Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

[FESTAS] Programação Gratuita

DIA 7 (Quinta-feira)
CINE LITERÁRIO\\

No Cine Literário Dolor Barreira, adaptações cinematográficas de obras literárias, documentários sobre autores e sessões especiais aproximam o público da Literatura através da sétima arte. Neste mês, exibição do filme “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé. O filme narra a história do pequeno vilarejo de Javé e o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Serviço:
Cine Literário, dias 07, 21 e 28, às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)

DIA 8 (Sexta-feira)
SOL MAIOR\\ 17h
O projeto Sol Maior, que traz música de qualidade para acompanhar o pôr-do-sol no Passeio Público, terá como atrações nesta sexta-feira (8) o Grupo Fóssil (música instrumental) e o lançamento da 15º Revista Soma. As músicas do Fóssil trabalham com ambientações de trilhas sonoras, música experimental e as mais diversas vertentes da música contemporânea mundial.

No momento o grupo cearense, radicado em São Paulo, realiza a divulgação do seu disco de estréia, intitulado “Insônia – La movimentacion musicale intermezzo minimal”, lançado pelo selo londrino Curve Music (Reino Unido). Na apresentação no Passeio Público, o Fóssil, considerado um dos expoentes da nova música instrumental brasileira, mostra sua sonoridade inusitada composta por elementos de improvisação livre, música eletrônica, temas urbanos, trilhas sonoras e arranjos climáticos.

O pôr-do-sol também contará com o lançamento da 15ª edição da revista Soma, publicação nacional de conteúdo voltado para as artes visuais, música, ilustrações e multiplas linguagens artísticas. A distribuição da revista é gratuita e conta com a distribuição do Fóssil e Vila das Artes.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, a partir das 17h, apresentações diversas ao pôr-do-sol, e aos sábados, a partir de 12h30, música com a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o nosso chorão referencial, o Macaúba.

Nesta sexta (08) o show é com o Regional Cordas que Falam, grupo que existe desde 1997 e, com a atual formação, há seis anos. Formado por Fernando do Pandeiro, Luis José no cavaquinho, Márcio Ramalho no violão de sete cordas, Manuel Guerreiro no violão de seis cordas e Saraiva do Bandolim, o Cordas que Falam executa pérolas do gênero, incluindo grandes nomes do choro no repertório.

Serviço
Chorinho no Mercado. Dia 08, show com o Regional Cordas que Falam, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

BNB NAS PRAÇAS\\ todas as sextas-feiras de janeiro
No mês de janeiro, as praças da cidade vão ver o espetáculo “Pau que Nasce Torto, Mija Fora da Bacia”, do Grupo Os Cutubas. O espetáculo é a encenação do encontro de um calango e de uma lagartixa que têm um objetivo comum: casarem-se. O romance se instala e logo deságua no sonhado casamento, mas nem tudo é um mar de rosas. As diferenças logo aparecem e parecem ser intransponíveis. Um jogo de poder e manipulação se instala e o “salve-se quem puder” reina numa selvageria, onde a lei é a do mais forte. O espetáculo dura 40 minutos. Classificação indicativa: livre. Todas as sextas-feiras de julho, a partir das 16h, nas praças do Centro de Fortaleza. Mais informações: Centro Cultural Banco do Nordeste. Fone: (85) 3464.3178 / Fax (85) 3464.3177. E-mail: carolinatr@bnb.gov.br

Programação (sempre às 16h)
DIA 8
Praça José de Alencar (entre as ruas 24 de Maio, São Paulo, General Sampaio)

DIA 9 (Sábado)
SOL MAIOR\\ 12h30
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado (9), a partir das 12h30, o saxofonista Márcio Resende. Natural do Rio de Janeiro, o músico estudou em Boston, nos Estados Unidos, nos anos 1980 na Berlkee College of Music do New England Conservatory of Music e na New York University. Já trabalhou com Nana Caymmi, Cláudio Nucci, Durval Ferreira, Elza Soares, Fagner,Wilson Simonal, Belchior e Mário Adnet,entre outros.

Serviço
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentações diversas ao pôr-do-sol (a partir das 17h) e aos sábados, a partir de 12h30, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

DIA 10 (Domingo)
FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo (10), o show será com Nicinha do Acordeon.

Jeanice de Sousa Candido, conhecida artisticamente por Nicinha do Acordeon, vem resgatando os valores do autêntico forró pé-de-serra, além de trazer em sua formação musical, diversos estilos que compõem a música popular brasileira. Começou sua carreira aos 15 anos de idade ao ganhar o primeiro acordeon de seu pai, João Azevedo. Incentivada pela mãe, Eliene, Nicinha sempre procurou aprender cada dia mais e teve como seu primeiro professor Tatinho do Acordeon, com quem aprendeu seus primeiros acordes.

Aos 19 anos, Nicinha lançou seu primeiro CD, com músicas que retratam o autêntico forró nordestino, com a ajuda de Vanin do Acordeon. Hoje, Vanin é o maior incentivador musical e uma grande inspiração para Nicinha. Atualmente, morando em Maranguape e sempre apoiada por amigos, Nicinha e Vanin do Acordeon já dividem o palco juntos em todos os shows em busca de cada vez mais, divulgar o verdadeiro forró.

Serviço
Forró no Mercado com Nicinha do Acordeon, dia 10, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: