Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lançamento] Livro com textos de José Julião retrata o cenário das artes plásticas cearenses na década de 1970



Figura rara no cenário da mídia atual, o crítico de artes plásticas já teve espaço de destaque nas páginas dos jornais e revistas como uma figura colaboradora com a educação estética dos leitores e com a própria divulgação da produção artística. Um dos principais exemplos de crítico de arte com produção profícua na imprensa cearense ganha agora uma obra literária que resgata sua história de produção profissional de textos  e ao mesmo tempo funciona como um panorama amplo das artes plásticas do Ceará na década de 1970. Será lançado no próximo dia 2 de julho, às 19 horas,  no foyer do auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o livro “José Julião - A Crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/1978”.

A publicação reúne artigos, matérias jornalísticas e registros fotográficos de obras e eventos do movimento das artes plásticas registrados há 30 anos pelo crítico de artes José Julião (1916-1986) na imprensa cearense. O material conta ainda com depoimentos de artistas, críticos e marchands, e se constitui numa fonte de pesquisa sobre o cenário das artes plásticas no Ceará na década de 1970 com seus salões e movimentos.

Responsável pela coordenação editorial da publicação, o professor Gilmar de Carvalho destaca que a publicação das crônicas de José Julião busca difundir junto às gerações atuais a efervescência que foi o movimento das artes plásticas no Ceará, durante a década de 1970, e perpetuar para a história um momento importante das artes no cenário cearense, recuperando nomes de artistas importantes lançados na época e que contaram com o apoio do crítico para alavancar suas carreiras.

O livro, organizado por suas filhas Clara, Paula, Raquel e Liliza Guimarães, reúne artigos publicados por José Julião nos jornais Gazeta de Noticias, O Povo, nos tabloides Balaio e Fortaleza, e reproduz fotos de eventos da época, bem como obras de arte do acervo do crítico e seus familiares, que abrem cada capítulo do livro. São obras de nomes como Barrica, Ascal, Aldemir Martins, Roberto Galvão, J. Figueiredo, João Jorge, Estrigas, Nice, Sergei, Zenon Barreto, Descartes Gadelha, entre outros. Com 358 páginas, selo da Expressão Gráfica e Editora, projeto gráfico de Edmilson Miranda Forte Jr., o livro será vendido por R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

O Projeto é coordenado pela ONG Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e tem o apoio da Lei Rouanet e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


Lançamento do Livro “José Julião - A Crônica das Artes Plásticas no Ceará - 1969/1978”
Data: 02 de julho de 2015 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Foyer do Auditório do Centro Dragão do Mar de Artes e Cultura (rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)
Preço: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

Nenhum comentário: