Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Edição] 98% da frota de veículos do Ceará, Piauí e Maranhão aferida pela FETRANS é aprovada em testes de emissão de poluentes


Entidade verificou a emissão de gases poluentes com a realização de 25 mil aferições nos três estados

Este ano, 98% dos veículos aferidos pela Federação das Empresas do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) nos três estados foram aprovados em testes que verificam a emissão de gases poluentes. Foram realizados quase 25.000 testes em veículos de 90 empresas de transportes de passageiros e cargas. Dessas aferições, 10.849 foram realizadas no Ceará, com índice de 97,4% de aprovação. Os números demonstram a forte adesão do setor de transportes ao Programa Despoluir, da Fetrans, que promove a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos.

Se desregulados, os veículos tendem a emitir mais gases que contribuem com a poluição das cidades. Por meio do Programa Despoluir, a FETRANS atua com a avaliação veicular ambiental, promovendo a redução de poluentes atmosféricos emitidos pelos veículos, incentivando a utilização de combustíveis mais limpos e de tecnologias que visam o aumento da eficiência energética, incentivando o controle e gestão de resíduos, água e emissões atmosféricas nas empresas. Desde que foi criado, em 2007, o Despoluir atua no engajamento do setor em ações de conservação do meio ambiente e incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado.

Nesse sentido, o número de veículos que passam pelos testes vem crescendo em comparação aos anos anteriores - 23.201 realizados em 2018 e 17.808 em 2017. O nível de aprovação também cresceu, com registros de 91,46% em 2018 e de 88,60% em 2017.

“A crescente nos números do Despoluir demonstra o engajamento das empresas em contribuir com um setor verdadeiramente sustentável. Isso pode ser visto nas aferições dos veículos e também na forte participação no Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar”, explica Luiz Melo, coordenador do Núcleo Socioambiental da FETRANS.

Anualmente a Federação incentiva as empresas do setor de transportes a realizarem projetos sustentáveis e ações inovadoras a fim de contribuírem com os cuidados com o meio ambiente e participarem da premiação. A edição de 2020 do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar acontecerá em junho.

Informações: www.fetrans.org.br

Nenhum comentário: