A nova loja do Boticário
recebeu dois troféus ouro no POPAI 2018, evento que premia os mais originais e
eficazes projetos de arquitetura comercial do Brasil. A premiação é realizada
anualmente pela POPAI Brasil - Associação dedicada ao desenvolvimento do Marketing
de Varejo no Ponto de Venda. A nova loja, inaugurada em dezembro passado, no
Barra Shopping do Rio de Janeiro, foi destaque nas categorias Sustentabilidade
e Melhor Projeto de Loja.
O novo modelo de ponto de
venda apostou na sustentabilidade, para assegurar menor impacto ambiental na
sua implementação. O projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das
necessidades de aço (100% reciclado), alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira
utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED –
projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante. A redução do consumo
energético pode chegar a 20%, em média, se comparado ao modelo anterior.
Além disso, o mobiliário
modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a
produção de resíduos e o piso das lojas é feito com conteúdo reciclado. Para a
concepção das luminárias, foi desenvolvido um processo muito especial, que
permitiu sua produção a partir da reciclagem das embalagens recolhidas nas
próprias lojas da marca. O mesmo acontece com toda a decoração retrô da nova
loja. "Por meio de nosso Programa de Reciclagem – o Boti Recicla,
recebemos cartuchos e embalagens vazias nas 3.700 lojas por todo país, que
direcionamos para corporativas homologadas, ativando o processo de economia
circular, onde os resíduos são direcionados para novos usos. Temos a expetativa
de reutilizar 100 toneladas de vidro, nesse círculo virtuoso contínuo, que
preserva o capital natural”, explica Malu Nunes, Gerente de Sustentabilidade do
Grupo Boticário.
A exposição de maquiagem,
grande destaque nesta nova loja, utiliza um percentual maior de plástico
reciclável, diminuindo em 60% o impacto ambiental e foi também premiado pelo
POPAI, como melhor Display de Maquiagem.
O novo projeto, que já foi
implementado em unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e
Fortaleza, é uma releitura contemporânea de uma Botica, como a que deu origem à
marca há mais de 40 anos. “As novas lojas expressam a grande aposta do
Boticário na evolução do varejo. Os espaços valorizam a experimentação dos
produtos pelos consumidores e a interação do público com a história da marca,
que que se mistura com a sua, promovendo momentos únicos e mágicos, com
exclusividade e encantamento”, explica Catarina Parente, Gerente de Marketing
de Canais.
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