A empresa cearense de
fabricação de polpas de frutas, Frutã, iniciou 2019 expandindo seus negócios,
ainda mais, para o exterior. Após conquistar mercado da Europa, América do
Norte, agora é a vez da Oceania. Foi fechado negócio com a Raw Crush e
embarcado um contêiner de polpas para a Austrália. Foram 20 mil quilos dos mais
variados sabores, que deverá chegar em Sydney em dois meses. A empresa
compradora é a Raw Crush, uma distribuidora - de brasileiros que residem lá - e
venderá para o mercado geral, restaurantes, bares, hoteis, lanchonetes e será
uma das primeiras polpas de fruta 100% natural do mercado australiano. Outro
embarque internacional, que aconteceu, também, no mês de janeiro, foi para San
Juan em Porto Rico, abrangendo todo o Caribe. Foram 50 toneladas de polpas, dos
mais variados sabores. Além deles, já se pode encontrar polpas Frutã na
Alemanhã, Bélgica, Portugal, França.
“Em breve, atenderemos mais
alguns países da Europa com Natchup e polpas, além do Canadá”, afirmou a
sócia-diretora, Ana Patrícia Diógenes.
HISTÓRIA- Agroindústria de
Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense,
localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas
tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria
de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até
meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e
um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando
novos mercados, adquirindo certificações internacionais - (ISO 9001 e 22000),
certificação Korsher (do mercado judeu), as orgânicas nacional, europeia e
americana e, ainda a WQS para atender a rede WalMart - firmando parcerias com
instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e
educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo
principal.
O foco é a qualidade junto às
necessidades dos clientes, por este motivo estão na busca constante por inovações
e tecnologias que proporcionem a extração de todo o potencial das frutas,
garantido assim o melhor sabor com todos os benefícios à saúde, proporcionada
pelas proteínas naturais de cada fruta, sempre com o compromisso de levar toda
essa qualidade com o menor custo possível ao cliente final.
NATCHUP – Em 2018, em parceria
com a Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou o “Natchup”, um catchup 100%
natural feito à base de acerola, que tem sido destaque nacional e
internacionalmente. No ano de 2017, deu-se início na UFC o desenvolvimento de
um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como
vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas
escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil
e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma
delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).
Esta pesquisa não teria
alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado
produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de
Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana
Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo
produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação
na forma de um molho totalmente vvoltado para saudabilidade, sustentabilidade e
solidariedade.
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