Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de julho de 2015

Encontro] Os artistas Danilo Pinho e Paulo Caldas são os novos curadores do Teatro Dragão do Mar


Em encontro com membros da classe artística cearense, nesta terça-feira (14), a diretoria do Centro apresentará os novos curadores, que, por sua vez, tornarão públicas as propostas de ocupação do Teatro.

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura anuncia, para o segundo semestre deste ano, uma nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar. Convidados pela diretoria do centro cultural, o ator Danilo Pinho e o coreógrafo Paulo Caldas são os novos curadores do espaço, ficando responsáveis pela análise dos projetos e pela proposição de ações de ocupação. Nesta terça-feira (14), às 19h, no Auditório, os curadores, bem como suas propostas curatoriais serão apresentados oficialmente à classe artística. O documento com os termos da nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar só será finalizado, no entanto, após sugestões dadas pelos artistas durante a reunião.

A ideia de um conselho de curadores para o Teatro já vinha sendo estudada pela diretoria do Dragão para 2015, mas sua execução foi acelerada após sugestão da classe artística, em abril deste ano. O diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno, reforça a importância de uma política de ocupação que esteja sempre afinada com os anseios da classe artística. Após análise, a diretoria chegou aos nomes de Pinho e Caldas. “São profissionais de carreira solidificada, de forte atuação no campo das artes cênicas do Estado e diálogo permanente entre os membros da classe. Danilo e Paulo ajudarão ainda a pensar e a implementar a nova Temporada de Arte Cearense, composta por projetos selecionados nos Editais Culturais 2015/2016”, acrescenta.

Segundo os curadores, a nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar visa estimular a produção artística do Ceará nas áreas de teatro, dança e circo; e também formar plateias por meio de uma programação destinada prioritariamente aos artistas da cidade de Fortaleza e do interior do Estado. “Mas, claro, as pautas procurarão contemplar, além de espetáculos locais, as produções nacionais e internacionais”, destacam em carta curatorial que será apresentada nesta terça-feira (14).

Ainda conforme a carta, o conselho curatorial propõe assumir como critérios norteadores para a ocupação: o diálogo do projeto com a cena contemporânea; a concepção da proposta (sobretudo seu caráter de experimentação e pesquisa de linguagem); a consistência do projeto; sua viabilidade técnica e orçamentária; o currículo de seus integrantes; a importância do projeto no contexto local/regional e a disponibilidade de pauta no período solicitado.

Outra proposta importante será o acesso virtual a informações técnicas e a todos os detalhes de como pleitear a ocupação do Teatro. No site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), será possível baixar formulário de solicitação de pauta, que, após preenchimento, deverá ser enviado ao e-mail pauta@dragaodomar.org.br. Já críticas e sugestões poderão ser encaminhadas diretamente aos curadores por meio do endereço: teatrodragaodomar@gmail.com.


É relevante salientar que todos esses processos são propostas iniciais dos novos curadores. Sugestões poderão ser dadas pelos participantes da reunião.


SERVIÇO:
Encontro com a classe artística
Em pauta: nova política de ocupação do Teatro Dragão do Mar
Quando: dia 14 de julho (terça-feira)
Horário: às 19h
Onde: Teatro Dragão do Mar - Fortaleza / CE
Acesso livre


SOBRE OS CURADORES:

Paulo Caldas
O coreógrafo Paulo Caldas, diretor da companhia de dança Staccato (RJ/CE), tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e audiovisual. Codiretor do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e do Ateliê Internacional de Dança, foi professor dos cursos de graduação em dança da UniverCidade (2007-2010) e da Faculdade Angel Vianna (1995/2010). Bacharel em Filosofia, é mestre e doutorando em Educação. Atualmente, é professor dos cursos de Dança da UFC.

Danilo Pinho

Ator, diretor e pesquisador de teatro, é graduado em fonoaudiologia e mestre em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, está se dedicando ao estudo, pesquisa e tradução de autores que são referências no estudo da voz do ator de teatro, como Cicely Berry e Kristin Linklater. É professor do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Áreas de interesse: a arte do ator, especialmente a dinâmica da transição nas ações físicas e vocais do ator.

Nenhum comentário: