e  Trairi - que são consideradas importantes polos da dança no estado. Este ano a programação do evento foi dividida em dois momentos: Final de janeiro/início de fevereiro, exclusivamente com a participação de quatro companhias do Cabo Verde em Trairi, Paracuru e Itapipoca; e no mês de abril em Trairí e Itapipoca, com apresentações de grupos locais e nacionais selecionados a partir da convocatória, que está aberta até 15 de fevereiro.

O Festival tem o incentivo da COELCE, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, através da SECRETARIA DE CULTURA (SECULT), apoio institucional do MINISTÉRIO DA CULTURA DA REPÚBLICA DE CABO VERDE, parceria institucional da PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACURU, coprodução da WM CULTURAL. Realização: ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI).

CONVOCATÓRIA para PROGRAMAÇÃO de ABRIL

Em abril, o Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 tem continuidade com a segunda etapa da programação, que será sediada em Itapipoca, nos dias 17 e 18 (sexta e sábado) e Trairi, nos dias 24 e 25 (sexta e sábado). Em cena, grupos de dança selecionados dentre os inscritos durante a convocatória, que acontece até o dia 15 de fevereiro. Ao todo serão selecionados 12 trabalhos, 06 para cada cidade. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no seguinte endereço: https://www.facebook.com/groups/festivallitoraloesteceara/.

SERVIÇO
Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 - Primeira etapa: 30.01 em Trairi; 31.01 e 01.02 em Paracuru; 02 e 03 em Itapipoca. Segunda etapa: 17 e 18.04 em Itapipoca; 24 e 25.04 em Trairi. Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará. GRATUITO.

ENDEREÇOS:
CPTA - Centro de Promoções Turísticas Ambientais - Avenida Cesar Cals – Trairi - CE
Praça de Eventos - Rua Raimundo Moreira Lima - Centro – Paracuru - CE
Ponto de Cultura Galpão da Cena - Rua Raimundo Lopes de Sousa, 331 – Itapippoca – CE.

Nenhum comentário: