A Vila das Artes faz exibição pública dos vídeos realizados pelos alunos do Curso de Realização em Audiovisual durante o Ciclo Imagem e Corpo que abordou as experiências artísticas dos movimentos do corpo do ator/performer com tecnologias de produção de imagem, resultando em novos estatutos de presença, de mediação e de interação do público com a obra. Os alunos produziram durante o ateliê quatro vídeos que serão exibidos neste sábado (11) às 16h, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. A Vila fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
O Curso Realização em Audiovisual tem por objetivo fomentar um espaço para o surgimento de novas gerações de realizadores capazes de desenvolver parâmetros artísticos para realizar projetos autorais que tenham como suporte os meios audiovisuais. È a segunda edição do curso, que teve início em janeiro deste ano com 40 alunos. Realizado pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes o curso é gratuito e recebe a parceria do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, responsável pela certificação.
Os vídeos
Durante a Mostra o público poderá assistir a produção dos alunos que traz trabalhos que unem diferentes tecnologias (equipamentos de imagem usados na medicina, telepresença, televisão, fotografia etc) para enfatizar aspectos do corpo e propor novos espaços físicos (e imaginários) segundo o desejo do performer. A realização dos vídeos recebem a orientação dos ex-alunos do curso Rúbia Mércia e Ythalo Rodrigues e o processo de formação do Ciclo contou com a participação dos professores: Felipe Ribeiro, Solon Ribeiro, Natasha Faria, Marcelo Ikeda, Pedro Urano, Sérgio Silveira e Fernando Salis.
Filmografia
Breviário da Decomposição: A garota e o gato são os únicos moradores de uma casa, em que os objetos vão se transformando em projeções. Ela está abstraindo cada móvel, e os elementos dessa história em decomposição resistem apenas como imagens. A garota acredita que somente o que ama é capaz de não se transformar. Equipe: Antonio Tosto, Davi Queiroz, Amaro Rabelo, Bruno Reis, Camila Medeiros, Cesar Carlos, Denise Pereira, Eduardo da Silva, Eugênio Pacelli, Natália Viana, Rafaela Macedo, Vagner Ancelmo, Claudemyr Barata, Luiza Santos, Gabriel Petter, Luziany Gomes.
Território Afeto Continuum: Experimento videográfico sobre os afetos que unem, através de diferentes regimes do real, um casal no território próprio para dois.Equipe: Leonardo Ferreira, Angélica Rodrigues, Annádia Leite, César Augusto Laurindo, Dassayeve Távora, Elisa Ratts, Floriza Brandão, Danilo Maia, Júlio Figueroa, Katyellen Cardoso, Rafaela Diógenes, Ticiana Lima.
Sensus: Sensus é um experimento de como o som influencia e interfere nos atos, nas emoções e nas sensações do corpo. O sentido da audição permitirá que os sons funcionem como motor do corpo. O que estes corpos irão sentir? Irão se mover? Irão se emocionar? Ou simplesmente interromperão a experiência?Equipe: Marina Mapurunga, Artur Dória, Amanda Freitas, Andressa Back, Drica Malveira, Daniel Bezerra, Raisa Saraiva, Sarah Holanda, Washington Menezes.
Corporeidades: A videoinstalação pretende provocar um deslocamento da ação de realizar um exame médico e (re) configurar essa ação como uma proposta de autoconhecimento do corpo e de sua materialidade. As imagens e sons oriundos dos exames ganham um contexto estético, o que permite novas leituras e interpretações, sempre em torno das questões que motivam a realização da obra: O que é o corpo? Qual sua função? Como ele funciona? O que o seu funcionamento provoca? Equipe: Hugo Pierot, Camila Vieira, Gláucia Barbosa, Igor Vieira, Rodrigo Fernandes, Lucas Coelho.
Serviço: Mostra de vídeos dos alunos do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, no dia 11, sábado, às 16h. Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações pelo telefone (85) 3252-1444 | www.twitter.com/viladasartes. Grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário