Em encontro com membros da classe
artística cearense, nesta terça-feira (14), a diretoria do Centro apresentará
os novos curadores, que, por sua vez, tornarão públicas as propostas de
ocupação do Teatro.
O Centro Dragão do Mar de Arte e
Cultura anuncia, para o segundo semestre deste ano, uma nova política de
ocupação do Teatro Dragão do Mar. Convidados pela diretoria do centro cultural,
o ator Danilo Pinho e o coreógrafo Paulo Caldas são os novos curadores do
espaço, ficando responsáveis pela análise dos projetos e pela proposição de
ações de ocupação. Nesta terça-feira (14), às 19h, no Auditório, os curadores,
bem como suas propostas curatoriais serão apresentados oficialmente à classe
artística. O documento com os termos da nova política de ocupação do Teatro
Dragão do Mar só será finalizado, no entanto, após sugestões dadas pelos
artistas durante a reunião.
A ideia de um conselho de
curadores para o Teatro já vinha sendo estudada pela diretoria do Dragão para
2015, mas sua execução foi acelerada após sugestão da classe artística, em
abril deste ano. O diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar, João Wilson Damasceno,
reforça a importância de uma política de ocupação que esteja sempre afinada com
os anseios da classe artística. Após análise, a diretoria chegou aos nomes de
Pinho e Caldas. “São profissionais de carreira solidificada, de forte atuação
no campo das artes cênicas do Estado e diálogo permanente entre os membros da
classe. Danilo e Paulo ajudarão ainda a pensar e a implementar a nova Temporada
de Arte Cearense, composta por projetos selecionados nos Editais Culturais
2015/2016”, acrescenta.
Segundo os curadores, a nova
política de ocupação do Teatro Dragão do Mar visa estimular a produção
artística do Ceará nas áreas de teatro, dança e circo; e também formar plateias
por meio de uma programação destinada prioritariamente aos artistas da cidade
de Fortaleza e do interior do Estado. “Mas, claro, as pautas procurarão
contemplar, além de espetáculos locais, as produções nacionais e
internacionais”, destacam em carta curatorial que será apresentada nesta
terça-feira (14).
Ainda conforme a carta, o conselho
curatorial propõe assumir como critérios norteadores para a ocupação: o diálogo
do projeto com a cena contemporânea; a concepção da proposta (sobretudo seu
caráter de experimentação e pesquisa de linguagem); a consistência do projeto;
sua viabilidade técnica e orçamentária; o currículo de seus integrantes; a
importância do projeto no contexto local/regional e a disponibilidade de pauta
no período solicitado.
Outra proposta importante será o
acesso virtual a informações técnicas e a todos os detalhes de como pleitear a
ocupação do Teatro. No site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br), será
possível baixar formulário de solicitação de pauta, que, após preenchimento,
deverá ser enviado ao e-mail pauta@dragaodomar.org.br. Já críticas e sugestões
poderão ser encaminhadas diretamente aos curadores por meio do endereço:
teatrodragaodomar@gmail.com.
É relevante salientar que todos
esses processos são propostas iniciais dos novos curadores. Sugestões poderão
ser dadas pelos participantes da reunião.
SERVIÇO:
Encontro com a classe artística
Em pauta: nova política de
ocupação do Teatro Dragão do Mar
Quando: dia 14 de julho
(terça-feira)
Horário: às 19h
Onde: Teatro Dragão do Mar - Fortaleza / CE
Acesso livre
SOBRE OS CURADORES:
Paulo Caldas
O coreógrafo Paulo Caldas,
diretor da companhia de dança Staccato (RJ/CE), tem sua produção artística
marcada pela aproximação entre dança e audiovisual. Codiretor do dança em foco
– Festival Internacional de Vídeo & Dança e do Ateliê Internacional de Dança,
foi professor dos cursos de graduação em dança da UniverCidade (2007-2010) e da
Faculdade Angel Vianna (1995/2010). Bacharel em Filosofia, é mestre e
doutorando em
Educação. Atualmente , é professor dos cursos de Dança da UFC.
Danilo Pinho
Ator, diretor e pesquisador de
teatro, é graduado em fonoaudiologia e mestre em artes cênicas pela
Universidade Federal da Bahia. Atualmente, está se dedicando ao estudo,
pesquisa e tradução de autores que são referências no estudo da voz do ator de
teatro, como Cicely Berry e Kristin Linklater. É professor do curso de
Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Ceará. Áreas de interesse: a arte do ator, especialmente a dinâmica da
transição nas ações físicas e vocais do ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário