Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Música] "Concertos do Nordeste 2014" chega a Nova Olinda, no Cariri






 Até o dia 27 de setembro o projeto terá passado por 5 cidades do Ceará e da Paraíba


Depois de dois dias de programação intensa em Fortaleza, Juazeiro do Norte (Ceará), e Cajazeiras (Paraíba), o projeto “Concertos do Nordeste 2014” se prepara para mais dois dias de atividades na cidade de Nova Olinda, na Região Metropolitana do Cariri, com agenda nos dias 24 e 25 (quarta e quinta) no Teatro Violeta Arraes, da Fundação Casa Grande. Na programação, oficinas, apresentações de grupos de tradição popular e concertos de música erudita. Nos dias 26 e 27 será a vez de Sousa, na Paraíba, encerrando a segunda edição do projeto.

OFICINAS

Duas oficinas serão realizadas em Nova Olinda. Na quarta-feira, dia 24, das 14h às 16h, o cearense Samuel Furtado, conduz a oficina “Vivência Musical com Rabeca”. O músico fundou em 2012 o grupo Rabecacello, onde exerce as atividades de compositor, diretor e instrumentista.

Na quinta-feira, 25, também às 14h, a oficina é de "Técnica de Ensaio para Grupo", ministrada pelo violinista cearense Gustavo Lima, spalla da Orquestra Sinfônica da UECE e integrante da Siara Quarteto.

APRESENTAÇÕES

Dentro da programação artística, dois grupos de música erudita se apresentam em Nova Olinda.  Na quarta-feira sobe ao palco o Rabecacello, de Itapipoca, que busca explorar novas possibilidades sonoras desse curioso encontro entre o violoncelo e a Rabeca. Intercalando musicas autorais e populares, o grupo apresenta uma performance musical inspirada nos mestres rabequeiros e sanfoneiros do Brasil. O grupo foi criado a partir de pesquisas e vivências do casal Samuel Furtado (rabeca) e Tamily Braga (violoncelo) com participação dos músicos Watson Nascimento (rabeca/violino), Viana Junior (percussão) e Ângelo Márcio (percussão e efeitos eletrônicos).

Na quinta-feira é a vez da Camerata Contemporânea, criada em 2013 em Fortaleza. O grupo explora um repertório que vai do erudito ao popular, tocando do jazz ao tango. A Camerata já fez concertos em Fortaleza e participou de vários festivais. É formada por Luis Gustavo Lima e André Albiergio (1° Violinos), Diego Cavalcante e Higor Monteiro (2° Violinos),  Rélmerson Lima e Jeovane Barreto (Violas), Rondinelly Bezzerra (Cello) e Guaberty Castro (Contrabaixo).

Na categoria tradição popular o projeto apresenta dois grupos de destaque regional: Chico Paes de Assaré e Reisado de Caretas do Potengi, ambos do Ceará. O sanfoneiro octogenário Chico Paes, um dos maiores tesouros da sanfona de oito baixos na região Nordeste, é o regente do grupo que já percorreu diversas localidades no Cariri e nos Inhamuns, varando noites e animando festas ao som de sua música. O Reisado de Caretas de Pontengi reúne figuras míticas como o Velho Bacurau, a Velha Quitéra, os Caretas, o Boi, a Burrinha, o Urubu (ou Urubaco), o Jegue, o Carneiro, o Cavalo e a Ema. Os figurinos tornam-se um atrativo à parte com peças rústicas utilizadas para espantar o “mau”, segundo os brincantes. As apresentações contam com um repertório que resgata canções do folclore nordestino.

O PROJETO

O "Concertos do Nordeste 2014", teve início no dia 19 em Fortaleza e Juazeiro do Norte e até o dia 27 terá levado a públicos de cinco cidades do Ceará e da Paraíba um panorama diverso da música erudita produzida no Nordeste. Participam desta edição 16 grupos de música erudita de 6 estados da Região e 9 grupos de tradição popular do Ceará e da Paraíba.

Com toda a programação é gratuita, o projeto é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará - ProDisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste. O projeto promove um encontro da música erudita e o cancioneiro tradicional, proporcionando um rico intercâmbio sonoro por cidades do Ceará e da Paraíba.


PROGRAMAÇÃO EM NOVA OLINDA

Dia 24

14h às 16h: OFICINA "Vivência Musical com Rabeca, com Samuel Furtado (CE)
A partir das 19h:
- Rabecacello (CE)
- Chico Paes de Assaré (CE)

Dia 25

14h às 16h: OFICINA "Técnica de Ensaio para Grupo", com Gustavo Lima (CE)
A partir das 19h:
- Camerata Contemporânea (CE)
- Reisado de Caretas do Potengi (CE)

Local: Fundação Casa Grande – Teatro Violeta Arraes (Av. Jeremias Pereira, 444 – Centro)

As oficinas são para inscritos, mas as apresentações são abertas ao público. Informações: (88) 3546-1333


* Programação sujeita a alterações


CONTATOS, VÍDEOS E AUDIOS:
CAMERATA CONTEMPORÂNEA (Fortaleza - CE)
AUDIOS: http://tnb.art.br/rede/cameratacontemporanea
(85) 99508835 - (085) 88263925 e cameratacontemporanea@hotmail.com

RABECACELLO (Itapipoca - CE)
VIDEO E AUDIO: http://tnb.art.br/rede/rabecacello
CONTATOS: 85 9867 0007 / 3459 0096 e marciozefinha@gmail.com

Nenhum comentário: