Marcas registram crescimento
nas vendas durante esse período
No último dia 22 de dezembro começou a
estação mais quente do ano, o verão. Muitos aproveitam o período para viajar e
se refrescar na praia, e, para acompanhar, a cerveja costuma ser quase que uma
unanimidade nesse cenário. Por conta da alta na procura pela bebida, é durante
esse período que muitas marcas registram um crescimento de vendas muito acima
da média, como é o caso da cervejaria Dogma. No mercado desde 2015, a cervejaria
se consagrou por conta dos rótulos inovadores, tal qual a cerveja com manga e
goiaba, tanto que em 2017 abriu o seu próprio bar em São Paulo. No verão, as
IPAS e Double IPAs são os estilos mais vendidos da marca, inclusive elas são as
especialidade da Dogma.
A curiosidade dos consumidores
que não possuem fácil acesso ao centro de São Paulo - local onde está
localizado o bar da Dogma - fizeram com que a marca entrasse para o ramo do
franchising esse ano. No total, a marca investiu R$1,5 milhão para dar o pontapé
inicial. “A primeira franquia será inaugurada em breve, justamente no verão,
então o franqueado irá conseguir aproveitar um período de alta demanda”,
explica Leonardo Satt, um dos sócios fundadores da marca.
Outra questão que contribui
para o aumento das vendas no verão são as cervejas artesanais, já que
atualmente os consumidores buscam qualidade ao invés de quantidade. De acordo
com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), levando em
conta o número de cervejarias que abriram no Brasil, só no ano passado, a cada
dois dias, uma nova cervejaria artesanal surgiu no país. De 1999 até 2009, a
quantidade de fábricas saltou de 192 para 255, registrando uma ampliação de
32,8%. Já de 2009 para 2019, o salto chegou a mil, um crescimento de 292,1%.
Embora registrem crescimento
acentuado no verão, as cervejarias conseguem manter o faturamento nas outras
estações do ano investindo em cervejas mais encorpadas e que levam café e cacau
em sua produção. “Em cada estação os consumidores preferem um determinado
estilo de cerveja, então é possível apreciar uma cerveja no frio sim, como por
exemplo, uma Stout”, diz o empresário.
O investimento fixo para abrir
uma cervejaria da Dogma é de R$400 mil. A franquia também irá introduzir em seu
menu comidas elaboradas e desenvolvidas exclusivamente pela marca. Também é
possível realizar parcerias com food trucks, desde que fique clara a separação
dos negócios.
A franquia
Investimento Fixo: R$400mil
Taxa de franquia: R$40mil
Faturamento médio: a partir de
R$120mil
Lucratividade: 15%
Tempo de retorno: 30 meses
E-mail para contato:
contato@cervejariadogma.com.br
Endereço: Rua Fortunato, 236 –
Vila Buarque
Cidade: São Paulo
Estado: SP
CEP: 01224-030
Website:
www.cervejariadogma.com.br
Tipo de negócio: bar
Regiões para expansão:
capitais brasileiras e interior de SP
Taxa de royalties: 5%
Funcionários: 3 a 5
Taxa de publicidade: 2%
Capital de giro: R$50mil
Área (m²): 60 a 100m2
Prazo de contrato: 60 meses
Sobre a Dogma
Fundada em 2015, a marca
nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno,
da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt,
da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram
unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas
criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 180 rótulos que agradam
consumidores ávidos por qualidade e complexidade. A marca já conquistou três
vezes o título de melhor cervejaria do país pelo portal RateBeer (2015, 2017 e
2018). Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em
https://cervejariadogma.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário