Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Cinema] “Cinema no espaço rural: hibridez e sensorialidade” é o título da nova mostra do projeto Telas Abertas



 Filmes trazem hibridez entre ficção e documentário, ou entre vida e imaginação criativa

Em agosto, a Vila das Artes, por meio da Escola Pública de Audiovisual, com o patrocínio da Petrobras, apresenta a mostra Cinema no Espaço Rural: Hibridez e Sensorialidade, pelo Projeto Telas Abertas. A ação integra a programação do Cineclube Vila das Artes e acontecerá entre os dias 08 e 11/8, no auditório da Vila, sempre às 18h30. A entrada é gratuita.



Com curadoria de Ruy Cézar Campos, a mostra Cinema no espaço rural: hibridez e sensoralidade tem inspiração em uma pesquisa de Ruy, iniciada em 2013 e publicada, como livro, no final de 2015. O estudo se debruça sobre a experiência relacional e criativa de realizadores audiovisuais que se deixam envolver por ambientes rurais que vivenciam. Trata ainda sobre o fato de que os filmes que dessas experiências resultam apresentam curiosa hibridez entre ficção e documentário, ou entre vida e imaginação criativa.

A mostra traz filmes dos Estados Unidos, México, Colômbia e Brasil, com os longas: Sweetgrass, no dia 08/08, Alamar, dia 09/08, El Vuelco del Cangrejo, dia 10/08 e para encerrar as exibições, Ventos de Agosto, no dia 11/08. Classificação indicativa abaixo.  

Sobre o responsável pela mostra
Ruy Cézar Campos Figueredo - Trabalha com arte-educação desde 2011 e como artista-pesquisador desde 2015. Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza (2015.1) e Mestrando em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2016). Trabalha/pesquisa relações entre performance, audiovisual, cinema e novas mídias, buscando por experimentações com audiovisual em performances e instalações com múltiplos canais, criando coisas inspirado por áreas de pesquisa e temas, tais como antropoceno, arqueologia das mídias, etnografia sensorial, corporificação e afetividades de/em deslocamentos. Seus trabalhos com vídeoarte, instalação e performance já participaram de mostras, festivais e editais em Fortaleza, Rio de Janeiro,  Brasília, Palmas, Coréia do Sul, Grécia, Israel e Índia.

Sobre o Projeto Telas Abertas
Em sua segunda edição, o Projeto Tela Abertas, promovido pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abriu a Convocatória e selecionou 11 propostas de curadoria de mostras que irão compor a programação do Cineclube da Vila, de maio a novembro deste ano.

Programação
08/08 - Sweetgrass (2009)
Duração: 101 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: IlisaBarbash y Lucien-Castaing Taylor, Estados Unidos.
Sinopse: No verão de 2003, um grupo de pastores realizou pela última vez a tradição de conduzir um grande rebanho de ovelhas através das montanhas de Montana, no extremo nordeste dos Estados Unidos. Foi uma jornada de 300 km passando por grandes vales verdes, neve, e várias dificuldades. Esse é um registro dessa jornada

09/08 - Alamar (2009)
Duração: 73 minutos
Classificação indicativa: Livre
Direção: Pedro González - Rubio, México.
Sinopse: Antes de sua inevitável separação, Jorge, um jovem de origens maias e Natan, seu filho com uma italiana, passam um tempo juntos vivendo no coral de recifes de Banco Chinchorro.

10/08 - El Vuelco del Cangrejo (2009)
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Oscar Ruiz Navia, Colômbia.
Sinopse: Na Barra, uma aldeia remota da costa do Pacífico colombiano, Brain, líder da ascendência nativo-africana, enfrenta um fazendeiro branco, que planeja construir um hotel na praia. Daniel, um morador da cidade, chega à ilha numa tarde e permanece no local vários dias, à espera de um barco que pode tirá-lo do país. Logo, ele entra na luta daquele povo que se recusa a desaparecer com a iminente chegada do progresso.

11/08 - Ventos de Agosto (2014)
Duração: 77 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Direção: Gabriel Mascaro, Brasil
Sinopse: Um estranho pesquisador de som de ventos alísios chega numa pequena vila costeira. Agosto trás o mar revolto e os ventos fortes. Sua chegada tem impacto na relação de dois jovens habitantes da vila, Shirley e Jeison. O filme narra um sutil duelo entre a vida e a morte, a perda e a memória, o vento e o mar.

Programação:
08/08 - Sweetgrass
09/08 - Alamar
10/08 - El Vuelco del Cangrejo
11/08 - Ventos de Agosto

Serviço

Telas Abertas – Cineclube Vila das Artes
Mostra “Cinema no espaço rural: hibridez e sensorialidade”
Quando: 08 a 11/08, às 18h30
Onde: Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)


Nenhum comentário: