Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 18 de agosto de 2018

Saúde] Conheça os alimentos que podem ser prejudiciais a sua voz



Fonoaudióloga Jane Celeste dá dicas de como manter 
a vida saudável 


O domínio da expressão vocal é necessário ao ofício do profissional da voz, como atores, locutores, empresários. No caso do ator, dependendo do personagem, da proposta cênica e do tipo de representação, ele precisará criar uma voz específica, nem sempre de fácil emissão, exigindo um conhecimento técnico e prático para essa realização. Para isso, o profissional deve cuidar de sua saúde vocal e compor a expressão vocal do personagem orientado por um especialista.

A fonoaudióloga Jane Celeste, do estúdio da voz listou alguns alimentos que podem ser irritantes para as suas cordas vocais. As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho.


Gengibre - Pode ser irritante da mucosa gástrica, detonando um refluxo (subida do suco gástrico) e queimando a região posterior da laringe, gerando um incomodo ou até pigarro. Com isso, anestesia a garganta e propicia um abuso da voz devido à falta de percepção dos órgãos fonatórios. Por outro lado, pode ser benéfico por ajudar na fabricação de saliva.
  

Própolis - É um anti-inflamatório natural. Porém pode não funcionar quando o problema na garganta não é causado por bactérias.  É melhor usar as própolis dissolvido em água. Normalmente o spray possui álcool em sua composição, trazendo para o usuário uma perda da sensibilidade, propiciando o abuso vocal.
  

Soro Fisiológico – Bom para uma hidratação direto, com bochechos ou inserindo nas narinas (pode-se esquentar 10 segundos no microondas).


Chocolate – Tem leite (aumentando a produção de muco) e cafeína (ressecando a mucosa, assim como o café, chá preto e refrigerantes). 

NAO SE DEVE COMER CHOCOLATE OU BEBER LEITE PELO MENOS 2 HORAS ANTES DE FALAR para não prejudicar a PROJEÇÃO DA VOZ.  Esses produtos deixam a saliva mais grossa e mais viscosa;

Água Gelada – Pode produzir um choque térmico – mas depende da sensibilidade de cada um.

Nenhum comentário: