Wolney Oliveira
O evento acontece em Fortaleza de
26 de agosto a 01 de setembro com participação de canais locais e nacionais,
produtores regionais e profissionais da área em Fortaleza. É apresentado pelo
BNDES, Coelce e Ministério da Cultura
A produção audiovisual e o
mercado do conteúdo independente estão em pauta em Fortaleza no II MAC -
Mercado Audiovisual Cearense, que acontece de 26 de agosto a 01 de setembro.
Proporcionando a troca de experiências e oportunidades entre os participantes,
o evento prevê a realização de rodadas de negócio com players nacionais,
regionais e locais, além de palestras e discussões sobre produção e conteúdo e
debates sobre as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas
potencialidades com enfoque nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
"O Brasil já tem em sua
agenda encontros de negócios como o RioContentMarket no Rio de Janeiro, o SP
Telas em São Paulo
e o NordestLab em
Salvador. O Ceará merece ter também o seu. O MAC vem reforçar
o que somos, um polo criativo e uma potência para geração de negócios para
produção independente, afim de unir forças no Nordeste, Norte e
Centro-Oeste", diz Wolney Oliveira, diretor executivo II MAC.
A programação e o conjunto dos
palestrantes convidados pretende gerar um ambiente qualificado para a discussão
destes temas e constituir plataforma permanente para o desenvolvimento da
indústria audiovisual regional. Entre os participantes: o diretor cearense
Halder Gomes, as produtoras baianas Sylvia Abreu, da Truque Filmes e Vânia
Lima, da TemDendê Produções, o produtor Renato Barbieri, da Gaya Filmes,
sediada em Brasília e Chico Fill, da Amazon Filmes, de Manaus.
Serão três dias de programação
específica do II MAC e quatro dias de atividades exclusiva do RioContentLab em Fortaleza. Este
último pretende desenvolver e aprimorar 18 projetos de produtoras audiovisuais
do Nordeste a fim de prepará-los para as Rodadas de Negócios do
RioContentMarket 2017. Em seu 1º ano, o RioContentLab atenderá os estados da
Bahia, Ceará e Pernambuco de julho a setembro, tendo como objetivo a
capacitação dos produtores locais quanto a três gêneros distintos em suas
especificidades de narrativas e vendas: documentário/factual, ficção e animação,
além das oficinas de pitching.
A realização do II MAC – Mercado
Audiovisual Cearense traduz o amadurecimento alcançado pelo setor audiovisual cearense e sua busca por um novo posicionamento no
mercado audiovisual brasileiro. A conjuntura positiva do mercado nacional,
especialmente para o segmento da produção independente, impulsionada pela
implantação da lei 12.485 que dispõe sobre os serviços de comunicação de acesso
condicionado, gerou oportunidades estratégicas para o conjunto das cadeias produtivas
regionais, seja nas possibilidades de articulação de mercados de produção e
difusão, seja na descentralização de investimentos do Fundo Setorial do
Audiovisual.
RENATO BARBIERI
foto: Kris Tavares
As atividades do II MAC
- Players/Canais: Apresentação
dos canais com informações sobre produtos produzidos, perfil de público do
canal e perfil de projetos almejados para aquisição. Já estão confirmados:
Globo Filmes, Globo News, Gloob, Cartoon Netwoork, Canal Curta!, Cine Brasil
TV, Looke e Encripta.
- Rodadas de Negócios: Seleção de
projetos dos canais com produtoras locais e regionais. Este processo ocorre
mediante inscrição de produtoras independentes que submetem seus projetos para
análise e seleção dos canais convidados para o Evento.
- Painéis expositivos: Os painéis
são um mix de informação onde serão trabalhadas as perspectivas artísticas,
culturais, políticas e econômicas do audiovisual, avaliando as tendências,
cenários, transformações para que haja uma maior sintonia sobre o que vem
produzindo no exterior, no Brasil, na região Nordeste e especificamente no
Ceará.
- Masterclasses: profissionais de
reconhecida autoridade em um assunto específico que vão compartilhar
informações relevantes para quem deseja adquirir conhecimento.
"O MAC surgiu com o intuito
de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a
geração de negócios. A aproximação de produtores, canais nacionais e locais e
profissionais ligados a esta área se faz necessária quando lembramos da força
criativa existente no Ceará que, apesar de já se posicionar como uma
referência, não desempenha ainda a performance em todo o seu potencial",
reforça Doug de Paula, diretor de produção do II MAC.
O II MAC é apresentado pelo
BNDES, Coelce e Ministério da Cultura, com parceria da Câmara Setorial do Audiovisual
e da TVC. Conta ainda com Apoio Institucional do Porto Iracema das Artes,
Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Ele é promovido pela
UFC e UNIFOR, com realização da Bucanero Filmes, Corte Seco, Magote Produções e
Governo Federal.
INSCRIÇÕES
O II MAC é direcionado a
profissionais e estudantes ligados ao mercado do audiovisual, mas é aberto a
todos os interessados, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições devem ser
feitas no site do evento. As vagas são limitadas, sujeitas a lotação de salas.
Para a Rodada de Negócios e as consultorias do RioContentLab, as inscrições
também são gratuitas e estão abertas somente para pessoa jurídica. Para as
masterclasses do RioContentLab e restante da programação do II MAC, as
inscrições são abertas a pessoa física. Os formulários de inscrições e mais
informações estão disponíveis no www.mercadoaudiovisual.com.br.
SERVIÇO
II MAC - Mercado Audiovisual
Cearense - De 26 de agosto a 01 de setembro no Porto Iracema nas Artes (R.
Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema - Fortaleza / CE). Informações: contato@mercadoaudiovisual.com.br. Site:
www.mercadoaudiovisual.com.br.
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