O encontro na Gibiteca deste sábado vai contar com a participação especial de Fábio Yamaji, animador especializado em stop motion, considerado o melhor animador do Brasil nessa técnica. Ele fica em Fortaleza até o dia 8 e caso queiram marcar alguma entrevista podem entrar em contato direto com o coordenador da Gibiteca, Paulo Amoreira. O telefone dele é 8724 3010. Em anexo, mais informações sobre Fábio.
Dia 04 de setembro - das 14h às 15h30min
O CINEMA ANIMADO DE TELMO CARVALHO, com o cineasta de animação Telmo Carvalho
Formado em Cinema de Animação pela Embrafilme e National Film Board of Canada, Telmo Carvalho é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação
da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC. De 2002 a 2008, como diretor da Tusche Produções, desenvolveu no SESC Rio de Janeiro o Projeto Animarte, onde ensinava
as técnicas de animação e produziu 17 curtas animados com os participantes. Ao lado de Mariana Medina, produtora e animadora profissional, Telmo Carvalho
coordena o NUCA, Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela, que tem como principal objetivo fomentar esta arte no Estado do Ceará.
Convidado para a palestra de setembro na Gibiteca, Telmo irá transcorrer sobre a formação profissional no Cinema de Animação e também irá comentar sua produção,
que tem como obra mais emblemática o filme Campo Branco.
conheça mais sobre o trabalho do artista:
http://www.curtagora.com/filmografia.asp?Profissional=Telmo%20Carvalho
dia 25 de setembro - das 16h às 17h30min
Reunião do Fórum de Quadrinhos do Ceará.
Reunião de pessoas da comunidade de Histórias em Quadrinhos (Nona Arte) para discutir assuntos de interesse comum, como: Mapeamento Cultural do Segmento, produção de coleções de quadrinhos cearenses, entre outros.*dissemine esse email para as pessoas afins da sua lista.
Sites: http://www.fotolog.com/daimon
http://pt.calameo.com/read/0001802466dca9cb66952
Fábio Yamaji
Graduou-se em Desenho Industrial na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie (1998), com o TCC “STOP MOTION: Como eles fazem isto?”.
Estudou Desenho Animado na HGN Produções (1995) e concluiu inúmeros cursos nas áreas de animação, cinema, pintura, HQ e cenografia. Também é técnico em Desenho de Construção Civil pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (1992), tendo trabalhado como projetista de arquitetura e maquetista antes da carreira em Cinema.
Animou cerca de uma centena de filmes para Cinema e TV, entre comerciais, vinhetas, videoclipes, séries e curtas-metragens, não só em stop motion mas também em 2D e 3D – para as mais importantes produtoras do Brasil.
Competiu 3 vezes no ANNECY Festival International du Film d’Animation na França: em 2002, 2003 e 2006 – todos na categoria “filmes por encomenda” (produções da extinta Trattoria di Frame).
De 1999 pra cá competiu 14 vezes no Festival Internacional de Animação ANIMA MUNDI – RJ/SP, nas categorias de Curtas, Video Brasil, Portifólio e Anima 15. Foi premiado em 2003 com o curta-coletivo “Engolervilha”, em 2007 com a vinheta “Origanima” (Anima 15) e em 2009 com o curta “O Divino, de Repente”.
Diretor de filmes, realizou 18 vídeos experimentais em live-action e 7 animações – todos estes autorais.
Sob encomenda produziu e dirigiu making-ofs para O2 Filmes, Trattoria di Frame, IED São Paulo e Mínima Films; vinhetas para QuickFlick World; vídeo institucional em animação para Lego Education; videoclipes para André Abujamra e Pequeno Cidadão e documentário biográfico de 1 hora.
Seu primeiro curta-metragem solo em 35mm, “O Divino De Repente”, já passou por 70 festivais e ganhou 21 prêmios – no Brasil e no exterior. E sua carreira ainda não terminou.
Fotógrafo de shows do portal Yahoo! Brasil, também faz still em sets de filmagem e eventos urbanos. Mantém uma produção experimental com câmeras analógicas 35mm (rangefinder / lomo / toy cameras) e vídeos time-lapses com fotos sequenciais.
Começou na montagem de filmes em 2002 com o DVD musical “Tribalistas” (Guilherme Ramalho), para o qual montou os clipes “Anjo da Guarda” e “Carnalismo”. Em seguida vieram a “Videocrônica Anima Mundi 2002” (Marão) para a TV Cultura, o curta-metragem em 35mm “Motel” (Felipe Dall’Anese, 2003), o documentário “Dona Helena” (assistência - Dainara Toffoli, 2005), o DVD de André Mehmari e Ná Ozzetti “Piano e Voz” (extras - Guto Carvalho, 2006) e o longa-metragem “Cana Quente” (Luiz Alberto Zakir, 2008).
Ilustrador em massinha, origami e maquete, fez trabalhos de propaganda para clientes como Folha de S.Paulo, Disney, Fiat Idea, revista Nervo Óptico e café Pilão.
Professor universitário, leciona Animação no IED São Paulo desde sua fundação em 2005. Lá também ministra workshops de Stop Motion e cursos de extensão. Na Universidade Anhembi-Morumbi leciona Técnicas Experimentais de Animação para o curso de pós-graduação ‘Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios’, desde 2008.
Consultor em Animação, trabalhou na formatação da escola Paulínia Stop Motion / LEGO Education, inaugurada em Setembro de 2008 no interior paulista. Também é autor dos conteúdos sobre Animação e Direção de Fotografia do curso.
Membro-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), ocupou o cargo de Diretor de Comunicação entre 2005 e 2007.
Desde 2006 produz o Dia Internacional da Animação na capital paulista (www.abca.org.br/dia).
Foi sócio da Academia Brasileira de Cinema entre 2003 e 2007.
Como crítico de cinema co-edita o site Cinequanon.art.br, cobre festivais, faz curadoria de mostras e colabora com o Festival Cinema Brasil em Tokyo (desde 2006).
Editou o blog gastronômico Gourmets do X-Salada (x-salada.blogspot.com) entre 2002 e 2006.
Comunica-se em português, inglês, francês, italiano, japonês e russo.
Palmeirense, não perde jogo do Campeão do Século no “jardim suspenso” do Palestra Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário