Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 31 de março de 2019

Saúde] Frutas, folhas e legumes são peças-chave para retomar alimentação saudável


 
Aumento de consumo de bebidas alcoólicas. Alimentos pertencentes aos três grupos combinados com água amenizam efeitos colaterais do álcool
  
Bebidas alcoólicas são em geral nocivas à saúde. E, após um período como o Carnaval e a aproximação de feriados que podem prolongar-se, a exemplo dos dos dias 19 e 25 deste mês, é comum que seus efeitos sejam sentidos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS) em relatório de 2013, último da pasta sobre o tema, os brasileiros consomem em média 18,5 litros de bebidas alcóolicas por ano - o dado coloca o país como o quarto que mais consome álcool no continente americano. Alimentos de origem vegetal são apontados como ideais para a reversão de quadros negativos de saúde provenientes do consumo exacerbado de bebidas do tipo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) causadoras de 4% das mortes em todo o mundo. O fígado, responsável por metabolizar a substância no corpo, é um exemplo de órgãos que sentem as consequências do consumo em excesso.
  
“Em momentos festivos intensos, como o Carnaval e a Semana Santa, ou mesmo feriados que podem prolongar o final de semana, as pessoas exageram em bebida alcoólica e alimentos hipercalóricos, ricos em açúcar, sal e gordura saturada, sendo bastante comum o ganho de peso e o surgimento de infecções respiratórias e intestinais após os dias de festa. Quem tem alguma doença crônica como pressão alta ou diabetes pode descompensar nessa época”, explica a endocrinologista Ana Flávia Torquato, do Hospital Universitário Walter Cantídio (UFC). Mestre em Farmacologia, a médica pondera que é necessário iniciar ou mesmo retomar uma rotina alimentar saudável logo após datas de feriados prolongados e que ela deve ser leve, em quantidades pequenas e equilibradas, rica em alimentos in natura, a exemplo de frutas, folhas e legumes.
  
Sucos e chás, em geral, não podem faltar na alimentação com foco na reestruturação do corpo após períodos em que o consumo de álcool é mais propenso. “Pode-se beber sucos e água de coco também, especialmente por serem leves e ajudarem na hidratação. É certo que quem desempenha o papel de desintoxicação é o próprio organismo, especialmente os rins e o fígado. Porém, manter alimentação e hidratação adequadas ajuda o organismo na metabolização e eliminação de qualquer toxina.”

Nenhum comentário: