Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[Notícia] Catálogo apresenta a indústria têxtil cearense

O evento de lançamento conta com palestras, apresentação de dados do setor e making of da nova coleção de Lino Villaventura

Na próxima quinta-feira (9), será apresentada importante ferramenta de desenvolvimento para a indústria têxtil cearense. O Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (SINDITÊXTIL-CE) lança a primeira edição do Catálogo da Indústria Têxtil Cearense. Durante o evento, realizado na Casa da Indústria, serão apresentados os últimos resultados do setor no Estado.

Na ocasião os convidados conferem duas palestras: “Tendência no Mercado de Baixa Renda e sua Relação com a Moda”, com o diretor da Data Popular, Renato Meirelles, e “A Trajetória de Lino Villaventura – 30 Anos de Criação e Moda Brasileira”, ministrada pelo estilista, que apresenta ainda vídeo com making of de sua nova coleção para os convidados.

O evento marca os 75 anos de fundação do SINDITÊXTIL que durante o ano de 2010 tem como foco principal o desenvolvimento da indústria da moda cearense, fortalecendo a cadeia produtiva. “A idéia é proporcionarmos a divulgação dos produtos têxteis cearenses em um espaço apropriado, através do qual, a indústria de confecção nacional e internacional poderá tomar conhecimento de maneira mais clara sobre a qualidade dos produtos e serviços executados em nosso parque industrial”, afirma o presidente do SINDITÊXTIL-CE, Ivan Bezerra Filho.

Ao todo, 16 empresas cearenses são apresentadas no catálogo, que fala sobre sua história e, especificamente, seus produtos. “O catálogo será uma ferramenta essencial para que as empresas possam adquirir matéria-prima dentro do próprio estado, trazendo benefícios a todos. A idéia é que o catálogo sirva também de incentivo aos empreendedores que desejam investir na implantação de uma fábrica de confecção e aos designers de moda, que muitas vezes não têm a dimensão do potencial da indústria têxtil cearense”, explica o superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz.

O catálogo foi elaborado em parceria com o Governo do Estado, Sebrae-CE, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Ce), Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDE) e Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece).

Números:

- Em 2008 o Ceará ocupou o quinto lugar no ranking do PIB têxtil brasileiro, com 6,6% do mercado, ficando atrás somente de estados do Sul e Sudeste

- O faturamento do setor têxtil cearense em 2008 foi de U$ 2,84 bilhões

- O setor têxtil cearense possuía, em 2008, 1.980 empresas e 5.965 estabelecimentos, que empregavam um total de 108.900 pessoas.

- O setor de confecções representa 17,5% do PIB da indústria de transformação e 4,1% de todo o PIB nacional.

- No país, a cadeia produtiva da confecção é responsável por aproximadamente 1 milhão 650 mil empregos diretos e mais de 8 milhões de indiretos.

Renato Meirelles:

Sócio-Diretor do Data Popular, empresa de pesquisa e consultoria referência na produção de conhecimento sobre as classes C, D e E. Publicitário com MBA em gestão de negócios pela ESPM, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e  autor do livro “Um jeito fácil de levar a vida - O guia para enfrentar situações novas sem medo”, publicado pela editora Saraiva. É colunista de diversas revistas e editor do site brasildeverdade.com.

No Data Popular, conduziu mais de 200 estudos sobre o comportamento do consumidor de baixa renda no Brasil, desenvolvendo projetos de pesquisa, posicionamento de marca e inovação para empresas como a C&A, Unibanco, P&G, Gol, Positivo Informática, Grupo Silvio Santos, Banco Ibi, Casas Bahia e Sadia.

Lino Villaventura:

O estilista, que começou sua carreira em Fortaleza em 1978, dispensa grandes apresentações. Presente no São Paulo Fashion Week desde a sua primeira edição, em julho de 1996, Lino encanta pela magia, suntuosidade e exuberância de seus desfiles. Com referências múltiplas e verdadeira paixão por cultura e arte, costuma se aprofundar em temas relacionados à brasilidade.

Nos anos 90, passou a desenvolver também figurinos para grandes filmes e espetáculos. Suas peças são encontradas em multimarcas de diversas cidades brasileiras além de possuir lojas próprias em São Paulo e Fortaleza. Fora do país, suas roupas são vendidas na França, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Rússia, Arábia Saudita e Dubai, nos Emirados Árabes.

Serviço:

Lançamento Catálogo da Indústria Têxtil do Ceará
Coletiva de imprensa, coquetel, palestras de Renato Meirelles e Lino Villaventura e desfile nova coleção Lino Villaventura

Data: 9 de setembro (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Auditório Waldyr Diogo, FIEC. Av. Barão de Studart, 1980

Nenhum comentário: