José Geraldo Couto
Com inscrições gratuitas, o curso
será ministrado por José Geraldo Couto, jornalista e crítico de cinema
A adaptação da obra literária
para o cinema será abordada no curso “Cinema e Literatura - Uma Via de Mão
Dupla” que acontece de 7 a
11 de agosto no Instituto do Ceará, como parte da programação do 27º Cine Ceará
– Festival Ibero-americano de Cinema. A atividade será conduzida pelo
jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto, autor de artigos e ensaios
para os livros O cinema dos anos 80 (Brasiliense) e Folha conta 100 anos de
cinema (Imago). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, pelo
site do festival: www.cineceara.com, até o dia 02 de agosto.
O curso é dividido em cinco aulas
que exploram temas como as dificuldades de adaptar autores que centram sua
literatura na forma de narrar, afinidades e entrechoques entre escritor e
cineasta, além das falsas ideias sobre adaptação literária, como “o livro é
sempre melhor que o filme” e “adaptação tem que ser fiel ao texto”. O curso é
destinado a estudantes de cinema, comunicação, letras e demais interessados.
A realização é do 27° Cine Ceará,
que acontece de 5 a
11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da
Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por
meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via
Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A
realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com
patrocínio da SP Combustíveis e M. Dias Branco, através da Lei Federal de
Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e da Enel e da OI, por meio do Mecenato
Estadual do Ceará. Além disso, conta ainda com Apoio Cultural da Oi Futuro e
Indaiá.
PROGRAMAÇÃO
1ª aula (7/08) - As falsas ideias
sobre adaptação literária (“O livro é sempre melhor que o filme”; “Adaptação
tem que ser fiel ao texto”, etc.). O filme como tradução de um meio a outro,
mas também de uma sensibilidade a outra. Afinidades e divergências entre
artistas. Os exemplos de Morte em Veneza (Thomas Mann/Visconti) e O processo
(Franz Kafka/Orson Welles). Três adaptações de Macbeth, de Shakespeare: por
Orson Welles, Kurosawa e Polanski.
2ª aula (8/08) - O filme como
diálogo de uma época com outra. Exemplos de Macunaíma (Mario de Andrade/Joaquim
Pedro de Andrade) e De olhos bem fechados (Arthur Schnitzler/Stanley Kubrick).
O livro como inspiração ou “estopim” para falar de outra coisa. Exemplos de
Psicose (Robert Bloch/Hitchcock) e das adaptações do conto Os assassinos, de
Hemingway (por Robert Siodmak, Don Siegel e Andrei Tarkovsky). Três versões de To have and have
not, de Hemingway (por Hawks, Michael Curtiz e Don Siegel). Apocalypse
now, um diálogo com O coração das trevas, de Conrad.
3ª aula (9/08) - Autores e livros
influenciados pelo cinema. O exemplo de Dashiell Hammett e O falcão maltês.
Escritores como roteiristas em Hollywood (Brecht, Faulkner, Fitzgerald,
Chandler). Poetas e escritores que se tornaram cineastas para ampliar seus
meios de expressão (Jean Cocteau, Graham Greene, Peter Handke, Pasolini,
Marguerite Duras, Dalton Trumbo, Paul Auster). Ficcionistas brasileiros no
limiar entre literatura e cinema (Rubem Fonseca, Marçal Aquino).
4ª aula (10/08) - As armadilhas
da linguagem. Dificuldade de adaptar autores que centram sua literatura na
forma de narrar: Henry James, Proust, Joyce, Guimarães Rosa. Proust por Schlöndorff, Chantal Ackerman e
Raoul Ruiz. Joyce por Jack Clayton, John Huston e Ivan Cardoso. Duas
versões de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (por Julio
Bressane e André Klotzel). Tentativas de mimetizar procedimentos literários: o
caso de A dama do lago (Raymond Chandler/Robert Montgomery).
5ª aula (11/08) - Afinidades e
entrechoques entre escritor e cineasta. O caso Stephen King x Kubrick: O
iluminado. Nelson Pereira dos Santos e sua variada relação com escritores
brasileiros (Graciliano Ramos, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis,
Guimarães Rosa). As “meta-adaptações”: filmes centrados no próprio processo de
transposição de uma obra literária para outro meio, tempo e lugar. Exemplos de
Tchecov (por Louis Malle e Eduardo Coutinho) e Shakespeare (por Al Pacino e
Irmãos Taviani).
SERVIÇO
Curso "Cinema e Literatura -
Uma Via de Mão Dupla" – De 7
a 11 de agosto no Instituto do Ceará (Rua Barão do Rio
Branco, 1594 - Centro, Fortaleza – CE). Horário: 9h às 12h. Vagas: 30.
Inscrições: São gratuitas e devem ser feitas até 02 de agosto, por meio do
www.cineceara.com. Os participantes com
frequência igual ou superior a 75% receberão certificado emitido pelo 27º Cine
Ceará. Informações: (85) 3366 7772.
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