Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Show] VÉSPERA DO CARNAVAL - Dia 28.02 na CIDADE JAZZ & BLUES - Marcos Lessa, Big Band Unifor e alunos das Residências Artísticas



Marcos Lessa

BIG BAND UNIFOR




Dia 28 (SEXTA): Apresentação de alunos e shows da Big Band Unifor e Marcos Lessa abrem a programação na Cidade Jazz & Blues


O Festival Jazz & Blues em Guaramiranga acontece 01 a 04 de março, sábado a terça de Carnaval, e continua em Fortaleza nos dias 06 e 07. Mas na véspera, dia 28 de fevereiro, tem shows de abertura na serra a partir das 20 horas na Cidade Jazz & Blues, palco principal do evento que chega à 15ª edição.

A programação de abertura começa com a Apresentação dos Resultados das Residências Artísticas do projeto Música é para a Vida, que é realizado pela Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Em seguida, dois grandes shows para marcar a data com muita música boa: BIG BAND UNIFOR e MARCOS LESSA, em parceria com o Festival Saberes & Sabores. O acesso é gratuito.

Residências Artísticas

Depois de uma semana de imersão na formação musical com grandes nomes da música instrumental do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, os alunos e arte educadores participantes das Residências Artísticas apresentam o resultado do que aprenderam, sob orientação dos professores: Itiberê Zwarg (Prática de conjunto), Ajurinã Zwarg (Prática de percussão e Prática de conjunto), Mariana Zwarg (Prática de sopro), Hermano Faltz (Prática de guitarra), Davi Calandrine (Prática de violão e Leitura e rítmica), Miquéias dos Santos (Prática de baixo e Harmonia e análise), Tito Freitas (Prática de teclado e Prática de conjunto) e Pedro Ito (Prática de bateria e Prática de conjunto). As Residências Artísticas acontecem em Pacoti de 22 a 27 de fevereiro.

Big Band UNIFOR

A Big Band UNIFOR é o mais novo grupo de arte da Universidade de Fortaleza., formado em outubro de 2013. Desde então vem se apresentando em eventos internos da UNIFOR. O show no palco da Cidade Jazz & Blues marcará a estreia para o público em geral.Sob a regência de Robson Lima, a Big Band UNIFOR é formada por 16 músicos, sendo 5 saxofones (saxofones altos, tenores e barítono), 4 trompetes, 4 trombones, 1 bateria, 1 baixo e 1 piano.

O grupo é formado por alunos da universidade e da comunidade em geral. Possui caráter didático e tem por objetivo oferecer aos integrantes o aperfeiçoamento técnico e musical através de um repertório eclético, que atenda aos mais diversos eventos da Universidade, entre outros.

Para este show, a Big Band UNIFOR selecionou um repertório tradicional para Big Band, como "In The Mood, Moonlight Serenade" e arranjos modernos de obras de grandes músicos brasileiros, como Arturo Sandoval, e do grande arranjador brasileiro Nilson Viera. O regente promete surpresas para o final desse enérgico show, em clima de carnaval.

Marcos Lessa

No Festival Jazz & Blues de 2013 ele foi muito bem recebido pela plateia que lotou a Cidade Jazz & Blues e aplaudiu com gosto sua homenagem a Wilson Simonal. De lá para cá, Marcos Lessa conquistou também o país em suas participações no programa The Voice Brasil, chegando à semifinal. O jovem cearense de sorriso aberto surpreendeu o júri e os telespectadores de todo o Brasil com a sua voz bela, firme e madura, o que lhe rende até hoje inúmeras elogios de público e crítica. Agora ele está de volta ao palco de Guaramiranga, para deleite do público do Festival Jazz & Blues, como show "Canções da Estrada".

Esse jovem garimpeiro da arte vem colando as peças de um quebra-cabeça para contar a história da música brasileira em seus shows; como vem homenageando grandes artistas, tais como: Ivan Lins, Gonzaguinha, Wilson Simonal, Fagner, Belchior e outros grandes intérpretes e compositores brasileiros, bem como, apresentando a sua própria criação que aos poucos vem despertando o interesse daqueles que valorizam o conteúdo e a embalagem. "Canções da Estrada" é o que Marcos Lessa juntou no meio do caminho e que fala alto dentro dele para levar ao povo, junto com o que ele próprio vem compondo como forma de dizer como ele é, e o que ele sente.

QUEM FAZ

O Festival Jazz & Blues 2014 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento: Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO
Abertura do Festival Jazz & Blues - Dia 20 de fevereiro, às 20 horas, na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga. Apresentação dos resultados das Residências Artístias e shows da Big Bnd UNIFOR e do cantor Marcos Lessa. Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). GRÁTIS.



Nenhum comentário: