Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Programação – CE] 18 A 27 DE JULHO - No Balanço do Nordeste apresenta dez atrações musicais e de teatro











A programação se inicia neste fim de semana com shows gratuitos das bandas cearenses Danchá, Verónica Decide Morrer e Teletransporte e com o cantor pernambucano Johnny Hooker



As Férias no Dragão não podem dizer adeus sem mais uma grande programação. É por isso que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta a segunda edição do Dragão do Mundo. Uma edição mais regional. O Dragão do Mundo entra agora "No Balanço do Nordeste".

Com patrocínio do Banco Itaú e incentivo da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), o Dragão do Mundo "No Balanço do Nordeste" ocupa o Espaço Rogaciano Leite Filho nos fins de semana até o fim de julho. A programação vai de 18 a 27 do mês com apresentações musicais gratuitas, além do espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina.  É a alta estação da alegria no Dragão do Mar.

Para iniciar o balanço, duas bandas cearenses de destaque na cena musical cearense: Danchá e Verónica Decide Morrer, no dia 18, às 20h, apresentando os sucessos de suas respectivas trajetórias. No sábado, dia 19, no mesmo horário do dia anterior, entra no balanço a banda Teletransporte com sua música jamaicana cheia de reggaes e dubs. Depois, às 21h, é a vez do premiado artista pernambucano Johnny Hooker que, nos últimos 10 anos, já teve uma trajetória que foi do underground, passando pelo cult e com vislumbres de mainstream. Seu sucesso mais recente, “Volta”, esteve na trilha do filme “Tatuagem”, do diretor Hilton Lacerda.

O Dragão do Mundo “No Balanço do Nordeste” continua no fim de semana seguinte, com o show “O Alumioso”, de José Evanio, Sidália Maria e Francisco Ferreira de Freitas Filho, que homenageia Ariano Suassuna e seu Movimento Armorial, no dia 25, às 19h. Em seguida, sobem ao palco Paula Tesser e seu novo álbum “Valha”, sucesso nacional de crítica.

Encerra a noite do dia 25 o show “Meu corpo, minha embalagem todo gasto na viagem”, com Laya Lopes, Vitoriano e Daniel Groove. Cearenses radicados em São Paulo, o show fala de viagem, do cearense em trânsito, do artista que vai à busca do novo. Fazem uma releitura do repertório de compositores cearenses da década de 1970.

Já no sábado, dia 26, a alta estação da alegria no Dragão do Mar continua com Debandapacá – inicialmente, banda de pré-carnaval do bar Toca do Plácido – e com a baiana Marcia Castro e o show sucesso de público e crítica “Das coisas que surgem”. Marcia Castro já conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana; e foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país.

Além da música, o “No Balanço do Nordeste” traz o espetáculo “Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER”, do Teatro Máquina. A pesquisa para a peça parte do material em fragmentos produzido por Brecht entre 1926 e 1931. O grupo procura explorar a guerra representando-a em tensão, repetição, engajamento físico e invenção /destituição de uma língua comum. Tais escolhas estão interessadas em afirmar formas de tratamento e reinvenção para um material inacabado e um assunto em aberto.

Confira abaixo a programação e informações sobre os artistas do No Balanço do Nordeste.



PROGRAMAÇÃO

MÚSICA
// Sempre no Espaço Rogaciano Leite Filho // GRATUITO

► 18 Sexta
20h – DanChá(CE)
21h – Verónica Decide Morrer (CE)


► 19 Sábado
20h – Teletransporte(CE)
21h – Johnny Hooker (PE)


► 25 Sexta
19h – O Alumioso (CE) [Temporada de Arte Cearense]
20h – Paula Tesser (CE)
21h30 – "Meu corpo minha embalagem e outras canções de viagem", com Laya Lopres, Daniel Groove e Vitoriano (CE)


► 26 Sábado
20h – Debandapacá (CE)
21h30 – Márcia Castro (BA)



TEATRO
Espetáculo "Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER"
Grupo Teatro Máquina
Dias 25, 26 e 27 > 20h > Teatro do Dragão do Mar > Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia) > 18 anos





++ CONHEÇA MAIS SOBRE OS ARTISTAS DO NO BALANÇO DO NORDESTE

DanChá
Danchá é uma banda de música contemporânea brasileira, natural de Fortaleza (CE). É o encontro do cantor, violonista e compositor Danilo Guilherme com o trio instrumental Chacomdéga. O grupo se prepara para o lançamento do disco Preto Colorido (Danilo Guilherme), já lançado na Alemanha e eleito pela rádio nacional Deustschlandradiokultr o melhor disco da semana, na última de novembro de 2012. A banda também está em fase de pré-produção do próximo álbum, intitulado Danchá. Sâo parte da banda: Danilo Guilherme (voz e violão), Bruno Rafael (guitarra), Milton Ferreira (baixo) e Pepeu (bateria e efeitos).
Dia 18, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.



Verónica Decide Morrer
Formada por Verónica Valenttino e Jonas Sampaio nos vocais (foto), Léo BreedLove na guitarra, Marcus Au Coelho no Baixo e Vladya Mendes na bateria, a banda Verónica DEcide Morrer faz parte do cenário autoral cearense desde 2010. O estilo das músicas e a presenda da banda no palco vem acumulando êxitos em apresentações dentro e fora do estado, como no Festival Tomarrock (RR), Vem Vai Ter Sorriso (evento beneficente na cidade do Crato-CE), Cine Garagem, Festa Freakshow, Over Música (na cidade de Juazeiro do Norte-CE), Projeto NOISE3D, Maloca Dragão (do Centro Dragão do Mar) e Teia da Diversidade (RN). Mais recentemente, a banda levou o primeiro lugar da Mostra Petrúcio Maia de Música 2014. Atualmente, trabalha na produção do seu primeiro disco seguido de uma turnê pelo o sul e sudeste do país.
Dia 18, às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Teletransporte
O trem de zion passa na velocidade da luz rumo ao portal aberto no horizonte. Mentes concentradas, olhos fechados, dégas acesos. O teletransporte te leva para onde quiser ir. A viagem é relâmpago, não acaba enquanto houver música. Ir para onde quiser. O projeto teletransporte é um quarteto de música jamaicana. Toca reggaes e dubs em versões peculiares, viajadas no tempo e no espaço, misturando anos 1970 e 3000, Marte e Caribe. Pensam que estão na jamaica e compõem a banda: David Ávila (guitarra e voz), Bruno Rafael (guitarra), Pepeu (bateria e efeitos) e Milton Ferreira (baixo).
Dia 19, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Johnny Hooker
Nos últimos 10 anos, o pernambucano Johnny Hooker teve uma trajetória que foi do underground, passando pelo cult e com vislumbres de mainstream. Também pudera, o cantor, compositor, ator e, mais recentemente, diretor de cinema sempre agiu em várias frentes. Seja nos shows repletos de teatralidade e drama, onde já dividu o palco com nomes como Lenine e Caetano Veloso; seja nas suas incursões como ator no cinema e televisão, onde já trabalhou com alguns dos mais renomados diretores e autores da atualidade como Cláudio Assis, Felipe Hirsh e Hilton Lacerda.

O próprio Hilton descreve o trabalho de Johnny como "musicalmente à frente do está acontecendo em Recife, sem dúvidas" em entrevista para o jornal O Globo. A música "Volta" foi escrita sob encomenda para ser o tema do filme brasileiro mais premiado de 2013, TATUAGEM, dirigido por Lacerda. A carreira acumula indicações e prêmios: Revelação no Prêmio Multishow de Música 2011, Música Dance no International Songwriting Competition (EUA), Melhor Show pelo Troféu Sonar PE, Melhor Trilha Sonora no Prêmio Carlão (Liga dos Blogues Cinematográficos), Vencedor da 2a Temporada do reality Geleia do Rock (Multishow).

A obra de Johnny também tem sido frequentemente usada como trilha musical de ficçã. A música "Fire" foi incluída na trilha sonora da série da MTV Os Descolados e, mais recentemente, duas composições ("Alma Sebosa" e "Crise de Carência") fazem parte da trilha sonora da novela Geração Brasil da Rede Globo, na qual o artista ainda interpreta o personagem Thales Salgado. Essas músicas estarão no seu segundo disco intitulado "Eu vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito", que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2014.
Dia 19, às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.





Show "O Alumioso"
Francisco Ferreira de Freitas Filho e convidados fazem o show que é resultado do CD O Alumioso, uma homenagem ao Mestre Ariano Suasuna e seu Movimento Armorial. Trabalho de pesquisa de sonoridades e ritmos nordestinos, criando instrumentos com materiais alternativos como cabaças, fibra vegetal, papelão... fazendo uma ligação entre a música nordestina e a música do mundo, criando um trabalho ligado a cultura local, do Cariri cearense, mas ao mesmo tempo um trabalho universal, que dialoga com a música de outras culturas de outros mundos. O espetáculo é parte do programa Panorama, da Temporada de Arte Cearense.
Dia 25, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Paula Tesser
Nascida na França, filha de pais brasileiros, Paula Tesser retornou a Fortaleza em 2007, depois de 15 anos morando em Paris, após concluir um doutorado em Sociologia sobre o Mangue Beat e Chico Science, na Sorbonne. Nesse período, cantou nos discos "Boss-a-troniq2 2001" e "EDC Passport" (Warner/Amsterdam), "Cannes 2001 – PalmBeach" (Wagram/Paris), "Kinobox/Realejo Quartet 2002" (Independente/Fortaleza) e também compôs e cantou para o cinema francês: "Trois Zéro"(2001) e "Quelqu'un de bien" (2002).

Em 2004, gravou em Fortaleza o disco ao vivo "Retrato do vento" em parceria com o cantor e compositor Valdo Aderaldo. Em 2008, gravou a música "Zum Zum" num dueto com o cantor e compositor cearense Fausto Nilo ("Pão e Poesia") e, em 2010, gravou três canções no disco "Cânticos Budistas" de Francisco Casaverde.

Em 2010, Paula Tesser acompanhou a cineasta francesa Agnés Varda em sua visita à Escola de Artes Visuais de Fortaleza. O fruto desse encontro é a participação no filme "Agnés Varda De ci, de lá" (2011) cantando "Samba do Metrô" ( Valdo Aderaldo). Em 2013, gravou seu primeiro disco solo, VALHA, nos estúdios Navegantes (SP) e Trilha Sonora (Fortaleza) com produção e arranjos de Dustan Gallas.

O nome do disco tem o significado do espanto, no entender do Ceará, de onde ele vem. É também e principalmente o poder que algo tem de valer. "O disco é fruto de uma relação afetiva que tenho com o Dustan. Nossa ideia era ter compositores cearenses da geração antiga e contemporâneos nossos. A música francesa, na letra de Jacques Prévert, tinha que estar também por fazer parte de um momento importante da minha vida. A diversão está presente em tudo", define Paula.
Dia 25, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Show "Meu corpo, minha embalagem e outras canções de viagem"
O show com Laya Lopes, Vitoriano e Daniel Groove fala de viagem, do cearense em trânsito, do artista que vai em busca do novo e de mostrar ao mundo sua arte e sua alma. Os três cantores de Fortaleza, radicados em São Paulo, vêm fazer uma releitura do repertório de compositores cearenses da década de 1970, tendo como ponto de partida principal o LP "Meu corpo, minha embalagem, todo gasto na viagem", que trazia Ednardo, Rodger Rogério e Teti, em seu primeiro registro fonográfico.

O disco é um marco na história dessa geração que ficou conhecida como o "Pessoal do Ceará", e uma referência para as gerações seguintes. Com um olhar entre presente e passado, no palco se cruzam trajetórias explorando através da música o sentido e sair e voltar, o olhar sonoro de quem fica e o sentimento nostálgico de quem vai.

O repertório é composto por canções de Ednardo, Rodger Rogério, Belchior, Humberto Teixeira, Raimundo Fagner, Augusto Pontes, Dedé Evangelista, entre outros. Novos arranjos e interpretações foram criados, dando uma nova cara para as canções. A banda é composta por Laya Lopes (vocal), Vitoriano (vocal, guitarra, violão e teclado), Daniel Groove (vocal), Carlos Eduardo Gadelha (guitarra), Felipe Maia (bateria) e Guilherme Kafé (baixo). Rodger Rogério fará participação especial.
Dia 25, às 21h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Debandapacá
Formado por músicos de Fortaleza, o grupo surgiu com a necessidade de formar uma banda para se apresentar nas noites do Pré-Carnaval da Toca, organizada pelo tradicional bar da cidade, Toca do Plácido. Assíduos frequentadores do estabelecimento, os músicos se sentiram em casa. Parceiros em outros projetos musicais, ficou ainda mais fácil o envolvimento e o desenvolvimento do repertório apresentado ao público naquela ocasião.

O sucesso foi tanto que logo receberam o convite para outras apresentações, incluindo o São João da Toca e uma apresentação no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Na formação original estão Marina Cavalcante (voz), Davi Correia (voz), Raul Porfirio (baixo), Makito Vieira (guitarra), Heitor Azevedo (teclado), Fernando Lélis (sax), Tchelmy (percussão) e Kleber Pereira (bateria). Nesse show, o grupo tem como influências de Caetano Veloso, Chico César, Vinicius de Moraes, Baden Powell; cantos e toques afros brasileiros e influências baianas.
Dia 26, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.





Marcia Castro
"DAS COISAS QUE SURGEM" é o nome do terceiro disco da cantora Marcia Castro a ser lançado nacionalmente em agosto de 2014. O CD, composto por 11 músicas, tem produção musical assinada pelo paulista Gui Amabis. O trabalho transita pelo universo da música brasileira, representando a sua produção contemporânea, através da fusão de sonoridades oriundas das experiências musicais da cantora, que transita entre os universos musicais contemporâneos da Bahia (sua cidade natal), de São Paulo (onde mora).

O repertório é formado majoritariamente por canções inéditas fruto da parceria de Marcia Castro - que pela primeira vez se apresenta como compositora – com o poeta Arruda, além de compositores de Gui Amabis, Lucas Santtana e Arnaldo Antunes. A sonoridade do disco se constrói num cenário de graves quentes e samples analógicos, em que a presença do fazer humano torna-se fundamental à organicidade do som, misturado a sutis efeitos sonoros (o crepitar do vinil) e guitarras elétricos que ajudam a desenhar paisagens visuais através do som.

Num equilíbrio de timbres, o disco foi gravado por músicos que compõem a excelente nova safra da música brasileira, como Regis Damasceno, Samuel Fraga e Juninho Costa, além da participação de nomes como Dengue (Nação Zumbi) e Jaques Morenlenbaum. O show "DAS COISAS QUE SURGEM" pretende levar ao palco as canções do disco hômonimo, além das músicas mais significativas e conhecidas de Marcia Castro dos seus discos anteriores (De Pés no Chão e Pecadinho).

A banda é formada por Samuel Fraga (bateria), Lucas Martins (baixo, guitarra, mpc), Rovilson Pascoal (guitarra) e Ricardo Prado (guitarra, baixo e samples). A videocenografia será desenvolvida pela artista visual Virginia de Medeiros e pelo VJ Daniel Todeschi, criando um ambiente poético imersivo de imagens que serão parte essencial da linguagem do show. "DAS COISAS QUE SURGEM" se liberta dos clichês da MPB do passado e se utiliza de toda uma herança secular brasileira para abraçar uma sonoridade mais próxima de nossos dias, apostando nas fusões de ritmos e estéticas.

Biografia
A baiana Marcia Castro iniciou sua carreira musical aos 16 anos. Em 2006, conquistou o Braskem de Cultura e Arte, maior prêmio do cenário independente da música baiana, iniciando assim a gravação do seu 1º CD, “Pecadinho”, com produção musical de Luciano Salvador Bahia, lançado em junho de 2007 no Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2008, Marcia lança o disco em São Paulo, onde se radicou, iniciando uma jornada com direito a inserção da música Queda na trilha da novela Ciranda de Pedra, da rede Globo, indicação ao Premio Tim/2008 como melhor cantora pop-rock, gravação com Tom Zé no disco “Estudando a Bossa-Nova”. Além disso, foi convidada pela cantora argentina Mercedes Sosa para participação em seus shows na Alemanha, Israel e Brasil, passando pelas principais capitais do país. Já radicada em São Paulo, em 2012 a cantora lança o seu segundo álbum "De pés no chão", produzido por Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, através do programa Natura Musical, que também lhe agraciou com uma turnê por 6 capitais do país. Frutos deste disco, três clipes foram produzidos: "29 beijos" com direção de Daniel Lisboa e Diego Lisboa, "Dé Pés no Chão" assinado pela Big Bonsai e "Vergonha", com direção de Patricia Pillar. Em paralelo a sua carreira autoral, Marcia promove nos verões baianos o projeto “Pipoca Moderna”, reunindo diversos artistas da música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Otto, Baby do Brasil, dentre outros. Atualmente, Marcia Castro se dedica ao lançamento do single "Na menina dos meus olhos" que antecede do seu terceiro álbum "Das coisas que surgem", onde estreia como compositora. O lançamento do album acontece em agosto de 2014.
Dia 26, às 21h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.




Teatro Máquina, com o espetáculo "Diga que você está de acordo! – MÁQUINAFATZER"
Teatro Máquina estreia seu novo espetáculo. A pesquisa parte do material em fragmentos produzido por Brecht entre 1926 e 1931. O grupo procura explorar a guerra representando-a em tensão, repetição, engajamento físico e invenção /destituição de uma língua comum. Tais escolhas estão interessadas em afirmar formas de tratamento e reinvenção para um material inacabado e um assunto em aberto.

Sinopse: Diga que você está de acordo! é também sobre a guerra, sobre o acordo, sobre o que nos resta. Fatzer é material para descobrirmos o que podemos fazer a partir dele e não mais com ele. É sobre esse lugar sombrio que revela a natureza, revela o que pensamos termos construído como humanidade, revela o que não podemos entender como homens, o que não queremos saber. Entre quatro paredes e com as gargantas abertas e dirigidas para o público. Entre o que pretendemos mostrar e o que mostramos. Entre o que sabemos e o que ainda não conhecemos.

Dias 25, 26 e 27, às 20h, no Teatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia). Classificação etária: 18 anos.

Nenhum comentário: