DANÇA
As Relações entre Dança e Música: um estudo de caso é tema do Debates Incalculáveis que recebe Armando Menicacci>> Dia 9, às 18h30.
A Vila das Artes recebe no “Debates Incalculáveis” de setembro o pesquisador Armando Menicacci para refletir sobre as relações entre a Dança e a Música a partir do estudo de caso da coreografia Prelúdio à Tarde de um Fauno, do bailarino russo Vaslav Nijinsky. “Uma dissonância atroz, sem resolução possível!” comentou na época o célebre compositor francês, Claude Achille Debussy, chocado pela coreografia do bailarino - para além do mau humor, o compositor testemunha o distanciamento entre dois projetos de modernidade distintos. O encontro aberto ao público acontece no dia 9 de setembro (quinta) às 18h30.
>>Armando Menicacci é pesquisador da Universidade Paris 8, onde fundou e dirige o Médiadanse, Laboratório de Pesquisa, Criação e Pedagogia em Dança e Tecnologias Digitais. É professor na EMA, Ecole Media Art (www.emafructidor.com). Com Christian Delecluse, fundou o Digitalflesh: corpo, gesto e máquinas sensíveis, um Laboratório de Pesquisas Plásticas, Musicais, Cênicas e Tecnológicas em torno do espetáculo ao vivo.
MOSTRA
Exibição de vídeos produzidos no 2ª ateliê do Ciclo Imagem e Corpo do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes acontece dia 4 (sábado), a partir das 16h.
A Vila das Artes faz exibição pública dos vídeos realizados pelos alunos do Curso de Realização em Audiovisual durante o Ciclo Imagem e Corpo. Os estudos debruçaram-se em experiências artísticas que dialogam com o corpo do ator ou do performer e as tecnologias de produção/registro de imagem para produzirem novos estatutos de presença, de mediação e de interação do público com a obra. Foram 4 vídeos produzidos e que serão exibidos no próximo sábado, dia 4, às 16h. O Curso Realização em Audiovisual está em sua segunda edição e é certificado pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará.
Os vídeos:
Breviário da Decomposição: A garota e o gato são os únicos moradores de uma casa, em que os objetos vão se transformando em projeções. Equipe: Davi Queiroz, Amaro Rabelo, Bruno Reis, Camila Medeiros, Cesar Carlos, Denise Pereira, Eduardo da Silva, Eugênio Pacelli, Natália Viana, Rafaela Macedo, Vagner Ancelmo, Claudemyr Barata, Luiza Santos, Gabriel Petter, Luziany Gomes.
Território Afeto Continuum: Experimento videográfico sobre os afetos que unem, através de diferentes regimes do real, um casal em território próprio para dois. Equipe: Leonardo Ferreira, Angélica Rodrigues, Annádia Leite, César Augusto Laurindo, Dassayeve Távora, Elisa Ratts, Floriza Brandão, Danilo Maia, Júlio Figueroa, Katyellen Cardoso, Rafaela Diógenes, Ticiana Lima.
Sensus: Experimento de como o som influencia e interfere nos atos, nas emoções e nas sensações do corpo. Equipe: Marina Mapurunga, Artur Dória, Amanda Freitas, Andressa Back, Drica Malveira, Daniel Bezerra, Raisa Saraiva, Sarah Holanda, Washington Menezes.
Corporeidades: A videoinstalação pretende provocar um deslocamento da ação de realizar um exame médico e (re) configurar essa ação como uma proposta de autoconhecimento do corpo e de sua materialidade. Equipe: Hugo Pierot, Camila Vieira, Gláucia Barbosa, Igor Vieira, Rodrigo Fernandes, Lucas Coelho.
CINEMA AO VIVO
Entre o improviso e a Partitura é a proposta da 1ª Jornada Brasileira de Cinema ao Vivo que acontece de 13 a 23 em vários espaços.
As possibilidades poéticas e comunicativas do Cinema ao Vivo é a proposta da 1ª Jornada Brasileira de Cinema e Vídeo que aporta em Fortaleza de 13 a 23 de setembro nos espaços culturais Vila das Artes (equipamento da Prefeitura de Fortaleza), Centro Cultural do Banco do Nordeste e Casa Amarela (equipamento da Universidade Federal do Ceará). O evento terá Mostra de Performances com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza; Seminário; Palestras; Entrevista pública e Oficina. O Cinema ao Vivo é um conjunto de práticas de expressão audiovisual eletrônica nas quais uma significativa parte do processo criativo das imagens em movimento, acontece em tempo real e na presença do público, sob a direção de um criador–exibidor. Realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste a Jornada tem a curadoria de Júlio Lira e parcerias com a Vila das Artes e a Universidade Federal do Ceará. Programação completa no http://cinemaaovivo.wordpress.com/. Informações pelo 3252-1444.
CINECLUBE
Cinema Brasileiro em cartaz no Cineclube Vila das Artes todas as quartas do mês às 18h30.
O Cineclube Vila das Artes exibe em setembro cinco filmes do Cinema Brasileiro produzidos entre a década de 1960 e 1970. Os filmes serão exibidos sempre nas quartas do mês a partir das 18h30. O Cineclube é espaço para encontros e debates sobre filmes que não fazem parte do circuito comercial. A cada sessão um pesquisador, professor ou cineasta é convidado para conduzir um bate papo com o público.
Programação
Dia 01
“Vidas Secas” (1963), de Nelson Pereira dos Santos. O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes (foto).
Dia 08
“Terra em Transe” (1967), de Glauber Rocha. Clássico do cinema moderno, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes de 1967.
Dia 15
“O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla. Com uma linguagem visual revolucionária, O Bandido da Luz Vermelha pode ser visto como o ponto de transição entre a estética do Cinema Novo e a ruptura do Cinema Marginal.
Dia 22
“Matou a Família e Foi ao Cinema” (1969) de Júlio Bressane. Entre várias crônicas familiares, uma história destoa: a do preso político torturado até a morte.
Dia 29
“Mar de Rosas” (1977) direção de Ana Carolina. Uma história sem linearidade, com bom roteiro e surpresas a cada minuto.
CURSOS LIVRES
Vila das Artes recebe inscrições para Curso de Câmera até dia 19.
O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil mantido pela parceria Prefeitura de Fortaleza e Ministério da Cultura) está com inscrições abertas até o dia 19 de setembro para o curso básico de Câmera. As aulas serão orientadas pelos técnicos da Vila das Artes Eudes de Freitas e Tiago Nascimento de 27 de setembro a 1 de outubro, das 18h30 às 21h30.As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 20h. O interessado deve preencher uma ficha de inscrição, trazer uma cópia do currículo e uma foto 3x4. Local de apoio à produção independente, o Núcleo de Produção Digital Vila das Artes oferece gratuitamente atividades direcionadas à área do audiovisual, para realizadores e profissionais que já estejam atuando na área. Informações através do telefone 3105-1410.
PONTOS DE CORTE
O Cine Paramotoquinha estará em setembro no CAPS do bairro Itapery.
O coletivo Cine Paramotoquinha, formado através do curso de Formação de Agentes Culturais e Exibidores Independentes, o Pontos de Corte, estará em setembro exibindo filmes às terças no CAPS–AD do bairro Itapery ( Rua Betel, 1826 – Alto da Coruja). AS exibições são gratuitas e acontecem sempre a partir das 18h30
Dia 14
“O Orfanato”, de Juan Antonio Bayona.
Dia 21
“As Bicicletas de Bellevile”, de Sylvain Chomet (foto).
Dia 28
“Apenas uma Vez”, de John Carney.
ENCONTRO DAS ARTES
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.
Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário