Fim de ano sempre vem
acompanhado daquele sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Assim foi a
última sexta-feira, 28/12, no Hospital Regional Unimed (HRU) em Fortaleza. Uma
ação de amor e carinho levou o jogador do Fortaleza Esporte Clube, Guilherme
Tinga para visitar alguns torcedores internados e realizar desejos.
Essa ação é uma iniciativa do
setor de Faturamento do HRU que criou o projeto Nosso Jeito de Cuidar, no qual
os colaboradores visitam alguns pacientes de longa permanência. Em uma desses
momentos de contato com pacientes, a equipe perguntou aos internos o que
gostariam de ganhar de presente de Natal. Alguns pediram coisas muito simples, como
ver a rua ou voltar para casa. Outros queriam presentes singelos como um terço
ou um vestido. Mas, um chamou a atenção.
O pedido do paciente José Agnaldo, 79, era ganhar uma bandeira do time do
coração, o Fortaleza Esporte Clube.
Comovidos com o paciente, que
mesmo internado há quatro meses, não deixou de torcer por seu time, os
colaboradores que fazem parte do projeto convidaram o jogador Tinga para
entregar o presente.
O atleta esteve presente no
HRU e, além da bandeira, presentou o torcedor com a blusa comemorativa do
centenário do clube. Tinga ainda visitou os outros pacientes juntamente com a
equipe do projeto Nosso Jeito de Cuidar, entregando os presentes e levando
palavras de carinho a todos.
Para Tinga, esse momento foi
muito especial. “Quando fui convidado a participar dessa ação, fiquei ansioso
para chegar o dia. Isso é um pouco do que eu posso fazer, representando o clube
todo. É bom saber que estamos ajudando um torcedor, espero que ele se recupere
e possa sair dessa situação”, disse o atleta.
Nosso Jeito de Cuidar
Em funcionamento desde 29 de
novembro de 2018 o projeto Nosso Jeito de Cuidar é uma iniciativa dos
colaboradores do setor de faturamento do HRU que realizam visitas diárias aos
pacientes internados no hospital. Segundo o idealizador do projeto e
coordenador de Faturamento de Recursos Próprios, Joaldo Baldi a ideia surgiu
porque os colaboradores do setor não tinham contato com os pacientes, mas
queriam ajuda-los. “Tem pacientes que ficam muito tempo nos leitos do hospital
e sentem falta de ter alguém para conversar, por isso fomos treinados pelo
serviço de Psicologia do HRU para nos aproximarmos da melhor forma destes
pacientes e levarmos um pouco de alegria e conforto à eles”, explica Joaldo.
Um dos objetivos do projeto é
realizar sonhos dos internos para que eles se sintam mais acolhidos, como
festas de aniversário e visitas especiais. Para a coordenadora da Psicologia do
HRU, Roberta Maia, esse olhar humanizado é muito importante para os pacientes.
“Eles gostam muito, pois o convívio maior é com os profissionais da enfermagem
e para eles é muito bacana que colaboradores de outros setores também se
importem com o bem-estar deles”, explica a psicóloga.
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