Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

[Exposição – CE] Galeria Antônio Bandeira recebe exposição “Circo, Memória e Identidade”




Exposição traz documentos de famílias tradicionais do circo no Ceará.


Em comemoração ao dia do Palhaço, nesta segunda-feira (10), às 19h, será lançada na Galeria Antônio Bandeira, a exposição “Circo, Memória e Identidade”. A mostra, realizada pela Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece), em parceria com Girândola Comunicação e Arte, com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), permanecerá disponível para visitação até o dia 11/01 nos horários de 8h às 12h e de 14h às 17h. A entrada é totalmente gratuita.

A exposição, que deriva do projeto homônimo desenvolvido pela Apaece, traz documentos captados e selecionados por meio da pesquisa e do mapeamento de famílias tradicionais do circo no Ceará. O objetivo é mostrar a importância da composição desse acervo como registro histórico, cultural e artístico a fim de resgatar a memória do circo.

Durante o lançamento haverá a apresentação do grupo Dona Zefinha. A banda, que mistura música, teatro e dança, traz o show “Circo sem teto na lona furada dos Bufões”.

Galeria Antônio Bandeira

Com uma trajetória de mais de 50 anos, a Galeria Antônio Bandeira homenageia, in memoriam, um dos artistas visuais mais reconhecidos de Fortaleza. É um equipamento cultural ligado não só às artes visuais como às políticas de museologia e patrimônio. Desde sua criação, está intimamente ligada ao Salão de Abril, a principal e mais antiga mostra de artes local, que em 2012 chegou a
sua 63a edição. Localizada no Centro de Referência do Professor, área central da cidade, conta em sua estrutura física com o Memorial Sinhá D'Amora e um espaço para exposições. O calendário anual de exposições é definido a partir de um edital específico para seleção de projetos de artistas ou coletivos. Para cada exposição são pensadas oficinas de criação. A galeria desenvolveu ainda um núcleo de Ação Educativa, responsável pela mediação entre visitantes e obras de arte. Assim, para cada exposição em cartaz educadores são capacitados a receber e orientar o público. Também está ligado à galeria o Laboratório de Pesquisa em História da Arte (Laphista), grupo de estudos com atividades práticas de pesquisa e leitura dirigida.

::Serviço

Exposição “Circo, Memória e Identidade”
Galeria Antonio Bandeira (Rua Conde D'Eu, nº 560, Centro – antigo Mercado Central)
Lançamento 10/12 às 19h
Visitas: 10/12 à 11/01 – 8h às 12h | 14h às 17h

Nenhum comentário: