Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bienal de Dança] Inscrições abertas para oficinas da Bienal de Dança/De Par Em Par 2014




A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2014 que terá início no dia 24 de outubro, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas que acontecerão em Fortaleza e mais 08 cidades do Ceará. As atividades são voltadas para públicos diversos, como bailarinos, atores, jornalistas, performers, coreógrafos, artistas plásticos, educadores, entre outros. Os formulários de inscrições de cada atividade estão disponíveis no site da Bienal: www.bienaldedanca.com.

Com o patrocínio da Petrobras e dos Correios, a Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par acontecerá 24 de outubro a 23 de novembro com espetáculos de dança, performances cênicas, intervenções urbanas, oficinas e debates em Fortaleza e mais 10 cidades cearenses. Artistas brasileiros (dos estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro) assim como da Argentina, Senegal, Bélgica, Suíça e França, vão marcar a programação artística desta edição do Festival, que tem como tema “Poéticas do Olhar”. Toda a programação é gratuita.



OS PROFESSORES E AS OFICINAS:

ALEX SANTIAGO (CE):  Curso de Teatro Físico. Dias 22 e 23/10 em URUBURETAMA.

THEREZA ROCHA (RJ/CE): Oficina "outra.crítica.contemporânea". Dias 27, 28 e 31/10 em FORTALEZA.

DANILO D'ALMA: Oficina "Danças Urbanas e Vertentes". De 27 a 31/10 em FORTALEZA.

ROSA PRIMO (CE): Oficina de pesquisa corporal. Dia 29/10 em PARACURU, dia 06/11 em JUAZEIRO DO NORTE, dia 07/11 no CRATO, dia 13/11 em TRAIRÍ e dia 15/11 em ITAPIPOCA.

SILVIA MOURA (CE): Oficina O Corpo e o Espaço. Dia 03 e  04/11 em SOBRAL e dia 14 e 15/11 em PACAJÚS.

MÔNICA MACIEL (CE): Oficina Dança Criativa. Dia 15/11 em PACAJUS.

GERSON MORENO (CE): Oficina "Corporeidades quilombolas: autonomias e composições". Dias 22 e 23/11 em TEJUÇUOCA.

MAIS INFORMAÇÕES:

ALEX SANTIAGO (CE): Curso de Teatro Físico

Dias 22 e 23/10, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Local: Espaço das Artes - URUBURETAMA. Público-alvo: bailarino e atores.
O uso da técnica teatral (tomando como base a formação do Lume), junto a aulas de contato e improvisação, para desenvolver uma forma energética de movimentação através da energia corpórea.
Alex Santiago é bailarino da Paracuru Cia de Dança, diretor e curador do festival de dança do litoral oeste e diretor da Mostra Ciclos de Dança.

THEREZA ROCHA (RJ/CE): Oficina "outra.crítica.contemporânea"

Dias 27, 28 e 31/10, das 14h30 às 17h30. Local: Vila das Artes - FORTALEZA. Público-alvo: jornalistas e pesquisadores.
Oficina de escrita artista acerca de espetáculos de dança contemporânea presentes na programação da Bienal Internacional de Dança do Ceará 2014 destinado a jornalistas e pesquisadores que desejem acercar-se do exercício da crítica contemporânea em dança, com vistas à publicação de textos em jornais impressos.
Thereza Rocha é pesquisadora e artista da dança. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC da UNIRIO. Professora dos cursos de Graduação em Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará onde coordena o grupo de pesquisa QUINTAL: dança, pensamento, outras dramaturgias e regimes de dizibilidade.

DANILO D'ALMA: Oficina "Danças Urbanas e Vertentes"

De 27 a 31/10, das 14h às 17h. Local: Escola Porto Iracema das Artes - FORTALEZA. Público-alvo: bailarinos, performers e artistas do corpo.
A oficina pretende desenvolver trabalhos com House, Hip Hop e técnicas  de dança contemporânea, utilizando os conceitos de gestos, texturas, sustentação, resistência, vetores, eixo e velocidade de movimento. Serão propostas coreografias alternativas, com elementos da dança contemporânea, exercícios de consciência corporal e musicalidade, assim como coreografias de Hip Hop e R&B, aprofundando detalhes técnicos e utilizando as ferramentas de outros subgêneros.
Danilo D'Alma, instrutor, coreógrafo e pesquisador de danças urbanas e vertentes, é diretor do Grupo de pesquisas e performances UNDER CREW e coreógrafo dos grupos URBANUS SD e TRIARTIS. É agenciado da Rio H2k Agency e integrante da Crew Oficial Rock in Rio Street Dance. Ministrou workshops em diversas cidades brasileiras e também na Suíça, República Tcheca, Singapura, França, Holanda e Estados Unidos.

ROSA PRIMO (CE): Oficina de pesquisa corporal

Dia 29/10, das 14h às 16h - Local: PARACURU. Dia 06/11, das 16h30 às 18h30. Local: JUAZEIRO DO NORTE. Dia 07/11, das 14h às 16h. Local: CRATO. Dia  13/11, das 14h às 16h. Local: TRAIRÍ. Dia 15/11, das 14h às 16h. Local: ITAPIPOCA. Público-alvo: atores, dançarinos, coreógrafos, artistas plásticos, educadores, terapeutas corporais.
Estimular a vivência e troca deexperiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas dogesto na construção cênica.
Rosa Primo é bailarina, pesquisadora em dança, concentrada principalmente nas áreas da teoria da dança, filosofia e corporeidade dançante. Foi crítica de dança do jornal O Povo/CE e coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

SILVIA MOURA (CE): Oficina O Corpo e o Espaço

Dia 03/11 das 14h às 17h e  04/11 das 8h30 às 12h e 14h às 17h30. Local: SOBRAL
Dia 14/11 das 14h às 17h e 15/11 das 8h30 às 12h e 14h às 17h30. Local: PACAJÚS. Público-alvo: pessoa a partir dos 15 anos.
Estímulos para criação de cenas à partir da criação de movimento. A oficina visa proporcionar aos alunos um contato com processos de elaboração de cenas à partir da criação de movimentos , utilizando o espaço urbano como estimulo para pensar o corpo e sua relação com a cidade e os espaços possíveis de atuação do ator/bailarino. Através de jogos de improvisação cria-se material para a elaboração de um vocabulário próprio e que poderá ser utilizado em cenas individuais ou de grupo.
Silvia Moura é bailarina, coreógrafa e atriz. Atua em dança desde 1976. Tem formação como coreógrafa pelo Colégio de Dança do Ceará e dirige o CEM – Centro de Experimentações em Movimentos desde 2002. Coordena a Mostra de Solos e Duos. Integra o Colegiado Setorial de Dança (Mic) e é conselheira do Conselho Municipal de Cultural (Secultfor).

MÔNICA MACIEL (CE): Oficina Dança Criativa

Dia 15/11, das 14h às 16h. Local: PACAJUS. Público-alvo: público infanto-juvenil.
Trabalharemos com o conceito de Arte do Movimento proposto por Rudolf Laban e com os princípios da Dança Criativa. Destacaremos o trabalho de sensibilização, consciência e expressão corporal junto a vivência dos elementos constituintes do movimento da dança, através de jogos e brincadeiras corporais e de experimentações.
Mônica Maciel é professora de dança criativa e de design permacultural e produtora cultural. Trabalha com arte e educação ambiental. Faz parte do Grupo N Infinito ∞ que é formado por profissionais da dança (professores, intérpretes e coreógrafos), iluminador, cenógrafo, arte
educadores, permacultores e educadores ambiental. O grupo trabalha com a realização de projetos na área da dança: pesquisa, criação e montagem de espetáculo; circulação de repertório; oficina e residências artística, produção de vídeos-dança e ensaios fotográficos. Junto às ações educativas em outras áreas do conhecimento realizamos: oficina de arte e educação ambiental, oficina de design ecológico e Permacultura e a criação e execução de projetos de ambientação cênica e decorativa.

GERSON MORENO (CE): Oficina "Corporeidades quilombolas: autonomias e composições"

Dias 22 e 23/11, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Local: Casa da Cultura - TEJUÇUOCA. Público-alvo: artistas de dança, artistas de teatro, universitários, militantes do movimento negro, pesquisadores e afins.
Partindo da pesquisa de dramaturgia e corporeidade em dança desenvolvida pela Cia Balé Baião em seus 20 anos de atuação no Ceará Gerson Moreno se propõe compartilhar de exercício e jogos de composição coreográficos que focam a exploração de partituras de movimento, matrizes corporais, acordos de improvisação em grupo e práticas de autonomias do intérprete-criador a partir de ações colaborativas, tendo como base os princípios de Laban, o contato-improvisação e as danças negras brasileiras.
Gerson Moreno, pedagogo, bailarino, coreógrafo formado pelo Colégio de Dança do Ceará em Fortaleza CE, professor de dança, coordenador do núcleo de ações formativas em arte-educação na Secretaria de Educação e Cultura de Itapipoca, diretor/fundador da Cia Balé Baião e coordenador pedagógico do Ponto de Cultural Galpão da Cena de Itapipoca CE.

Parceiros da Bienal

Nessa edição, assim como em anos anteriores, a Bienal conta com o apoio de várias instituições culturais que contribuem de forma decisiva para o sucesso do evento. Entre estas, estão: Secretaria de Cultura de Paracuru, Sobral, Crato, Trairi, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, graduações em dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Escola Pública de Dança da Vila das Artes, CUCAs, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Jornal O Povo e Rádio Beach Park. Patrocínio: Petrobras e Correios. Co-patrocínio: Funarte e Caixa Econômica.


SERVIÇO:
Oficinas da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par 2014 – Inscrições gratuitas abertas no site da bienal: www.bienaldedanca.com. Informações: 85-3268.3034.

Nenhum comentário: