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sábado, 3 de setembro de 2016

Municípios] Ouvidoria de São Gonçalo do Amarante renova plataforma de atendimento


Sistema integra demandas de informação e permite que a população acompanhe o pedido pela internet

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante implantou no mês de agosto uma nova plataforma que integra a Ouvidoria e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, e-SIC. A medida garante mais transparência à gestão pública municipal e segue a Lei de Acesso à Informação, em vigor desde 2012. Pela nova plataforma, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode enviar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitar informações à prefeitura de São Gonçalo do Amarante por meio do site (www.saogoncalodoamarante.ce.gov.br). O sistema eletrônico organiza e facilita os procedimentos da Ouvidoria, tanto para o cidadão quanto para a administração pública. Depois de fazer o pedido, é possível acompanhar o cumprimento do prazo de resposta, consultar as respostas recebidas, apresentar reclamações e entrar com recursos, entre outras ações.

De acordo com a Ouvidoria municipal, responsável por gerenciar a ferramenta, o atual sistema permite uma melhor gestão dos atendimentos realizados ao encaminhar os pedidos aos departamentos responsáveis de forma instantânea. Além das solicitações, o sistema é capaz de gerar relatórios sobre as consultas realizadas e medir o desempenho no atendimento. O prazo de resposta a essas solicitações é de no máximo 30 dias. Com o novo sistema, a Prefeitura espera dar mais agilidade para quem busca informações e seguir melhorando no quesito transparência.

Na última avaliação do Tribunal de Contas dos Municípios, que atribuiu uma nota sobre a transparência das prefeituras, São Gonçalo do Amarante foi avaliada com nota 7.5, sendo aprovada no cumprimento da lei. No Ceará, em 2016, o Tribunal de Contas dos Municípios identificou nove prefeituras e 29 câmaras em descumprimento com a lei da transparência. Desde o início do ano, foram identificados 458 irregularidades em portais da transparência, 26% delas referentes às prefeituras.

A Ouvidoria

A Ouvidoria de São Gonçalo do Amarante na atual gestão, foi regulamentada por lei municipal, compondo iniciamente a estrutura organizacional da Prefeitura e, mais tarde, incorporada à Lei que cria a Secretaria de Controladoria, Ouvidoria e Transparência (Secot). A Ouvidora do município, Ana Carolina Rios Alves, reforça a importância estratégica do órgão para a prefeitura e suas secretarias: "As demandas versam sobre variados assuntos, tendo uma procura satisfatória. No entanto, é de suma importância que a população use este órgão e seus canais de acesso para que o Prefeito tenha a real noção do que vem sendo realizado pela gestão e o grau de satisfação de todos, sendo um termômetro das ações desempenhadas e serviços prestados.”, explica ela. 

A ouvidora esclarece ainda que o órgão, além de receber as manifestações, tem poder de sugerir a abertura de sindicâncias quando há irregularidade funcional: “É um aspecto importante de controle de gestão o poder que a Ouvidoria tem de requerer abertura de sindicância para apuração dos fatos e posterior responsabilização daquele agente público, quando há a existência de alguma irregularidade praticada, sob a égide do Estatuto do Servidor Público Municipal e princípios administrativos" conclui.


Além do acesso à ouvidoria pelo site, o cidadão poderá entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através do telefone 3315.4067; por e-mail (ouvidoria@saogoncalodoamarante.ce.gov.br); por carta, ou pessoalmente. O órgão está localizado no paço municipal - Rua Magna Nascimento, 366, Centro.

DICAS PARA REALIZAR SOLICITAÇÕES À OUVIDORIA:

Antes de realizar sua solicitação, é importante verificar se a informação já se encontra disponível no site do órgão ou entidade, principalmente no Portal da Transparência daquele órgão. Assim, você poderá ter acesso imediato à informação de seu interesse.

Faça um pedido de cada vez. Seu pedido ficará mais claro e a resposta poderá chegar mais rápido. Caso você decida enviar mais de uma pergunta de uma vez só, elas serão respondidas em conjunto mesmo que uma das informações já esteja disponível.

Seja objetivo e escreva de forma clara. É importante que o órgão compreenda corretamente qual é o seu pedido para lhe enviar uma resposta adequada.

Ao escrever seu pedido, dê o máximo de detalhes possíveis sobre que informação você deseja.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados.  Para enviar a resposta de seu pedido ou esclarecer dúvidas, o órgão/entidade utilizará esses dados.


Futuramente, os pedidos à ouvidoria poderão ser publicados. Logo, evite informar seus dados pessoais no campo dedicado à descrição do pedido. Coloque-os apenas no seu cadastro no sistema.

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