Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Notícia] Mapeamento realizado pela Rede Cria aponta o aumento de mulheres artesãs nas Feiras Criativas de Fortaleza

 
A pesquisa mostra uma elevação significativa no número de mulheres artesãs que participaram de alguma Feira na cidade

 

A Rede Cria atua, desde 2020, como incubadora criativa com foco no desenvolvimento das potencialidades das artesãs da comunidade da Graviola, localizada no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, realizou um mapeamento cultural com o objetivo de identificar o perfil das mulheres artesãs da Comunidade. A pesquisa faz parte das ações do projeto Artesanato em Rede e aconteceu entre os anos de 2022 e 2023, com 15 artesãs da localidade.  

Dentre os temas aplicados no questionário, uma questão ficou em bastante evidência, a participação das artesãs em Feiras Criativas na capital fortalezense. O estudo apresenta um aumento de 72,7% no número de artesãs que já participaram de alguma Feira Criativa, em 2023, diante de apenas 23,1%, em 2022. 

Ou seja, mais artesãs estão participando desses espaços de desenvolvimento da economia solidária. Entre as feiras mais citadas estão a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), Feira da Monsenhor Tabosa, Feira da Beira-Mar, Feira do Sebrae, dentre outras. 

A pesquisa também aponta que cresceu o número de mulheres que valorizam o artesanato como uma profissão. Em 2022, apenas 76,9% acreditavam que o artesanato é uma profissão valorosa, já em 2023, aumentou para 90,9% o número de mulheres que acham a profissão muito importante. 

Com isso, houve uma crescente no percentual de mulheres que adquiriram a Carteira Nacional de Artesão. Em 2022 apenas 7,7% tinham a carteira, se comparado a 2023, onde as adesões à carteira quase triplicaram chegando a 18,2%. 

A carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal. Possibilita o acesso aos cursos de capacitação, feiras e eventos expositivos apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) que promovem e estimulam o acesso dessas artesãs.O estudo também trouxe questões como a renda familiar, a cor/raça e a moradia para tentar compreender quem são essas mulheres.

  

Projeto Artesanato em Rede - Mulheres do Mar 

 

Diante dos dados, a Rede Cria lançou mais uma edição do projeto Artesanato em Rede – Mulheres do Mar, nesta segunda (09/10), que busca fomentar o empreendedorismo feminino debatendo a importância da atuação em rede como estratégia para fortalecer a autoestima e força competitiva de artesãs no mercado criativo de Fortaleza.  

Bem como, reduzir as desigualdades de gênero e contribuir para a inserção produtiva de artesãs na indústria criativa do município proporcionando a promoção da cidadania, a geração de trabalho e renda, o crescimento econômico inclusivo, a valorização do patrimônio cultural cearense e o incremento da economia circular. 

A coordenadora do projeto, Vivi Façanha, acredita que o mapeamento serve como suporte para planejar as ações do Artesanato em Rede. "Os dados mostram que houveram mudanças na vida das mulheres. Mais participação em feiras e a valorização do seu trabalho. Esperamos que essa edição contribua no fortalecimento de suas habilidades criativas", enfatiza. 

O Artesanato em Rede beneficiará 15 mulheres artesãs da Rede Graviola - modelo de negócio social inovador e sustentável que contribui para a difusão da produção autoral das mulheres. As artesãs passarão por um ciclo formativo que contará com workshops, oficinas, consultorias, criação de coleção de moda, participação em feiras e ampliação de canais de vendas. 

Vivi Façanha também explica que os dados ajudarão a nortear a condução das ações formativas. "Queremos gerar impacto socioeconômico na comunidade da Graviola, através do fomento ao empreendedorismo feminino e a valorização do artesanato local.”, finaliza. 

O projeto Artesanato em Rede é uma realização da Rede Cria e conta com o patrocínio da FARM e do Instituto Precisa Ser, através do edital RE-FARM Cria, e Chancela Fortaleza Cidade Criativa e Unesco.

  

 

Serviço 

Rede Cria 

Mais informações: https://redecria.com.br 

Contato:(85) 98707.3900 (whatsApp) 

Instagram: @redecria 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Nenhum comentário: