Já pensou em saborear um
catchup feito à base de acerola, totalmente natural e com um sabor delicioso?
Agora, isso já é possível! O “natchup”, como foi batizado o novo produto, foi
desenvolvido após dois anos de pesquisa no Centro de Engenharia de Alimentos da
Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma parceria público-privada, entre UFC e
a empresa cearense de polpas Frutã, proporcionou o surgimento do produto que,
no mês passado, ganhou o Selo Innovation 2018 na Sial Paris – maior feira de
alimentos do mundo. Apenas duas empresas brasileiras conquistaram a premiação,
sendo a cearense uma delas. Para marcar as conquistas, o pré-lançamento do
“Natchup” acontecerá próximo dia 27 de novembro, a partir das 19 horas, no
Auditório Castelo Branco, na reitoria da UFC.
Na ocasião, será assinado o
primeiro contrato firmado de um produto desenvolvido dentro da Universidade que
será comercializado dentro e fora do País. E estarão presentes o reitor da
Universidade, Henry de Holanda Campos, sócios-diretores da Frutã, Ana Patrícia
Diógenes, Benício Júnior e Leandro Benício, o presidente do Sindicato das
Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado (SindiAlimentos) do
Ceará e do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, além de convidados
e comunidade acadêmica.
O “Natchup” se apresenta como
alternativa ao uso do catchup, proporcionando ao consumidor e à indústria
alimentícia um produto seguro, saudável e inovador, composto por
matérias-primas naturais e sem adição de conservantes artificiais. Um alimento
funcional que pode fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais
livres e células cancerígenas, estimulando a produção de colágeno, absorção do
ferro, com ação anti-inflamatório, rico em fibras, pró-vitamina A, vitaminas do
complexo B, cálcio e fósforo.
“’Natchup’ você come sem
culpa", pois ele é uma alternativa saudável ao catchup. Foi lançando,
recentemente na SIAL Paris, ganhando o Selo Innovation Sial 2018. Durante os
dias de feira alguns negócios foram feitos com países presentes, como a Coreia
do Sul, França e Líbano. É importante para nós, da Frutã, que, além dele ser
saudável, seja sustentável”, disse Ana Patrícia. “Nasceu na UFC sendo o
primeiro produto desenvolvido na instituição que chegará ao mercado, e queremos
continuar essa parceria de sucesso. Por isso, uma parte do que for vendido
voltará para UFC e outra parte pra instituições vulneráveis da sociedade como:
lar de idosos, abrigo de pessoas de rua, hospital que trata crianças com câncer
e abrigo de animais de rua. Quando você adquire o ‘Natchup’, você também faz
parte dessa história de cuidado e amor ao próximo. É este sentimento que
queremos transmitir!”, completou.
De acordo com o presidente do
Sindialimentos, André Siqueira, a entidade tem como um de seus objetivos,
aproximar relação com a Academia (universidade) e, mais especificamente, com as
empresas filiadas ao Sindicato. “Foi aí que convidamos o departamento de
engenharia de alimentos da UFC para reunião com o objetivo que apresentassem
linhas de pesquisas e projetos em andamento. Na ocasião, já marcamos outro
encontro, agora na UFC para degustação dos produtos. Foi aí que nasceu o
projeto entre Frutã e UFC e o Sindicato como promotor de ligação. Uma parceria
que só trará benefícios para o Ceará e para o Brasil”.
RESPONSABILIDADE SOCIAL - Os
idealizadores do “Natchup” acreditam que todos são responsáveis pela promoção
da qualidade de vida. Por isso, este projeto vai além de uma inovação como
produto alimentício, pois assumiu o compromisso contínuo de incentivo à pesquisa,
responsabilidade social e ambiental. Pensando nisso, ao consumir o “Natchup”,
além de desfrutar do seu sabor apaixonante, o consumidor, também, terá a
oportunidade de fazer o bem em outros aspectos, pois um percentual da venda
deste produto será revertido para a Universidade onde foi desenvolvido, e outra
parte para instituições de responsabilidade e vulnerabilidade social.
As instituições que receberão
apoio serão de quatro áreas: sociedade protetora dos animais, crianças com
câncer, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As entidades
serão conhecidas na solenidade.
HISTÓRIA - No ano de 2017,
deu-se início na Universidade Federal do Ceará o desenvolvimento de um molho
natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C,
carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para
compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção
foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola,
abóbora, beterraba e especiarias).
Esta pesquisa não teria
alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado
produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de
Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana
Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo
produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação
na forma de um molho totalmente voltado para saudabilidade, sustentabilidade e
solidariedade.
FRUTÃ - A Agroindústria de
Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense,
localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas
tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de
Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados
de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um
maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos
mercados, adquirindo certificações internacionais (ISSO 9001 e 22000), firmando
parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras,
sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser
viabilizado o objetivo principal.
A Frutã na busca incansável
por inovação, já possui algumas parcerias com Instituições de ensino - onde se
tem como principal objetivo desenvolver novos produtos- que tenham na sua
essência sustentabilidade, saudabilidade e inovação. Após o lançamento, o novo
produto fará parte da cartela de produtos oferecidos pela organização em todo o
mercado que a empresa já faz parte (parte do Brasil, Alemanha, Bélgica,
Portugal, Espanha, França e EUA) assim como, também, em novos.
SERVIÇO:
Pré-lançamento Natchup
Data: 27 de novembro de 2018
Local: Auditório Castelo
Branco, na reitoria da UFC
Horário: 19 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário