DIA 20 – QUINTA
61º SALÃO DE ABRIL\\
A 61ª edição do Salão de Abril, principal mostra de artes visuais de Fortaleza realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), apresenta um corredor expositivo a céu aberto em pleno centro da cidade. Entre fotografias, objetos, pintura, performance e intervenção, impressão digital ou videoarte, instalação ou escultura, as obras traçam um caminho que interliga o Passeio Público às ruas Major Facundo e Senador Alencar, culminando na galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor (CRP).
De alcance nacional, o Salão de Abril, um dos mais antigos da América Latina e o segundo do Brasil, trabalha a mesma temática de 2009, “Qual o lugar da arte?”, a pedido da classe artística. Nesta edição, a mostra expande e diversifica seu sentimento de arte, discutindo e recriando a arte contemporânea nacional. Um convite ao deleite, à participação, à interação, à identificação e ao estranhamento.
Serviço
61º Salão de Abril - Exposição até dia 31 de maio.
Circuito Expositivo: Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia); Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’Eu, 560 - antigo Mercado Central); e Ruas Major Facundo e Senador Alencar.
QUINTA CULTURAL\\
O Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação de diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, começa nesta quinta-feira com a projeção do ensaio fotográfico “Fui à feira ver...”, de Maira Gutierres. Para fazer o trabalho, Maira utilizou uma câmera artesanal e percorreu diversas feiras livres na cidade de Fortaleza. Olhares curiosos e o contato com o publico fazem parte dessa aventura pelo mundo lúdico das imagens “imperfeitas” capturadas pela câmera-caixa. Maira Gutierres faz o curso em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e desenvolve trabalhos em fotografia nas diversas comunidades de Fortaleza, documentando e ministrando oficinas de fotografia artesanal.
Em seguida, é a vez do show do contrabaixista, arranjador e produtor musical Marcelo Randemarck. Neste show no Mercado, o músico apresentará as canções instrumentais que compôs com parceiros como Silvio Barreira e Pio Rodrigues. O show contará com a participação especial de Edvando Menestrel e Nani Brazil que interpretarão as composições de Randemarck, acompanhados de Alves Nascimento (acordeon e piano), Arao Luis (bateria) e Dudu Benson (violão). Durante a apresentação Marcelo também mostrará em primeira mão composições do seu novo disco instrumental
intitulado “Não existe distância quando existe querer”.
O Quinta Cultural termina com o espetáculo de Carlinhos Perdigão “Força Tropical - Uma viagem lítero-musical à Tropicália”. Professor e músico autodidata, o baterista cearense Carlinhos Perdigão ao longo de 20 anos de carreira além de acumular experiência em shows e estúdios, também executa projetos próprios e faz tributos a grandes ídolos da musica universal. Em sua seara criativa, Carlinhos Perdigão percorre o universo da Tropicália, movimento multicultural surgido em meados dos anos 1960, também reflexo das transformações, anseios e questionamentos da juventude de então, como o regime ditatorial vigente no País. No projeto “Força Tropical - Uma viagem lítero-musical à Tropicália”, Perdigão esquadrinha o universo tropicalista através de múltiplas linguagens artísticas – música, performances, vídeo-cenários que exploram imagens, filmes e poesias desta época, inauguradora de linguagens e ainda simbologicamente interminável. O projeto tem a participação dos músicos Chico Saga (vocal), Marcelo Pinheiro (guitarra e voz), Victor Fontenele (baixo) e Carlinhos Perdigão (bateria). O espetáculo conta com as participações especiais de Júlio Maciel e Joanice Sampaio (performances poéticas e teatrais), Regina Primo (locução e vídeos-cenários) e Renata Holanda (fotografia).
A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Programação
18h30 - Projeção de Ensaio Fotográfico de Maíra Gutierres
19h – Show de Marcelo Randemarck e trio
20h – Show “Força Tropical”, com Carlinhos Perdigão
Serviço
Quinta Cultural. Dia 20, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.
DIA 21 – SEXTA
SOL MAIOR\\17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, com um ensaio fotográfico de Analice, sobre a Estação João Felipe.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
III MOSTRA DE MÚSICA DE FORTALEZA PETRÚCIO MAIA\\ 19h
Entre os próximos dias 21 e 23 de maio, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza a 2ª etapa da III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia, no Shopping Solidário Bom Mix (Bom Jardim), a partir das 19h. Nesta fase, 18 grupos e artistas de Fortaleza se apresentarão, com shows que vão do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo chorinho e a MPB.
Ao todo, a III Mostra de Música de Fortaleza coloca 54 músicos e grupos musicais locais nos palcos de três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra teve início nos últimos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará). E do Shopping Bom Mix, segue para o Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), entre os dias 28 e 30 de maio, a partir de 18h.
Durante a realização do evento, um júri especializado selecionará doze músicos ou grupos musicais para inserção na programação da IX Feira da Música de Fortaleza, que acontecerá entre 18 e 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos. Depois de realizadas duas edições nos anos de 2006 e 2007, a mostra ressurge em 2010 sob novo formato e maior amplitude, se inserindo no intercâmbio musical construído ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente no Brasil.
A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.
Programação
DIA 21
19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra
DIA 22
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda
DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?
Serviço
III Mostra de Música Petrúcio Maia - 2ª etapa. De 21 a 23 de maio, a partir das 19h, no Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim).
CHORINHO NO MERCADO\\ 21h
O Chorinho no Mercado desta sexta-feira (21) é especial. O projeto recebe o cantor Pery Ribeiro, filho do compositor Herivelto Martins e da cantora Dalva de Oliveira. A história de Pery Ribeiro se confunde com a da própria música popular brasileira: ele foi o primeiro cantor a gravar “Garota de Ipanema”, “Barquinho”, “Vagamente” e “Berimbau”, entre outros sucessos que se tornaram clássicos da Bossa Nova.
Com uma voz de veludo, Pery é um intérprete versátil e de muito bom gosto, considerado uma das mais lindas vozes masculinas da MPB. Nestes 50 anos de carreira se manteve fiel à sua origem bossa-novista, mas sem se limitar a Bossa. É um eterno romântico, um clássico, sempre.
Para o Chorinho no Mercado, além de clássicos da Bossa Nova como “Brigas nunca mais” e “Corcovado” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Pery Ribeiro vai mostrar, acompanhado do pianista Tito Freitas, um repertório mais romântico, como “Coisas” (Taiguara), “Olha” (Roberto Carlos/Erasmo Carlos), “Separação” (José Augusto/Paulo S. Valle), e lembrar sucessos de seus pais nas canções “Que será” (Marino Pinto/Mario Rossi) e “Caminhemos” (Herivelto Martins).
Atualmente, Pery Ribeiro finaliza no estúdio um novo disco a ser lançado no segundo semestre e está preparando um tributo musical aos pais, Dalva e Herivelto, para ser gravado em DVD. Pery tem 32 álbuns lançados no Brasil, Estados Unidos, México e Japão, sendo 15 deles dedicados a Bossa Nova. O chorão Macaúba e o Regional Mistura&Manda, menestrel e pratas da casa, recebem o cantor.
Serviço
Chorinho no Mercado - Dia 7, show com Macaúba, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
DIA 22 – SÁBADO
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (8), a partir das 12h30, o contrabaixista Pipoquinha.
Michael David, o Pipoquinha, começou a tocar violão aos 10 anos de idade e logo se apaixonou e o trocou pelo contrabaixo. Aprendeu a tocar assistindo videoaulas sob a orientação do pai, Elisvan Silva, também baixista. Em 2008, foi agraciado com uma Bolsa Integral de Estudos no Projeto Cultivando Talentos, da Fundação Beto Studart, em convênio com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, onde aprendeu piano, percepção musical e acanto coral. O garoto já tocou com grandes nomes do contrabaixo brasileiro, como Celso Pixinga (SP), Adriano Giffoni (RJ), Ebinho Cardoso (MT), Mauro Sergio (MA), Braulio Araújo (PE), Miqueas Santana (SP), Sergio Groove e Jr. Primata (RN). Também já tocou com Nélio Costa (CE) e Artur Maia (RJ) e participou de importantes eventos, como a Feira da Música de Fortaleza, III Festival BNB de Música Instrumental, II Mostra BNB de Blues, X Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga e Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, maior festival do gênero da América Latina, nos shows de Jefferson Gonçalves (RJ) e Big Time Orquestra (PR), em 2009.
Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (às 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).
DIA 23 – DOMINGO
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO\\
Um lanche fora de casa com ares bucólicos. A toalha xadrez vermelha no chão, bolos, sucos, frutas, sanduíches e a família reunida. Gostou da ideia? Que tal reunir a família e os amigos para um programa que, cada dia mais, é esquecido? O piquenique é uma atividade tão fácil de preparar quanto de se apreciar. E ainda mais de for no Passeio Público, praça mais antiga e arborizada da Cidade que agora abre seus portões aos domingos pela manhã para mais esta novidade. O Passeio Público, com suas árvores centenárias, quiosque, bancos e chafariz, está aberto a mais essa troca afetiva e simbólica. Aproveite a dica e organize um saboroso encontro, regado a brisa, mar e cantos dos passarinhos.
Serviço
Piquenique no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa de Misericórdia). Todos os domingos, a partir das 9h. Informações: 8766-5633.
PROJETO ENSAIO ABERTO\\
Todos os domingos, sob as árvores centenárias do Passeio Público, a praça mais antiga da Cidade, artistas e coletivos realizam ensaios abertos de shows musicais (samba, chorinho, afoxés, maracatus, forró, entre outros) e outros trabalhos artísticos em desenvolvimento. Neste mês, o projeto se divide entre os ensaios do grupo Ceará Autoral Criativo – BORA! e do bloco carnavalesco Mundiça Alegre. O Ceará Autoral Criativo – BORA!, um projeto tributário da liberdade criativa, que visa a promover encontros de artistas interessados em interagir diretamente com o público, apresentando-se em espaços diversos. O projeto Ensaio Aberto é um elogio ao encontro e ao intercâmbio de experiências entre artistas que começam a maturar novas ideias e iniciativas, atraindo um público também interessado nos processos artísticos.
Serviço
Projeto Ensaio Aberto – Todos os domingos, a partir das 15h30, no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro)
FORRÓ NO MERCADO\\
Todos os domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró pé-de-serra. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, a arrasta-pé fica por conta de Cumpade Barbosa e as Cumade.
O grupo Cumpade Barbosa & as Cumade surgiu depois que o Cumpade, João Barbosa, também folclorista, foi a Cuba numa viagem de pesquisas rítmicas e viu um conjunto de salsa formado apenas por mulheres. Encantado com a visão daquele momento, ele voltou ao Brasil determinado a criar um grupo semelhante, adaptado à realidade local. Pesquisa dali, testa de acolá, ensaia de cá, o grupo com base feminina começou a fazer shows. A mistura de ritmos do Cumpade Barbosa & as Cumade vai de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Pinto do Acordeon e Humberto Teixeira a Fernando Mendes e Reginaldo Rossi, passando por Elba Ramalho, Zé Ramalho, Nando Cordel, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Amelinha e Sá & Guarabira - tudo em nome da diversidade, da qualidade musical, da tradição e da brincadeira.
Serviço
Forró no Mercado com Cumpade Barbosa & as Cumade, dia 23, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
Nenhum comentário:
Postar um comentário