Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Arraial] Como aproveitar as comidas típicas de São João sem sair da dieta

As festas juninas trazem muita animação, mas, também, muita tentação com as opções de comidas típicas servidas nos arraiás. Sempre fartas de guloseimas, com muitas calorias e gorduras, as festas exigem um cuidado especial de quem quer aproveitar o período sem deixar de manter a boa forma ou se complicar na dieta.

Entre os principais alimentos, estão os feitos à base de milho, além de pé-de-moleque, vatapá, creme de galinha, cocadas, paçoca, entre outros. A principal dica é ter um controle no consumo das guloseimas, além de optar pelas opções menos calóricas para já ir queimando calorias enquanto dança e aproveita a festa.

O nutricionista Daniel Coimbra traz dicas de como aproveitar a culinária típica do período junino sem culpa e com o devido controle para evitar problemas com a balança e a saúde. “O consumo moderado é a principal recomendação. Se exagerar nos quitutes, é preciso ficar atento para a alimentação do dia seguinte”, alerta Coimbra.

Para quem está mantendo uma dieta mais restritiva e precisa consumir alimentos mais naturais, sem adição de açúcares, sal ou gorduras em excesso, as opções de consumo é o milho verde cozido, a batata-doce assada (sem óleo), o cuscuz, podendo adicionar linhaça ou chia na preparação, e a pipoca (confira as composições nutricionais abaixo).

Se não der para fugir dos quitutes mais calóricos, a alternativa é diferenciar no preparo para reduzir as calorias e substituir ingredientes por outros de maior valor nutricional. Nos bolos de milho, por exemplo, pode-se trocar parte da farinha de trigo branca pela integral, usar adoçante em vez de açúcar, adicionar a biomassa de banana-verde para melhorar o teor de fibras e acrescentar chia para melhorar o índice glicêmico do carboidrato.

“Procure fazer exercício físico no dia da festança para aumentar o gasto calórico e reduzir os prejuízos à composição corporal e, claro, se você sempre se mantém na dieta, e ainda mais tomando todos esses devidos cuidados, não vai ser uma pequena diversão junina que vai atrapalhar seus resultados”, disse ele.

Quatro alimentos indicados nas festas juninas:

-Milho verde cozido: fonte de fibras e vitaminas, o milho verde é essencial para a saúde, e ainda ajuda a manter um dia a dia saudável e produtivo.

-Batata-doce assada: fornecedora de energia de maneira gradual proporcionando um melhor aproveitamento pelo organismo e reduzindo as chances de formação de gordura subcutânea

-Cuscuz: Além de vários micronutrientes como o potássio o cuscuz é uma grande fonte de carboidratos, e pode ser melhor ainda aproveitado se for acrescentado chia ou linhaça na preparação, reduzindo assim o índice glicêmico do alimento oque vai fazer com que a glicêmia fique bem controlada.


-Pipoca: a pipoca é um alimento rico em antioxidantes, substância essencial para combater a ação dos radicais livres. É bom aprender a fazer uma versão ainda mais saudável, sem óleo.

Nenhum comentário: