Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional
quinta-feira, 20 de maio de 2010
[Teatro] “A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA” ESTRÉIA NO TEATRO CELINA QUEIROZ
Baseado no livro homônimo de Moacyr Scliar, a premiada comédia “A Mulher Que Escreveu a Biblia” chega a Fortaleza para apresentações nos dias 22 e 23 de maio, no Teatro Celina Queiroz, na Unifor.
Concebido e dirigido por Guilherme Piva e com a interpretação da atriz Inez Viana, o monólogo conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, ao mesmo tempo encantadora e assustadora. No século X a.C., ela fora uma das setecentas esposas do rei Salomão - a mais FEIA de todas, mas a única capaz de ler e escrever. O rei encarregou-a então de escrever a história do seu povo, que a anônima narradora batiza com um nome grego: bíblion, BÍBLIA.
Utilizando-se de uma narrativa virtuosa e fascinante, que conjuga anacronismos, erudição, linguagem bíblica e chula, Moacyr Scliar construiu com grande sucesso em “A mulher que escreveu a Bíblia” (Prêmio Jabuti 2000) o que os editores chamaram de “misto de sátira e aventura”. Segundo o grupo que trouxe o livro para o teatro, não por acaso “a feia” é anônima. A História, a grande e oficial História onde figuram Salomões, Napoleões e Césares é escrita, de fato, pelos excluídos, deserdados, anônimos. Através dessa personagem de grande fealdade e inteligência ainda maior, o autor mostra sua simpatia pelos discriminados e verdadeiros heróis dos tempos.
O espetáculo teve uma bem sucedida temporada no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e estendida a outros teatros cariocas em 2007, 2008 e 2009. A peça esteve também em Angra dos Reis, Vitória, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. A montagem de “A Mulher Que Escreveu a Bíblia” conquistou excelentes críticas e ainda várias indicações para os prêmios mais importantes da categoria (Shell, Extra e APTR), vencendo o Prêmio Qualidade Brasil 2008, como melhor espetáculo e melhor atriz. Agora, o projeto foi contemplado no Programa BR de Cultura 2009/2010 para fazer a circulação por quatro cidades: Fortaleza, Salvador, Santos e Macaé.
FICHA TÉCNICA:
Concepção e direção: Guilherme Piva
Texto: Moacyr Scliar
Adaptação: Thereza Falcão
Performance: Inez Viana
Direção Musical e música original: Marcelo Alonso Neves
Cenário: Sérgio Marimba
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurino: Rui Cortez
Preparação corporal: Daniela Amorim.
Designer gráfico: Paula Joory
Direção de produção Isabel Themudo e Cláudia Marques
Produção Executiva: Leila Moreno e Liliana Mont Serrat
Produção: Inez Viana e Thereza Falcão
Realização: Fábrica de Eventos
SERVIÇO:
Local: Teatro Celina Queiroz
Endereço: Av Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz
Data: 22 e 23 de maio
Horário das sessões: Dia 22, às 19h e 21h, e dia 23, às 19h
Valor do Ingresso: R$ 20,00
Informações: (85) 3477.3175 (LOJINHA DO CAMPUS) ou (85) 3477.3033 (BILHETERIA)
Horário de funcionamento da bilheteria: COMERCIAL ATÉ AS 20H
Duração: 80 minutos.
Indicação etária: 16 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário