Na quarta tem Farenheit 451, ficção de Truffaut inspirada no livro homônimo de Ray Bradbury.
O Cineclube Vila das Artes apresenta nesta quarta, 19, o longa Farenheit 451, dirigido por François Truffaut, que se inspirou no livro homônimo de Ray Bradbury para rodar seu único filme em inglês. Farenheit 451 se passa em um futuro não muito distante, onde uma sociedade totalitária é controlada pela instituição “Família”. As pessoas que vivem nessa sociedade são educadas a desempenharem certas funções sociais, sem questionar sobre o que estão de fato realizando. Nas escolas, as crianças aprendem a não-ler e que livros são para se queimar. Entretanto, Montag (um dos "queimadores de livros") começa a se inquietar quando é questionado por uma jovem se ele alguma vez leu um dos milhões de livros que queimou. O filme faz parte do ciclo Cinema de Gênero do Cineclube Vila das Artes. As sessões, gratuitas, tem início às 18h30 e acontecem sempre as quartas com a presença de um cineasta, pesquisador ou professor para um bate papo com o público. Informações pelo telefone 3252-1444.
Programação em Maio
19 - Farenheit 451 (Direção de François Truffaut, 1966)
26 - Zabriskie Point (Direção de Michelangelo Antonioni, 1970)
MOSTRA
Esta semana tem O Mistério do Nr 17 (1933) e O Homem Que Sabia Demais (1934) na mostra Hitchcock
Prossegue durante as quintas e sextas do mês de maio e junho a mostra de filmes do cineasta Alfred Hitchcock abordando “A Fase Inglesa e o Cinema Falado”. Os filmes são exibidos sempre às 18h30, com entrada gratuita. Nessa semana tem “O Mistério do Nr 17”, uma complexa história sobre uma gangue de criminosos que se esconde em uma casa vazia no subúrbio londrino após um roubo de jóias. Vale ressaltar o uso de maquetes e miniaturas elétricas, antepassados dos atuais efeitos especiais e “O Homem Que Sabia Demais” que traz a história do assassinato de um homem que antes de morrer confia um segredo à um casal de ingleses. O filme se tornou mundialmente conhecido e ganhou remake 20 anos depois. Informações: 3105-1404.
Programação
Maio
Dia 20 - O Mistério do Nr. 17 (1933)
Dia 21 - O Homem Que Sabia Demais (1934)
Dia 27 - Os 39 Degraus (1935)
Dia 28 - O Agente Secreto (1936)
Junho
Dia 10 - Sabotagem (1936)
Dia 11 - Jovem e Inocente (1937)
Dia 17 - A Dama Oculta (1938)
Dia 18 - A Estalagem Maldita (1939)
Dia 24 - Alfred, o Grande – Parte I (Documentário)
Dia 25 - Alfred, o Autor – Parte II (Documentário)
DANÇA
Vila das Artes recebe propostas para ocupação da sala de dança (foto)
A Vila das Artes, através da Escola Pública de Dança está recebendo propostas para ocupação de sua sala de dança. As inscrições para o Programa de Ocupação da sala de dança estão abertas até o dia 15 de junho de 2010. As propostas devem ser encaminhadas à secretaria da Vila (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 20h. O Edital de seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br). Podem participar pessoas maiores de 18 anos e que tenham formação em dança. A sala de dança da Vila das Artes ficará disponível nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2010. O objetivo da política de ocupação é democratizar o acesso a equipamentos públicos municipais e estimular a produção artística em dança cênica na cidade. Também incentiva a realização de projetos na área de dança através da cessão de espaço e recursos técnicos para o desenvolvimento de ensaios e residências artísticas com foco na pesquisa de linguagem. Informações pelo email escoladedancadefortaleza@gmail.com ou pelo telefone 3105-1402.
DIFUSÃO
Difusão de outras mídias é também ação implementada pela Vila das Artes. A distribuição da Revista Soma é exemplo.
A 17ª edição da +Soma, revista com foco na cena independente de arte, música e comportamento já chegou à Vila das Artes graças a parceria com a Fóssil, banda de música instrumental/ experimental Cearense que no momento se aventura por outros “quintais". A Soma é escrita, temperada e desenhada por mentes criativas e cresce em terreno fértil, no miolo da Vila Madalena, em São Paulo. Foge de estereótipos da mídia convencional para refletir sobre a urbanidade e suas tribos inventivas. Sua distribuição é gratuita em vários estados brasileiros (no Ceará, a Vila das Artes) e o download da revista pode ser feito pelo www.maissoma.com/info. Agora quem quiser acompanhar a trajetória da Banda Fóssil é só acessar www.myspace.com/fossilsoundtrack ou www.twitter.com/novasfossil.
CINEMA NAS RUAS
Se Essa Rua Fosse Minha faz exibição no Montese e Cidade 2000
O vídeo Se Essa Rua Fosse Minha, será exibido nesta semana no Montese e no bairro Cidade 2000. Realizado por seis moradores da cidade (realizadores ou não de audiovisual) selecionados através de edital público lançado pelo Núcleo de Produção Digital Vila das Artes – programa Olhar Brasil mantido em parceria com a Prefeitura e o Ministério da Cultura, o vídeo saiu às ruas na semana passada e até o final do mês será exibido em sete ruas de Fortaleza. O cinema que vai para as ruas é uma das ações da Vila das Artes voltadas para a democratização dos espaços públicos e o acesso as obras audiovisuais de produção local. Fazem parte do Se Essa Rua Fosse Minha os curtas: Uma Rua sobre o Mar: A verdadeira Ponte Metálica, de Tiago Pedro; Cem Rumos, de Victor Costa Lopes; Alípio, roteiro de Rodrigo Fernandes; Vinte e quatro horas na vida da Rua Peru, de Daniel Ricardo Ximenes Lopes; Maria da Glória, de Diego Akel; e Seguindo a linha do trem, de Yasminda Barbosa. Informações no telefone 3105-1410
Programação nas ruas
Em maio, sempre às 19h.
Dia 18 - Instituto Montese – Calçadão da igreja de Nossa Senhora da Aparecida, Avenida Gomes de Matos, 192, Montese.
Dia 20 - Praça da Alameda Maria da Glória, altura do nº 274, Bairro Cidade 2000.
Dia 25 - Poço da Draga – Rua Pessoa Anta e Avenida Alm. Tamandaré. Praia de Iracema.
Dia 26- Praça da Igreja dos Navegantes – Rua Aprendizes Marinheiros, em frente ao nº 552, Jacarecanga (ao lado da Linha do Trem).
Dia 27- Avenida Antônio Salles (local em definição)
ENCONTRO DAS ARTES
A Vila das Artes esclarece que os emails oficiais das Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, do Núcleo de Produção Digital, da secretaria da Vila das Artes e da Assessoria de Comunicação, são os que seguem discriminados abaixo. Outros emails utilizados em nome da Vila das Artes não são oficiais e, portanto, não representam sua opinião, ação e programação.
Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a Vila das Artes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A Vila das Artes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.
Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes.
Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com
Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com
Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com
Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário