Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Show] Ele está de volta aos palcos! Robertinho de Recife apresenta seu épico ‘Rapsódia Rock on Road’ no Festival Jazz & Blues




 Robertinho de Recife

Considerado um dos maiores guitarristas do mundo, há 25 anos ele apresentava o espetáculo na Quinta da Boa Vista, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, sob a regência luxuosa do inglês George Martin, maestro e produtor dos Beatles.
Produtor musical, amigo de cearenses famosos (Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Ricardo Bezerra, Amelinha), Robertinho de Recife retoma os palcos para cumprir o que a natureza lhe reservou por missão: tocar e alegrar o público. E recomeça por cima, no Festival Jazz & Blues, um dos mais importantes eventos do gênero já criado no país, que chega à 15 edição no período de 01 a 04 de março em Guaramiranga e nos dias 06 e 07 em Fortaleza. “Esse retorno tem um simbolismo muito forte. Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada”, revela.

Ele e banda fazem a festa com o consagrado espetáculo ‘Rapsódia Rock on Road’, executando canções de sua autoria, como ‘No mundo dos sonhos’ (tema da novela Pantanal, da Rede Manchete) e ainda ‘Jesus – Alegria dos Homens’, de Bach; a 5ª Sinfonia de Beethoven; as Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. “Toco por mais de uma hora. No pedido de bis, outro bocado de coisas interessantes”, promete Robertinho.

A volta de Robertinho de Recife aos palcos será em dois shows no Festival Jazz & Blues: no dia 02 de março em Guaramiranga (fechando a programação das 21h30 na Cidade Jazz & Blues) e no dia 07 em Fortaleza, às 19h30, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Acordes que ninguém esquece - Até há pouco tempo resistente ao facebook, o guitarrista, “mentor” da banda Yahoo, sucesso nos anos 90, abriu perfil e em menos de um mês já havia mais de 5 mil fãs. O contato remoto animou o artista. Com o público curtindo bem as apresentações dele no Youtube, decidiu encarar. “Faço um show instrumental, mas vou ainda solar músicas para que todos cantem”.

Robertinho do Ceará - Produtor de discos de Fagner e Falcão, entre tantos outros, ele conta que tem muitos amigos aqui. “Eu não era da turma do Alceu Valença, sou pernambucano da turma do Ceará; toquei na Massafeira”. Tem até piada envolvendo o assunto: certa vez, um fã perguntou se era Robertinho de Recife ou do Ceará. “Meu muito obrigado é sob a forma de música. O público vai gostar”, finaliza.

O FESTIVAL JAZZ & BLUES

Há 15 anos, quando pela primeira vez se ouviu falar que em Guaramiranga os dias de Carnaval seriam embalados por jazz e blues, a crença de que essa ideia ia dar certo não foi unânime. Afinal, em um estado famoso pelos atrativos turísticos praianos, era um desafio e tanto investir em um evento dessa natureza na região serrana do Ceará.

Mas para as idealizadoras do projeto, Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, da Via de Comunicação e Cultura, esse diferencial era justamente um dos pontos fortes. Não deu outra! Em 2014 o Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição, com o mérito de ter inspirado vários outros festivais nesse e em outros períodos do ano, tanto no Nordeste como em outras regiões.

Esta comemoração de 15 anos do Festival Jazz & Blues leva aos palcos grandes nomes de diferentes gerações, países diversos, gêneros abrangentes, mas todos com um ponto em comum: são exímios instrumentistas, cantores ou compositores, de talento reconhecido dentro e fora do país.

Além de ROBERTINHO DE RECIFE, são atrações do festival nesta edição: EDU LOBO, acompanhado por Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano) - FRANCIS HIME E OLIVIA HIME, o harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA com a participação especial de Andrea Tierra, RICARDO HERZ TRIO, a cubana YILIAN CAÑIZARES, o guitarrista cearense MIMI ROCHA, o quinteto VENTO EM MADEIRA com a participação especial de MÔNICA SALMASO, ITIBERÊ ZWARG, MARIMBANDA, o pianista e arranjador TITO FREITAS, o cearense projeto JAZZIN. A Hora do Blues, será de ARTUR MENEZES, FELIPE CAZAUX com a BANDA RENEGADOS, BLUES LABEL e ALLYSSON DOS ANJOS.

O Festival Jazz & Blues 2014 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Indaiá, Coelce, Agrícola Famosa, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Banco do Nordeste, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Secretaria da Cultura. Agradecimento: Oi. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: SCPCC, APAMA, Via de Comunicação e Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

FESTIVAL JAZZ & BLUES 2014 - De 01 a 04 de março em Guaramiranga e dias 06 e 07 em Fortaleza. Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Redes Twitter: @jazzebluesce. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

Nenhum comentário: