Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 21 de junho de 2015

Cine Ceará] Mostras Sociais e exibições especiais como "A lenda do gato preto" marcam programação de segunda e terça (22 e 23) no 25º Cine Ceará





No Cineteatro São Luiz continuam as mostras competitivas de curta e longa-metragem e no Dragão do Mar, Mostras Olhar do Ceará e Novo Cinema Espanhol

Desde o último dia 18 Fortaleza é a capital ibero-americana do cinema comarealizado 25º Cine Ceará. O festival, que comemora seu jubileu de prata, tem continuidade até quarta-feira, dia 24, com diversas mostras, exibições especiais, masterclasses e debates. Toda a programação é gratuita.

MOSTRAS SOCIAIS

SEGUNDA-FEIRA (22): O PRIMEIRO FILME A GENTE NUNCA ESQUECE


Duas mostras sociais acontecem nesta segunda e terça-feira no Cineteatro São Luiz. Na segunda-feira (22), à 9h, a  Mostra O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece,  deverá receber público estimado em 1000 pessoas, das quais 500 são estudantes de escolas públicas, para assistir ao filme "Amazônia 3D" (De Thierry Ragobert, 86min, HD, Cor, 2014). Os atores Lúcio Mauro Filho e Isabelle Drummond emprestam suas vozes para dar vida aos personagens principais do filme, os macacos Castanha e Gaia. Após um acidente de avião, Castanha, um macaco prego criado em cativeiro, encontra-se sozinho na floresta amazônica. Encarando um novo mundo em que a densa vegetação cobre tudo, ele deverá seguir um novo caminho, protegendo-se das armadilhas da própria natureza. Além do filme despertar nas crianças a consciência ambiental e sustentável, a mostra dará a este público a oportunidade de conhecer o Cineteatro São Luiz.
TERÇA-FEIRA (23): ACESSIBILIDADE

Na terça-feira (23), também às 9h no Cineteatro São Luiz, é a vez da Mostra Acessibilidade, com legenda, tradução em libras e audiodescrição para a exibição de "Cine Holliúdy" (Halder Gomes, 91min, HD, Cor), O público estimado é de 300 pessoas, entre deficientes auditivos e visuais. O filme retrata de forma hilária, romântica, lúdica e nostálgica as exibições mambembes de cinema no interior do Ceará, na década de 70, no período em que a popularização da tv iniciava a sentença final aos cinemas nas pequenas cidades. No elenco, Edmilson Filho, Miriam Feeland, Roberto Bomtempo, Marcio Greick, Jesuíta Barbosa, Falcão e Fiorella Mattheis. 

EXIBIÇÕES ESPECIAIS

SEGUNDA-FEIRA (22): FLORES E SILÊNCIO

Agricultores de Candeia, povoado de Baturité, cidade serrana cearense, estarão no  palco do Cine Ceará na noite de segunda-feira (22) para a exibição especial dos curtas "Flores" e "Silêncio", de Armando Praça e Janaína Marques. Os curtas passam pelo drama e o terror, respectivamente. Flores (12’. Cor. Brasil. 2015. Livre) conta a estória de Sebastião, que precisa entregar um presente para alguém que está muito distante. Sua neta o acompanhará no trajeto que percorrerá uma vida inteira. Silêncio (14’. P&B. Brasil. 2015. Livre) é sobre a menina Antônia, que após presenciar a morte de seu avô, sua única companhia, reinventa a dor e o medo para assimilar a realidade. As duas produções duram cerca de 10 minutos, cada uma.

Contemplados no último edital do MinC, Armando Praça e Janaína Marques dividiram a função de diretor nos dois filmes. Para a seleção dos atores, os dois viajaram algumas vezes até Candeia e tiveram que fazer Casting entre os habitantes. As locações também foram escolhidas minuciosamente nos arredores da região.
TERÇA-FEIRA (23): AVANT-PREMIÈRE DE A LENDA DO GATO PRETO

Na terça-feira à noite, no Cineteatro São Luiz, acontece a avant-première de "A lenda do gato preto", novo longa do cineasta cearense Clébio Viriato Ribeiro. O filme exalta a força da cultura cigana e sua contribuição para formação da identidade cultural brasileira. Uma proposta que respeita as diferenças das minorias étnicas, reconhecendo o legado que os povos ciganos (notadamente os que passaram pelo sertão nordestino em meados do século passado) deixaram às futuras gerações.


A historia se passa no sertão mas não fala de seca, cangaço e miséria. O filme tem ainda como mote inspirador uma lenda urbana propagada em Quixadá, município do sertão central do Ceará, que diz sobre uma menina tomada pelo desejo súbito e irresistível de subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro, vencendo seus 90 metros de altura sem a ajuda de qualquer equipamento, afirmando ser atraída por um gato preto que a conduzia até o topo da pedra.
O elenco é composto por grandes nomes do teatro, cinema e a TV brasileira como Emiliano Queiroz, Elke Maravilha, Aurora Duarte, Eduardo Dascar. A atriz Cássia Roberta é a protagonista. Junto com o ator Alexandre Mandarino, formam o casal romântico do filme.  A Lenda do Gato Preto foi inteiramente rodado no Ceará tendo como cenários as paisagens de Quixadá e a beleza arquitetônica dos casarões e sobrados de Maranguape.

MASTERCLASS COM LEONARDO SIMÕES

Diálogos de Luz e Sombra é o tema da Masterclass que acontece na terça-feira(23),às 14h30 no auditório do Porto Iracema das Artes. A atividade será conduzida por Leonardo Simões, diretor de fotografia e iluminação dos filmes Cavalo Dinheiro e Juventude em Marcha, de Pedro Costa. O acesso é gratuito.

MOSTRAS COMPETITIVAS

Nas mostras competitivas, o Cine Ceará exibe na segunda-feira (22) os CURTAS: Como são Cruéis os Pássaros da Alvorada (João Toledo. Ficção.  20’. Cor. MG. 2015. 12 anos), Feio, Velho e Ruim(Marcus Curvelo. Experimental. 8’. Cor. BA. 2015. Livre) e Virgindade(Chico Lacerda. Documentário. 15’. Cor. PE. 2014. 14 anos). O longa da competitiva será Cavalo Dinheiro (Pedro Costa. Ficção. 104 '. Cor. Portugal. 2014. 14 anos).

Na terça-feira (23) serão exibidos o LONGA Crumbs (Miguel Llansó. Ficção. 70’. Cor. Espanha / Etiópia. 2015. Livre) e os CURTAS A Felicidade chega aos 40 (Daniel Nolasco. Ficção. 16’. Cor. GO. 2014. Livre), Muriel (Vanessa Cavalcante. Ficção. 18’. Cor. CE. 2014. 12 anos) e O Lugar Mais Frio do Rio (Madiano Marcheti. Ficção. 6’. Cor. RJ. 2014. Livre).

Toda a programação destas e outras mostras pode ser consultadas no site do festival: www.cineceara.com.

PARCERIA DO CINE CEARÁ COM O HEMOCE

Cine Ceará é parceiro do Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará), unidade da Secretaria de Saúde do Estado, em uma ação que acontece na Praça do Ferreira nos dias do festival. O hemocentro está com um estande onde, das 18h às 21h, fornecem informações sobre a doação de sangue e outros serviços oferecidos. Para Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, o Festival tem responsabilidade com a educação e socialização. "Com esta edição do Cine Ceará retornando à Praça do Ferreira, que é o coração de Fortaleza, nós não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade de incentivar a doação de sangue para o grande público do Festival. Vejo como uma obrigação nossa ser parceiro de ações dessa natureza", diz.

Na segunda-feira, às 15h, na recepção de doadores do hemocentro, o Hemoce realiza a entrega do Bóton Doador Cinco Estrelas. A condecoração é uma homenagem do hemocentro aos doadores voluntários que possuem 20 ou mais doações de sangue. O bóton será entregue pelo ator Emiliano Queiroz, o cineasta Cléber Viriato, o diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira e a diretoria do Hemoce.

QUEM FAZ CINE CEARÁ

Apresentado pelo BNDES, o 25° Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, do Governo do Estado do Ceará via Secretaria da Cultura - Secult, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura - Secultfor. É uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes e tem o patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  Patrocínio: Oi e Indaiá. Apoio cultural: Oi Futuro.

SERVIÇO

25° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 18 a 24 de junho de 2015. Cerimônias de Abertura e Encerramento, Mostras Competitivas, Melhor Idade e Acessibilidade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Exibições Especiais: Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Mostras Olhar do Ceará, Novo Cinema Espanhol e Exibição Especial: Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Seminário MAC - Mercado Audiovisual Cearense: Porto Iracema das Artes(Rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema); Masterclasses: Dragão do Mar e Porto Iracema.  Debates com Realizadores: Mareiro Hotel(Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), em Fortaleza, Ceará. Os ingressos para as exibições do Festival no Cineteatro São Luiz são distribuídos diariamente a partir das 17 horas (2 ingressos por pessoa, respeitando a classificação etária dos filmes do dia. É necessária a apresentação de documento de identidade.

Informações: www.mercadoaudiovisual.com.br.
Facebook: FestivalCineCeara.
Informações sobre o seminário: mac@cineceara.com

TRAILERS:
Amazônia 3D:  https://www.youtube.com/watch?v=8SiwtoK2H8w
Cine Holliúdy: https://www.youtube.com/watch?v=7allekyiCY8
A lenda do gato preto: https://www.youtube.com/watch?v=FusGXjpovKo
Cavalo Dinheiro: https://www.youtube.com/watch?v=o18pMnnivMk

Crumbs: https://vimeo.com/116239059


Nenhum comentário: