Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[Notícias- CE] “L” e “Todos os balões vão para o céu” são os vencedores do 8º Curta Canoa






O filme “L”, de Thaís Fujinaga, e o vídeo “TODOS OS BALÕES VÃO PARA O CÉU”, de Frederico Cabral, foram os vencedores do 8º Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que terminou na noite de sábado, 15, na praia de Canoa Quebrada, no Ceará. Participaram da Mostra Competitiva 30 produções nacionais, entre filme e vídeos de curta-metragem de 10 estados.

Os vencedores do troféu Lua Estrela em cada categoria foram:

FILME

Melhor filme: L, de Thaís Fuginaga
Melhor Direção: Eduardo Kishimoto - MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA
Melhor Roteiro: Amir Admoni - LINEAR
Melhor Fotografia: Maria Alice Arida - 5 HORAS RUMO NORTE
Melhor Trilha Sonora Original: 5 HORAS RUMO NORTE
Melhor Direção de Arte: Leandro Villar - DE OUTROS CARNAVAIS
Melhor Ator: Silvio Matos - UMA, DUAS SEMANAS
Melhor Atriz: Georgina Castro - MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA
Melhor Som: LINEAR, do diretor Amir Admoni

Foi concedida Menção Honrosa para PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça, pela qualidade da montagem e registro histórico do cinema brasileiro.

VÍDEO

Melhor vídeo: TODOS OS BALÕES VÃO PARA O CÉU, de Frederico Cabral
Melhor Direção: Juliano Luccas - A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS
Melhor Roteiro: Frederico Cabral - TODOS OS BALÕES VÃO PARA O CÉU
Melhor Fotografia: Augusto Pessoa - PAU DA BANDEIRA
Melhor Trilha Sonora Original: André Salles Coelho - QUINDINS
Melhor Direção de Arte: Clarissa Paulillo - ANACHRONIQUE
Melhor Som: Boynard - HOOJI

Foi concedida também Menção Honrosa para DAMAS DA LIBERDADE, de Joe Pimentel e Célia Gurgel, por ser documentário histórico que discute o reassentamento da verdade no capítulo da história brasileira no que diz respeito à ditadura militar e ao movimento de anistia de presos, perseguidos e desaparecidos políticos.

Na noite de encerramento também foi entregue o prêmio ao vencedor da Mostra Curta Católica, da qual concorreram 14 vídeos produzidos por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Católica do Ceará – Marista.

Os vencedores foram:

Melhor VT Publicitário: O ÁLCOOL DISTORCE AS COISAS (Bruno Pacheco, Yana Maciel, Marina Fernandes e Caio Monteiro).
Melhor Documentário: PROFISSÃO DJ (Renato Mendonça, Rafael Ramos, Rômulo Oliveira).
Melhor Ficção: 6º ANDAR (Amanda Gomes).

Na premiação da Mostra Curta Católica foi concedida Menção Honrosa para a animação PASSA-TEMPO, de Helene Queiroz, Francisco Bezerra e Soja Campos.

O 2º Moda Canoa, concurso de moda praia promovido pelo Curta Canoa em parceria com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, com a participação de seis coleções criadas por estudantes do curso de graduação em Design de Moda, teve como vencedor Rafael Alves do Nascimento, com a coleção Galonera.

O 8ª Curta Canoa homenageou Ana Paula Santana, que teve uma importante passagem pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Após a premiação foram exibidos os curtas “Quietude”, de Márcio Del Picchia, Luciana Dias e Alexandre Totti, filmado em Aracati, Cumbe e Canoa Quebrada, e os dois vencedores desta edição do festival.

O Curta Canoa 2012 é uma realização da ISACC e J.A.Lima Produções. Patrocínio: Petrobras. Co-Patrocínio: Faculdade Católica do Ceará – Marista. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, e CTAV - Centro Técnico de Audiovisual. Apoio Cultural: Coelce (Endesa Brasil), Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, CIARIO Brasil - Centro de Infraestrutura de Audiovisual. Parceria: Advocacia Egidio Barreto, Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes, Posto Dragão do Mar, ASDECQ e Posto Peixoto.

Nenhum comentário: