Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

[Vila das Artes – CE]

Grandes Pensadores

Tópicos Utópicos debate As Revoluções com Michael Löwy. Nesta quinta, às 19h, e na sexta, às 14h30.

 O filósofo e sociólogo Michael Löwy é o convidado de outubro do Tópicos Utópicos, projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza que traz grandes pensadores que são referências na esquerda mundial e nacional para encontros e reflexões sobre temas da humanidade. Esta segunda edição acontece na quinta (21) às 19h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas - Centro, entre o as ruas Gonçalves Lêdo e Tenente Benévolo) e no Auditório da Faculdade de História da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2762, Benfica), na sexta (22) às 14h30. “As Revoluções dos Séculos XlX e XX" será tema do encontro que também receberá o lançamento do livro Revoluções, organizado por Löwy e editado pela Boitempo (São Paulo). O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Comissão de Participação Popular e da Secretaria de Cultura de Fortaleza em parceria com a Universidade Federal do Ceará, a Editora Boitempo e a Escola Nacional Florestan Fernandes. Michael Löwy nasceu em São Paulo, no dia 6 de maio de 1938. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1969 vive em Paris. É diretor emérito de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Foi homenageado, em 1994, com a medalha de prata do CNRS em Ciências Sociais. É um relevante estudioso do marxismo, com pesquisas sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács, Lucien Goldmann e Walter Benjamin. Informações pelo telefone (85) 3452-2110

Espetáculo

O espetáculo "Martyras: Aos olhos de Antígona" é apresentado na Vila das Artes

“Martyras: Aos olhos de Antígona” é uma livre adaptação da clássica tragédia  grega de Sófocles que acontece em meio ao grande ritual de celebração das Moiras, divindades do ciclo natural da vida. O espetáculo será apresentado nas próximas quintas, 21 e 28 de outubro, às 19h30, na Vila das Artes. A adaptação é do Grupo de Pesquisas Cênicas Teatro das Moiras que acompanha a história da personagem Antígona seguindo o fluxo de seus pensamentos. O espetáculo é marcado pela história sobre a importância de levar as convicções, ideais e paixões até as últimas conseqüências, sejam elas quais forem. O evento tem entrada gratuita e acontece na sala de dança da Vila das Artes. Informações pelos telefones (85) 3252-1444 ou (85) 8690-0037 ou 8128-7177.

Cineclube

“O Sol do Marmeleiro” do espanhol Victor Erice será exibido na quarta às 18h30.

 O Cineclube Vila das Artes exibe na quarta (27), dentro da Mostra Cinema Contemporâneo o filme “O Sol do Marmeleiro”, de Victor Erice que estreou no cinema em 1969 dirigindo um episódio do filme "Los Desafios", sendo premiado no Festival de San Sebastian. "O Espírito da Colméia", produção de 1973, venceu o mesmo festival espanhol e causou grande impressão por todo o mundo. "El Sur", de 1983, consagrou ainda mais este realizador de poucos, mas sempre com exímios filmes. “O Sol do Marmeleiro” é a história do artista Antonio Lopez com os seus momentos de extrema concentração para pintar. Em seu jardim, as frutas de um marmeleiro, uma árvore que ele plantou há muito tempo, estão maduras. Este jardim é agora o seu ateliê. A entrada é gratuita.

Dança

Oficina de Corporeidade e Composição Coreográfica recebe inscrições até dia 28 de outubro.


A Escola Pública de Dança da Vila das Artes está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro para a Oficina Corporeidade e Composição Coreográfica com o coreógrafo Edvan Monteiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila e os interessados devem apresentar um currículo, ter idade mínima de 16 anos, formação em dança e no mínimo dois anos de experiência. As aulas serão de 3 a 5 de novembro, das 10h às 12h. A Oficina vai abordar exercícios de conscientização do corpo através do sistema Laban. “Esses exercícios não só proporcionam um conhecimento do corpo, mas também do espaço em que este corpo se insere e as pessoas a sua volta. Também envolveremos técnicas que possibilitem uma relação entre todos os participantes como jogos de contato, improvisação e composição em tempo real” explica Monteiro. São oferecidas 20 vagas.

Cursos Livres

Curso de Assistência e Operação de Câmera HD é cancelado e Direção de Fotografia com Alziro Barbosa será oferecido

O CANNE - Centro Audiovisual Norte-Nordeste e a Vila das Artes cancelaram o curso de Assistência e Operação de Câmera HD, devido incompatibilidade de agenda entre o professor e o Núcleo de Produção Digital. No lugar do curso será oferecido outro, de Direção de Fotografia com o professor Alziro Barbosa que utilizará uma câmera HD durante as aulas. Os inscritos no curso de Operação e Assistência de Câmera estarão, caso tenham interesse, automaticamente inscritos para o curso de Direção. É necessário apenas entrar em contato com a Vila das Artes pelo telefone 3252-1444 para confirmar. As aulas serão de 6 a 10 de dezembro deste ano, das 18h30 às 22h, e as novas inscrições serão recebidas de 18 de outubro a 17 de novembro de 2010. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes das 9h às 20h. O interessado deve apresentar um comprovante de experiência profissional, currículo e uma foto 3x4, além de preencher a ficha no local.

Lugar de Formação

Equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado a Secretaria de Cultura (Secultfor) a ViladasArtes é lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Oferece gratuitamente uma série de cursos, em diferentes formatos e que atendem a um público diverso. A ViladasArtes foi implantada em 2006 - uma conquista compartilhada entre a classe artística e a Prefeitura de Fortaleza. Contribui com ações que envolvem o circuito de artes e o interesse público, potencializando reflexões e debates sobre política, arte contemporânea e a cidade. Situado em local estratégico, no centro de Fortaleza, o Bloco I (Casa das Escolas) foi inaugurado em setembro de 2008 e abriga as Escolas Públicas de Audiovisual e Dança, um Núcleo de Produção Digital, além de Biblioteca, Videoteca, sala de dança, ilhas de edição e auditório.


Parceria: Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Rede Olhar Brasil - Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Apoio: Kodak, Quanta e Prodança. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fundo Nacional de Cultura e Lei de Incentivo a Cultura (Ministério da Cultura) e Governo Federal. Siga no twitter.com/viladasartes e www.facebook.com/viladasartes

ViladasArtes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Fortaleza|Ceará|Brasil
Telefone (55+85) 3252.1444 comunicacaoviladasartes@gmail.com, viladasartesfortaleza@gmail.com

Escola Pública de Dança (85) 3105.1402
escoladedancadefortaleza@gmail.com

Escola Pública de Audiovisual (85) 3105.1404
escoladeaudiovisualdefortaleza@gmail.com

Núcleo de Produção Digital (85) 3105.1410
npdfortaleza@gmail.com

Nenhum comentário: