Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Atrações] Shopping realiza temporada de Festival de Teatro de Bonecos


Macaco Simão

Durante quatro fins de semana, o RioMar Fortaleza abre as portas para receber o mundo mágico do teatro de bonecos, uma brincadeira milenar que encanta gerações. O evento contará com 16 espetáculos gratuitos, apresentados por importantes grupos teatrais locais que utilizarão diversas técnicas. Essa é a primeira edição do Festival que o shopping está promovendo com objetivo de valorizar essa tradição milenar.

Grupo Formosura - Menino Pegadas

Senhoras e Senhores! O RioMar Fortaleza tem o orgulho de apresentar o primeiro Festival de Teatro de Bonecos RioMar. O evento, que acontece durante quatro fins de semana, reunirá 16 lindas peças infantis resgatando a magia e a fantasia do teatro de bonecos e exibindo o melhor da tradição cênica local. A programação começa neste final de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, e segue por três finais de semana seguidos: 3, 4, 10, 11, 17 e 18 de março. O evento será na Praça de Eventos do Piso L1, voltado para toda família, e tem entrada gratuita.

Entre os grupos que se apresentarão no Festival  estão: Grupo Epidemia de Bonecos, Grupo Formosura de Teatro, Blitz Intervenções, Grupo Bia Marques, Grupo Bricoleiros de Teatro de Bonecos, Grupo Bagaceira de Teatro e o Circo Tupiniquim. O Festival procura a diversidade de técnicas, trazendo manipulação de bonecos, manipulação de objetos, fantoches, marionetes, mamulengo, entre outros.

Bricoleiros

Neste fim de semana (24 e 25/02), quatro grupos garantem divertidas histórias para toda família. No sábado, às 15h, o Grupo Epidemia de Bonecos abre com o espetáculo A triste História de Catarina e Billy Macarrão, e às 19h, é a vez do Grupo Formosura de Teatro com As Aventuras da Bruxa Catifunda. Já no domingo, às 15h, a Blitz Intervenções traz a clássica história A Bela Adormecida, logo após, às 19h, o Grupo Bia Marques Fantoches apresenta O Mágico de Oz.

O Festival de Teatro de Bonecos RioMar tem o objetivo de resgatar esta arte milenar de mais de três mil anos e apresentá-la para as novas gerações. “O festival é uma oportunidade de criar memórias entre adultos e crianças, valorizar a cultura e estreitar laços entre a tradição e a atualidade. Os pequenos irão viver momentos de fantasia, além de aprender um pouco sobre o mundo dos bonecos. Teremos uma programação especial para ser aproveitada por toda a família”, afirma a gerente de marketing do RioMar Fortaleza, Michele Ribeiro.


Programação Festival de Teatro de Bonecos RioMar


Sábado – 24 de Fevereiro

15h – A Triste História de Catarina e Billy com o Grupo Epidemia de Bonecos

19h – As Aventuras da Bruxa Catifunda com o Grupo Formosura de Teatro

Domingo – 25 de fevereiro

15h – A Bela Adormecida com Blitz Intervenções

19h – O Mágico de Oz – Grupo Bia Marques Fantoches

Sábado – 03 de Março

15h – O Intrépido Anãmari com Grupo Bricoleiros Teatro de Bonecos

19h – O Pequeno Casaco Solitário – Grupo Bagaceira de Teatro

Domingo – 04 de Março

15h – As Pintas da Dona Onça com Grupo Bia Marques Fantoches

19h – Boi Estrela com Grupo Formosura de Teatro

Sábado – 10 de Março

15h – Rainha de Nada com Grupo Epidemia de Bonecos

19h –  Os Três Porquinhos com Blitz Intervenções

Domingo – 11 de Março

15h – Quatro Patas com Grupo Bricoleiros Teatro de Bonecos

19h – O Sr. Ventilador com Grupo Bagaceira de Teatro

Sábado – 17 de Março

15h – Olha o Olho dos Meninos com Grupo Bricoleiros Teatro de Bonecos

19h – As Aventuras de Dom Quixote com Grupo Formosura de Teatro

Domingo – 18 de Março

15h – A Pequena Sereia com Blitz Intervenções

19h – As Estripulias do Macaco Simão com Circo Tupiniquim



Sobre Os Grupos



Grupo Formosura de Teatro

O Grupo Formosura de Teatro é uma associação cultural, cuja finalidade é o estudo, pesquisa, montagem apresentação e ensino da arte de confeccionar, manipular bonecos e espetáculos teatrais. Em atuação desde 1985 no cenário artístico cearense, o grupo também realiza o ensino desta arte para jovens da periferia de Fortaleza, bem como oficinas e cursos para os diversos segmentos sociais da cidade.



Grupo Epidemia de Bonecos

A Companhia de Teatro  Epidemia de Bonecos foi criada em 1995 pelas atrizes Izabel Vasconcelos e Zilda Torres. Com seus bonecos a Companhia já participou de Festivais e eventos de Teatro e de Cultura Popular, em várias cidades do Brasil, além da Argentina, França e Espanha.



Grupo Bricoleiros

O Grupo Bricoleiros foi fundado em 2004 por Cristiano Castro e Eliania Damasceno. Desde seu surgimento, desenvolve um trabalho de pesquisa que explora rigorosamente o universo do boneco comediante. Os Bricoleiros promovem espetáculos com linguagem simples, interativa, acompanhados de elementos cômicos, educativos e destinados ao público de todas as idades.



Grupo Bagaceira de Teatro

Criado em 2000, o Grupo Bagaceira de Teatro logo alcançou reconhecimento nacional pela sua pesquisa autoral. Com textos e direções próprias, o grupo lançou desafios no âmbito da construção cênica e dramatúrgica. Com 10 espetáculos no currículo e mais de 20 esquetes, contabiliza mais de 500 apresentações.



Circo Tupiniquim

Criado em 1985, realiza espetáculo para adultos e crianças, levando sempre uma mensagem educativa e divertida. O trabalho da trupe é incentivar a imaginação e fantasia da plateia, desencadeando um processo de formação da consciência crítica, ao mesmo tempo em que estimula o afloramento de sua sensibilidade artística.



Blitz Intervenções

A Blitz Intervenções é uma empresa de criação e execução de soluções inovadoras para eventos infantis, sociais e corporativos. Através de trabalhos artísticos, leva entretenimento com alternativas inteligentes e criativas para o público.



Grupo Bia Marques Fantoches

Empresa especializada em entretenimento infantil, que utiliza como referência o teatro de fantoches profissional.

Nenhum comentário: