Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

[Novidade Musical – CE] ORQUESTRA FOLE HARMÔNICA DO CEARÁ


Nasce a primeira orquestra de sanfonas do Ceará

Numa iniciativa da Associação Cearense do Forró, estréia no réveillon de fortaleza a primeira orquestra de sanfonas do Ceará. Resultado do trabalho de treze sanfoneiros sob a coordenação musical dos sanfoneiros Adelson Viana e Zé do Norte.
Os ensaios iniciaram em meados de agosto deste ano e acontecem sempre às terças-feiras no espaço cultural Kukukaya, onde também ocorrem as reuniões semanais da associação. A idéia é mostrar um trabalho coletivo onde, como em qualquer orquestra, o conjunto seja a parte mais importante do espetáculo, mas haja sempre espaço para a exibição dos talentos individuais de cada componente em solos intercalados. Essa dinâmica permitiu a união de grandes nomes da sanfona cearense como, além dos maestros, Netinho do Ceará, Zé de Manú, Alan do acordeom, Fábio Duarte, Alves Nascimento, Vanin do Acordeom, Guilardo, Jair, Michel, Nonato e Adauto completando o time, no baixo acústico Nélio Costa e Luizinho Duarte na bateria.
Para a estréia foi escolhido um repertório bastante eclético que vai desde clássicos da música nordestina como “Asa Branca”, um pot pourri de Luis Gonzaga entre outros, passando pelo dobrado “subindo às Nuvens”, o choro “Escadaria”, os sambas “Chega de Saudades” e “aquarela do Brasil” e fechando com o frevo “Vassourinha”, tudo isso coreografado pelo Balé Folclórico Arte Popular. Como convidados especiais da estréia subirão ao palco o sanfoneiro de oito baixos Luizinho Calixto como solista, e a cantora Amelinha que interpretará clássicos como “Foi Deus Fez Você”, “Terral”, “Mulher Nova Bonita e Carinhosa Faz o Homem Gemer Sem Sentir Dor” e “Frevo Mulher”.
A proposta da orquestra para o show de estréia é apresentar ao público peças consagradas do cancioneiro popular, além de peças inéditas, proporcionando ao público uma viagem pelas várias vertentes do que há de melhor na música brasileira, tudo isso com arranjos cuidadosamente elaborados e ensaiados, explorando ao máximo tudo que o instrumento pode nos presentear em termos de sonoridade.
Quem chegar cedo à festa, certamente será recompensado com a qualidade do trabalho que estes sanfoneiros Cearenses montaram para apresentar para o Ceará, para o Brasil e para o mundo e que estréia no Réveillon de Fortaleza.

Nenhum comentário: