Eu sei que deve parecer até
fake news o título da matéria, mas não é. A minha percepção profissional me
levou a escrever sobre o tema e ter essa visão. Estava há uns 4 anos pensando
sobre essa questão. E queria apenas deixar uma reflexão para você leitor. Eu
trabalho com Marketing Político Digital há alguns anos e vi várias tendências e
comportamentos dentro das eleições. Uma das coisas que não mudou e só
cresceu foi a importância que nossa
sociedade tem dado e demostrado aos influenciadores digitais.
Um artista ou politico pode
ter milhões de seguidores e numa festa, reunião ou evento pode ter a
desagradável surpresa da presença de 300 a 500 pessoas no local. E isso
significa que a conversão apesar de acontecer foi pequena. A mobilização foi
bem maior ao longo dos preparativos para o evento, e não desqualifica e nem
tira sua intencionalidade que é aumentar a lupa sobre o tema em debate.
Mas o que tem grande relevância na
minha visão são os segmentos e as segmentações. Os segmentos na política têm
cada vez mais ganhado espaço. Têm políticos que sintonizam seus discursos com
determinadas áreas como Bancada da Bíblia, Banca da do Boi, Bancada da Bala. E
isto na internet tem uma precisão e normalidade quase total. Um Youtuber que
fala de determinado assunto e tem seu público fiel poderia defender apenas os interesses de seus
leitores/seguidores assim como fazem o políticos tradicionais.
O mundo digital tem milhares de caminhos,
mas tudo depende de que estratégia usar e como utilizar suas ferramentas.
Sempre devemos pensar em pessoas neste começo de planejamento. Uma campanha
eleitoral usando pessoas de influência pode atingir patamares nunca antes
alcançados.
Dezenas de youtubers hoje no Brasil
concentram milhares de seguidores que são novos eleitores para as próximas
eleições. Qualquer personagem digital
interessante tem milhares de inscritos em seu canal e pela matemática simples
uma eleição que exigi 60 mil votos em média para se eleger um Deputado não
seria nada para qualquer youtuber com
mais de 100 mil seguidores. E a credibilidade destes youtubers com seus
seguidores-fãs é incontestável e quase inabalável.
Pensa comigo: Cantores,
Jogadores de futebol, Atores, jornalistas, radialista como Cidinha Campos e
Garotinho ganharam projeção e nome com esta mídia tradicional e agora neste
novo cenário muitos especialistas de marketing e política podem nem concordar comigo.
Mas acredito que este caminho pode acontecer muito breve como alguns nomes da
internet desta última eleição foram eleitos assim sinalizando um novo caminho
ou atalho.
A transparência das Redes Sociais e a
comunicação sem mediador facilita a comunicação direta entre eleitores e
políticos. Um dos fatos mais curiosos que aconteceu há pouco tempo foi o
Senador Kajuru
que foi até suas redes sociais
pedir opinião dos seus seguidores-eleitores causando perplexidade nos analistas
mais tradicionais acostumados a um outro parlamento. E apesar da idade o
senador Kajuru se comunicou de forma moderna e atual como os seguidores
esperam.
. O eleitor que nunca teve esse canal aberto
vê nesta maneira nova de se eleger, votar e participar do mandato como uma
tendência sem volta.
Sempre acreditei que seria possível os
canais digitais fortalecerem as ações reais.
CUIDA DO SEU QUINTAL
Uma bombinha de pólvora se
transforma num míssil de última geração na internet. O poder de destruição na
internet é grande e de dar visibilidade a fatos sem grande importância também,
para alguns, mas de interesse para outros.
Os que se lançam e concorrerem a cargos públicos devem se
preparar para assumirem um compromisso de transformação. Uma das coisas que me
preocupa é a “representatividade massificada” que é um termo que uso quando uma
pessoa ou personalidade de enorme abrangência nacional tem que agradar seus
eleitores locais e regionais sem que haja choque de interesses.
É como sempre digo em meus treinamentos
digitais com assessores, políticos e aspirantes a candidatos. - CUIDE DO SEU
QUINTAL! Em breve irei discorrer mais sobre o mesmo assunto e analisar outros
pontos.
Fonte: agenciarede.com (Assessoria
de Imprensa)
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