Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[Notícias- CE] Institucionalização do Plano Municipal de Cultura é aprovada pela Câmara

 

O documento norteará as políticas públicas culturais de Fortaleza pelos próximos dez anos.

Etapa derradeira da consolidação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), nesta terça-feira (18), a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de Lei de nº 0236/2012, de autoria do Poder Executivo, que Institui o Plano Municipal de Cultura. A peça de planejamento estratégico elaborada de forma participativa entre poder público e sociedade civil, a partir de 2013, passa a organizar, a regular e a definir ações e prazos para execução da política pública municipal de cultura. O Plano utilizará como documento-base as diretrizes reunidas ao longo das quatro Conferências Municipais de Cultura realizadas em Fortaleza, entre 2007 e 2011.

Com a criação da primeira Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em 2007; do também pioneiro Conselho Municipal de Cultura (CMPC), em 2009; do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, em abril de 2012, criando a um só tempo o Fundo Municipal de Cultura e outras regras de financiamento específico para a área; e com aprovação do Plano Municipal de Cultura, o município de Fortaleza conclui a construção do seu SMC. Um sólido legado deixado para a cidade, que constitui, deste modo, uma política de Estado para o segmento cultural.
“No ano que vem teremos a elaboração do Plano Plurianual do Município, que planeja ações para os próximos quatro anos de gestão. O Plano Municipal de Cultura parte na frente e deve orientar o PPA. Isso garante a continuidade de ações e projetos ligados à cultura e já previamente referendados pela classe artística e sociedade civil organizada, independente do mandato em questão. O Sistema como um todo – e o Plano, particularmente – institui direitos e isso não é pouco, aliás, é uma conquista histórica”, alertou o secretário executivo de cultura de Fortaleza, Márcio Caetano.
Em parceria com o Minc, que por sua vez conta com o apoio técnico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex), a Secretaria de Cultura de Fortaleza esteve à frente de todo o processo de elaboração do Plano em âmbito municipal, porém, sua construção se deu por meio da mobilização da sociedade civil, através de seminários, audiências, fóruns, plenárias, ambientes virtuais e, por fim, consulta pública. Por isso, emergiu como instrumento de pactuação institucional e política, envolvendo governantes, agentes públicos e sociais, comunidade artístico-cultural e sociedade em geral.
“O plano Municipal de cultura é instrumento fundamental para gestão das políticas públicas. No caso de Fortaleza, o Plano foi construído de forma absolutamente democrática, o que lhe confere valor especial, uma vez que contou com a participação ativa do Conselho Municipal de Política Cultural e da escuta feita através das Conferências de Cultura, assim como da sociedade civil que respondeu à consulta pública a qual o mesmo foi submetido. Sendo, assim, resultado dos anseios populares mais legítimos, esperamos que seja respeitado e considerado nas definições de prioridades do poder público”, destaca o vereador Guilherme Sampaio, relator do projeto de Lei.
Para a Secretária de Cultura, Fátima Mesquita, o sentimento é de orgulho e dever cumprido. “Eu me sinto muito feliz de poder concluir o Plano Municipal de Cultura e sou grata à Câmara Municipal de Fortaleza pela sua compreensão quanto à importância da política cultural. Sou grata também pela presença da Câmara nos dois conselhos, Comphic e Conselho Municipal de Política Cultura, por meio dos vereadores Guilherme Sampaio e Gerôncio Coelho. Vereadores estes que promoveram audiências públicas voltadas para à construção do Plano. Eu penso que a aprovação desta lei é o resultado de como os representantes do povo sentem a importância que a população de Fortaleza tem dado à política cultural e como tem sido reconhecida essa política no governo da prefeita Luizianne Lins. Penso que este compromisso, presente desde o início do seu primeiro programa de Governo, e a efetivação dessa política através dos programas e ações culturais, coloca a nossa cidade num lugar de destaque na luta nacional pela promoção da cidadania cultural”.
Operando como cartas de navegação para nortear os rumos da política cultural, o Plano estabelece estratégias e metas, além de definir prazos e recursos necessários a sua implementação. Dentre os principais objetivos do Plano, constam a promoção e a formação continua em arte e cultura, contemplando as linguagens artísticas e os profissionais da cultura nos territórios da cidade; o desenvolvimento e uma comunicação pública especificam para a cultura, valorizando a construção coletiva de fazeres e saberes e promoção da cultura como um setor estratégico para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

:: Mais informações
Secretaria de Cultura de Fortaleza – Secultfor | Assessoria de Comunicação - (85) 3105.1386 / (85) 8899.8705
www.fortaleza.ce.gov.br/cultura

Nenhum comentário: