Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 16 de novembro de 2010

[Lançamento – CE] Livro sobre mestre da fotopintura será lançado nesta quarta-feira (17)

A publicação retrata o trabalho do fotopintor Júlio Santos e foi selecionada pelo Edital de Fotografia 2010

Contemplado pelo Edital de Fotografia 2010 da Prefeitura de Fortaleza, o livro “Júlio Santos, mestre da fotopintura” será lançado nesta quarta-feira (17), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, às 19h30. O lançamento contará com a presença da curadora Rosely Nakagawa que apresentará o livro em uma conversa com o mestre Júlio Santos.

Mestre Júlio Santos, fotopintor de retratos, atua há mais de 40 anos em Fortaleza. Foi formado no estúdio do seu pai, o Pai Didi, pelo artista plástico Medeiros – contemporâneo de Estrigas, Aldemir Martins e Mário Barata, todos da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), onde Júlio Santos trabalhou desde os 12 anos de idade. Atualmente, em seu próprio estúdio, o Áureo Studio, atende a todos os pedidos de retrato, restauro e "transformação" do Ceará e outras capitais de norte a sul do país.

Mestre Júlio acredita na transformação pelo trabalho artístico do fotopintor e investe na construção da memória e recuperação da história do cliente que encomenda um restauro ou um retrato. Ao mesmo tempo, já teve seu trabalho registrado em diversos documentários produzidos pela historiadora e diretora do Memorial da Cultura Cearense, Valéria Laena, pelo fotógrafo Tiago Santana e pelo cineasta Joe Pimentel. Participou dos Encontros de Fotografia Popular, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e do Encontro DeVERcidade, ambos em Fortaleza. Participou também da mostra Retratos Populares, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, em 2006, ao lado de Telma Saraiva, outra artista do Crato (CE).

Desde 2009 trabalha com o fotógrafo Luiz Santos, de Recife, no projeto Fotopintura Contemporânea, na Tamarineira, nome popular do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano, que fica no bairro homônimo.

O livro foi selecionado pelo Edital Conexão Artes Visuais MinC / Funarte / Petrobras e pelo III Edital de Fotografia da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e foi publicado pela Editora Tempo d’Imagem. A obra traz texto de apresentação da curadora Rosely Nakagawa e entrevista inédita com Mestre Júlio Santos, realizada por Isabel Santana Terron, Rosely Nakagawa e Tiago Santana no Áureo Studio, em Fortaleza. Nessa entrevista, Mestre Júlio fala sobre sua carreira desde os primeiros retratos, feitos com recursos de pintura sobre papel de sais de prata, até os retratos feitos hoje com recursos digitais, quando teve que aprender a utilizar o photoshop.

Serviço:
Lançamento do livro “Júlio Santos, mestre da fotopintura” – Dia 17/11, às 19h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.       
Mais informações: http://www.conexaoartesvisuais2010.com.br/projetos/2010/

Nenhum comentário: