"Panorama das relações entre arte e tecnologia digital no Brasil" é o tema que será discutido no programa de debates Papo XXI, dentro da Jornada Brasileira de Imagens ao Vivo. O debate acontecerá no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), na próxima terça-feira, 21, às 19 horas.
O tema será apresentado pelo artista e curador de Arte Digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira, Cícero Silva, e debatido pelo sociólogo, escritor e artista visual Júlio Lira e o fotógrafo, designer, ilustrador e educador Paulo Amoreira, além do público presente ao CCBNB-Fortaleza, que poderá formular perguntas por escrito.
As tecnologias digitais têm gerado sociabilidades e radicais transformações culturais, novos arranjos da divisão de trabalho, inesperadas formações de times de trabalho que se dedicam a aplicações estéticas da tecnologia e, inversamente, aplicações tecnológicas da estética.
Esta interação se cristaliza em trabalhos de computação gráfica, visão computacional, processamento de imagem, realidade virtual e da interação homem-computador e tem seus interesses espalhados por mídias como cinema, dança, animação, jogos, educação e instalações de arte.
Qual o estado da arte destas práticas digitais na cultura brasileira? Quais os desafios e possibilidades que se abrem neste começo de século? Estas são algumas das questões a serem abordadas por Cícero Silva em debate com Paulo Amoreira e Júlio Lira, nesta edição do programa Papo XXI. Cícero Silva é o coordenador do grupo de Software Studies, pesquisador e referência no pensamento brasileiro sobre políticas para a cultura digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário