Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 20 de junho de 2008

[CULINÁRIA] CHOCOLATE É BOM SIM SENHOR!

Saboroso e desejado o fruto nascido na árvore tropical do cacaueiro é o mais apreciado entre os alimentos.
Acredita-se que o chocolate existe desde 1.500 a.C. E foi muito utilizado pela civilização que habitava no baixo Golfo do México. Mais tarde, os Mais e Astecas consideram como alimento dos Deuses. E nesse período, o cacau passou a ser utilizado como uma bebida, juntamente com um condimento. Porém, os Maias acreditavam que a árvore pertencia aos deuses e que os frutos que eram nascidos no tronco seriam uma oferta do Divino ao homem.
Segundo alguns livros, os Maias escreveram milhares de maneiras de fazer e saborear a bebida. Os Astecas acreditavam que o chocolate era uma fonte de sabedoria espiritual e de energia extraordinária. Sacerdotes do mesmo período tinham o hábito de usá-los nos rituais.
Nos meados de 1502, Cristóvão Colombo durante sua quarta viagem teria levado algumas sementes de cacau descobertas na Europa para o Rei Fernando II. Entretanto, em 1519 o espanhol Hernán Cortês, percebeu a importância do valor econômico das sementes de cacau durante suas conquistas no México, que em seguida levou-as para Europa (Espanha). Que rapidamente se espalharam por todo continente. Em pouco tempo, o país tinha praticamente o monopólio do fruto, que em seguida perdeu sua hegemonia para a Inglaterra, França, Holanda.
O sucesso foi somente em 1755, quando o cacau chegou nos Estados Unidos.
A revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando holandeses criaram uma prensa hidráulica. Essa máquina permitia a extração da manteiga de cacau.
Quem é que nunca ganhou ou comprou uma caixa de chocolate? Os preços são os mais diversos. As milhares de marcas existente no mercado oferecem diversos gostos, tipos e formatos. Muitos ingredientes que são agregados, por exemplo: leite, vinho, castanha de caju, cerveja, açúcar, dão requinte a esta especiaria.
O Brasil, já foi o maior produtor do mundo, abocanhando 40% . E hoje, produz somente 4% do total.
A fabricação do chocolate é usada junto com a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau, e leite. O chocolate passa por cinco etapas básicas: malaxação, refino, conching, tempera, a modelagem.
Nos últimos 50 anos a produção mundial passou de aproximadamente 800.000 toneladas por ano para 3.000.000 de toneladas por ano. A maior parte da produção provem do Oeste da África (Costa do Marfim, Gana, Camarões a Nigéria) que somam 65 % de produção no cacau no mundo.
Atualmente, os maiores importadores de cacau são: Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Inglaterra e França. Tomam mais de 60% do mercado mundial.
Durante o período do evento Festival Café com Chocolate e Flores, o chocolate também estará presente. Profissionais exibiram o que tem de novidade do mercado. Deguste!

Nenhum comentário: