Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

LANÇAMENTO HOJE (21) a problemáticade envelhecer e esquecer é abordada


Livro Homo deletabilis, com lançamento nesta quinta-feira, 21, às 18h, em Fortaleza, aborda a problemática de envelhecer e esquecer


Nosso tempo parece cada vez mais assombrado por um temor amplo e difuso às sombras do esquecimento. Em uma era destituída de transcendência, em que perspectivas de longo prazo tendem a se esvaziar, o medo de envelhecer se associa à sensação inquietante de perda progressiva da memória. Envelhecer e esquecer se tornam problemas precoces, a serem mitigados por novos fármacos e por toda sorte de fitness cerebral. A abordagem dessa densa problemática contemporânea se enriquece com a retomada do pensamento de dois filósofos que propuseram instigantes conceitos de memória e de esquecimento nas últimas décadas do século XIX: Henri Bergson e Friedrich Nietzsche.

O assunto é tratado em Homo deletabilis – corpo, percepção, esquecimento do século XIX ao XXI (Garamond. 2010. 195p) livro de autoria da carioca Maria Cristina Franco Ferraz, com lançamento em Fortaleza/CE nesta quinta-feira, 21, às 18 horas no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção (Rua José Avellino, 495 – Praia de Iracema). O lançamento acontece dentro da programação do Encontro Terceira Margem, um dos programas da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2010, que segue até o dia 10 de novembro.

Maria Cristina Franco Ferraz é professora titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal Fluminense/UFF, doutora em Filosofia pela Sorbonne, com três estágios de pesquisa pós-doutoral em Berlim (Alemanha). Coordenadora do doutorado internacional Erasmus Mundus Estudos Culturais em Interzonas Literárias. Autora das obras: Nietzsche, o bufão dos deuses (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994; Ediouro / Sinergia: 2009 e Paris: L’Harmattan, 1998), Platão: as artimanhas do fi ngimento (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999; Ediouro / Sinergia, 2009), Nove variações sobre temas nietzschianos (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002).

Após o lançamento, também como parte do Encontro Terceira Margem, da Bienal De Par Em Par, Maria Cristina Franco Ferraz participa, às 19 horas, no seminário Corpo, Performance e Biopolítica – modos de vida e estéticas da existência, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), ocasião em que profere palestra sobre Biopolítica e mulher-hormônio: cultura somática e invenção artística. O acesso é gratuito.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par é apresentada pela Petrobras e BNDES. e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Funarte e da Oi.  Apoio institucional: Culturesfrance, Prohelvetia, Ville de Geneve e República e Estado de Geneve.  Apoio cultural: Ministério da Cultura, Oi Futuro, Centro Cultural Banco do Nordeste e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado. Realização: Indústria da Dança, Quitanda das Artes, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Sesc Senac e Proarte. A Bienal tem ainda a parceria do Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança, da Prodança, da Mungango Produções, Rumos Itaú Cultural, Cinco Elementos Produções, Prefeitura de Fortaleza, Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, Indaiá e Café Teatro das Marias.
   

Nenhum comentário: