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domingo, 3 de março de 2019

Negócios] Empresa cearense de polpas de frutas amplia exportação e ganha mercado da Oceania e América Central, com exportação de 70 toneladas de produtos para Austrália e Porto Rico


A empresa cearense de fabricação de polpas de frutas, Frutã, iniciou 2019 expandindo seus negócios, ainda mais, para o exterior. Após conquistar mercado da Europa, América do Norte, agora é a vez da Oceania. Foi fechado negócio com a Raw Crush e embarcado um contêiner de polpas para a Austrália. Foram 20 mil quilos dos mais variados sabores, que deverá chegar em Sydney em dois meses. A empresa compradora é a Raw Crush, uma distribuidora - de brasileiros que residem lá - e venderá para o mercado geral, restaurantes, bares, hoteis, lanchonetes e será uma das primeiras polpas de fruta 100% natural do mercado australiano. Outro embarque internacional, que aconteceu, também, no mês de janeiro, foi para San Juan em Porto Rico, abrangendo todo o Caribe. Foram 50 toneladas de polpas, dos mais variados sabores. Além deles, já se pode encontrar polpas Frutã na Alemanhã, Bélgica, Portugal, França.

“Em breve, atenderemos mais alguns países da Europa com Natchup e polpas, além do Canadá”, afirmou a sócia-diretora, Ana Patrícia Diógenes.



HISTÓRIA- Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense, localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos mercados, adquirindo certificações internacionais - (ISO 9001 e 22000), certificação Korsher (do mercado judeu), as orgânicas nacional, europeia e americana e, ainda a WQS para atender a rede WalMart - firmando parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo principal.



O foco é a qualidade junto às necessidades dos clientes, por este motivo estão na busca constante por inovações e tecnologias que proporcionem a extração de todo o potencial das frutas, garantido assim o melhor sabor com todos os benefícios à saúde, proporcionada pelas proteínas naturais de cada fruta, sempre com o compromisso de levar toda essa qualidade com o menor custo possível ao cliente final.


NATCHUP – Em 2018, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou o “Natchup”, um catchup 100% natural feito à base de acerola, que tem sido destaque nacional e internacionalmente. No ano de 2017, deu-se início na UFC o desenvolvimento de um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).



Esta pesquisa não teria alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação na forma de um molho totalmente vvoltado para saudabilidade, sustentabilidade e solidariedade.

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