Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de setembro de 2010

[Turismo – CE] A História do Forte de Nossa Senhora da Assunção


A conhecida Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde atualmente funciona como sede do Comando da 10ª Região Militar é considerada um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital cearense, tendo como destaques o Museu e Phanteon do General Sampaio (Patrono da Arma de Infantaria), a prisão onde esteve Bárbara de Alencar (a primeira mulher heroína do Brasil) e ainda a estátua de Martim Soares Moreno (Considerado o fundador do Estado do Ceará).



A maioria dos historiadores acredita que Fortaleza nasceu a partir dessa construção, antes chamado de Forte Schoonemborch, denominado para homenagear na época, o Governador de Pernambuco e Presidente do Alto Conselho Administrativo da Holanda no Brasil.
Exatamente em 03 de abril de 1649, Matias Beck (holandês) chegou ao porto, ou melhor, à enseada do Mucuripe, com 03 iates e 02 barcos, transportando 298 homens. Beck passou a explorar a costa até a barra do Rio Ceará com o objetivo de construir o Forte. Logo, o pequeno monte situada à margem esquerda do Pajéu (local denominado pelos indígenas de Marujaitiba) foi o local escolhido e os 40 soldados iniciaram a limpeza do terreno.
No dia 19 de agosto o holandês junto com o engenheiro Ricardo Caar trabalharam juntos a fim de reforçar as obras de defesa e ampliação do Forte.


Cinco anos mais tarde, após a derrota sofrida pelos holandeses na província de Pernambuco, Matias Beck foi obrigado a entregar o Forte aos Portugueses, fato ocorrido em 20 de maio de 1654. Ao receber o Forte, o capitão Álvaro de Azevedo Barreto, mudou-lhe o nome para Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Época onde ao redor erguiam-se choupana e palhoças, consideradas abrigos dos primeiros habitantes da cidade que nascia. O Capitão-Mor Álvaro fez reparos no Forte e deu início à construção de uma capela.
Em 1655, o Capitão foi substituído no comando do Forte por Domingos De Sá Barbosa. De 1654 a 1812, o Forte passou por reparos. Entretanto, não sendo conservado no ano de 1812, desmoronou-se.
No dia 12 de outubro de 1812, o Governador da Capitania do Ceará-Grande, Manoel Inácio de Sampaio, lançou a pedra fundamental da FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. A planta foi organizada pelo Ten. Cel. de Engenharia Antônio José da Silva Paulet, tendo o mesmo dirigido sua construção.
A FORTALEZA seria edificada num quadrado de 90 metros de cada lado, constando de 4 baluartes, com as seguintes denominações: o do norte, com a invocação de NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO; o do sudeste, com a invocação de São José; o do sudoeste, denominado Príncipe da Beira e o do nordeste, em homenagem a Dom João. As obras foram concluídas em 17 de agosto de 1822. Era um quadrado com quatro baluartes e com 27 peças que cruzavam seus fogos em condições de baterem o ancoradouro e o Porto. Em 1829, foram acrescidas mais quatro peças, fazendo um total de 31 peças.
Em 1847, a FORTALEZA foi reconstruída devido as seu mau estado, e nove anos mais tarde foram feitos alguns reparos. Sem esquecer, que a FORTALEZA foi desarmada em 1910.
Em 1917, durante a 1ª Grande Guerra Mundial, foi a FORTALEZA guarnecida pela 1ª Bateria Independente do 3º Distrito de Artilharia de Costa, sob o comando do Capitão Bernardino Chaves. Essa Bateria foi extinta no ano de 1918.
A FORTALEZA foi ocupado pelo 46º Batalhão de Infantaria, depois pelo 23º Batalhão de Caçadores e hoje serve de sede do COMANDO DA 10ª REGIÃO MILITAR.

Fonte: http://www.10rm.eb.mil.br

"Ano de 1817. As naus escarneciam de mim, quando eu era um monte informe; 
agora, que sou uma grande Fortaleza, de longe tomam-se de respeito.”
Mensagem escrita em latim colocada na lápide na parte
externa da muralha do norte


Evolução Histórica:
1649 - Forte de Schoonemborch
1654 - Forte de N. S. Assunção
1817 - Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção
1860 - Construção da Fachada principal
1948 - Adaptação para Quartel General da 10ª RM


SERVIÇO:
Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção está aberta à visitação para a população em geral, sem agendamento, todavia dentro do horário comercial (2ª a 5ª feira, das 09h30 às 11h30/ 13h30 às 16h30; 6ª feira, das 08h às 12h; finais de semana e feriados, 09h às 13h). A visitação é acompanhada por guia especializado.

Nenhum comentário: