Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Atividades desenvolvidas] Atual bicampeão cearense de karatê, equipe Bushi No Te amplia suas atividades e passa a atuar na Casa de José de Alencar



Atividades desenvolvidas] Atual bicampeão cearense de karatê, equipe Bushi No Te amplia suas atividades e passa a atuar na Casa de José de Alencar

Estender suas atividades e transformar a vida de mais crianças e adolescentes por meio da arte marcial, é a pretensão do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF). A partir da próxima quarta-feira (21/02), o IBLF terá ampliação das atividades desenvolvidas pelo Programa de Karate Bushi No Te, que passará a funcionar na Casa de José de Alencar, no bairro José de Alencar. A expansão é possível graças à parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).


Atuando na Casa de José de Alencar desde 2015 com o Programa de Música Jacques Klein, o IBLF oferecerá também o ensino gratuito de karatê para alunos dos quatro aos 20 anos, nos turnos da manhã e da tarde. Até então, o Programa Bushi No Te, projeto esportivo do Instituto, atendia 200 alunos, somente no Jardim União II, no bairro Passaré. Já com as novas turmas, 248 crianças, adolescentes e jovens serão atendidos pelo Programa.


“Há muito tempo as famílias aguardam a chegada do karatê na Casa. O Bushi No Tê fortalecerá ainda mais as crianças, adolescentes e famílias atendidas”, afirma Manuela Guerreiro, coordenadora pedagógica do IBLF, na Casa de José de Alencar. Segundo ela, disciplina, caráter, persistência e união são valores proporcionados pela arte marcial. “Esses aspectos somarão e muito ao trabalho já realizado pela nossa equipe”.

Ao todo, o número de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo IBLF será de 700. E essa quantidade expressa a confiança no trabalho realizado pelo Instituto, que começou suas atividades em 2012 e hoje colhe resultados como acesso ao ensino superior por seus alunos, redução de casos de gravidez precoce e queda de evasão escolar.

“Sabemos que não será fácil, por isso ampliaremos nosso trabalho com muita dedicação e, em breve, os alunos da Casa também conquistaram muitas vitórias em competições e na vida”, acredita Carlos Roberto, professor de karatê do Bushi No Te. “Espero que a arte marcial seja bem recebida pelos alunos e que eles possam dar muitos frutos no futuro”.

Com parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza desde 2015, a Casa de José de Alencar é um equipamento cultural mantido pela UFC e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964. O processo de matrículas no IBLF funciona a partir de um cadastro de reserva das famílias. Através do surgimento das vagas, os alunos são chamados, ganhando prioridade aqueles de famílias de baixa renda e estudantes de escolas públicas.
  

Programa de Karatê Bushi No Te

O Programa de Karatê Bushi No Te é desenvolvido pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), desde 2012 e atende 248 alunos entre quatro e 20 anos. Campeão geral dos eventos realizados pela Federação Cearense de Karatê Esportivo (FCKE) em 2016 e 2017, o Bushi No Te não se restringe às competições em solo brasileiro. Seus atletas já chegaram a competir em países como Argentina e Itália.

Para participar das competições em alto nível, o Bushi No Te mantém uma turma de referência em que 18 atletas recebem bolsa-auxílio e treinos diferenciados. Com rotina pesada de treinamentos, os caratecas permanecem na instituição em dois horários, no contraturno da escola e no período da noite.

Os alunos mais experientes formam um grupo de referência que, anualmente, participa de competições dentro e fora do Brasil. Aos alunos também é ofertado um seminário de imersão promovido pelo IBLF, denominado Gashuku, onde aprendem mais sobre a filosofia e história da arte marcial. Desde 2015, o IBLF promove ainda a Copa Bushi No Te, que reúne agremiações de todo estado, contando com mais de 600 inscritos em suas edições.

Mais informações:
Site do IBLF: www.iblf.org.br;
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoBeatrizeLauroFiuza/;
Instagram: http://www.instagram.com/institutobeatrizelaurofiuza/;
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2S9xyfePLZHYUMwORVY0JQ.


Nenhum comentário: