Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 30 de abril de 2010

[Show - CE] Chorinho no Mercado recebe Trio Madeira Brasil

Grupo faz escala em Fortaleza para show especial no Mercado dos Pinhões, em comemoração aos cinco anos do projeto Chorinho no Mercado e ao Dia Nacional do Choro

Todas as sextas-feiras, o ritual é o mesmo: é dia de colocar a roupa bem engomada, o sapato lustroso, o chapéu panamá, sentar numa das rodas mais alegres da cidade, elevar a alma e celebrar um ritmo genuinamente brasileiro: o Chorinho. Nascido no fim do século XIX pela cadência e malemolência dos negros recém-libertos, é o ele que dá o tom da festa no Mercado dos Pinhões.

E nesta sexta-feira, dia 30 de abril, quem vai ritmar a alegria é o Trio Madeira Brasil, grupo que reúne um time de craques das cordas. O TMB vem ao Ceará para o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa do Ceará, mas antes faz uma escala em Fortaleza, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

E o Regional Cordas que Falam, prata da casa, recebe os visitantes numa noite especial que comemora os cinco anos do projeto Chorinho no Mercado e o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril em homenagem ao nascimento de Pixinguinha, referência do gênero no Brasil e no mundo. Os anfitriões da casa recebem o TMB ao sabor das rodas de choro: com muita alegria e improviso.

O Trio Madeira Brasil é uma das melhores novidades surgidas no universo da música instrumental dos últimos tempos. Reunindo três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada, fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira, mesmo que atento a manifestações de outras culturas.

Formado por Ronaldo do Bandolim, um dos maiores bandolinistas brasileiros, que há duas décadas tem emprestado seu som deliciosos improvisos ao Conjunto Época de Ouro, o mais tradicional grupo de Choro em atividade no País; Zé Paulo Becker, mestre em música pela UFRJ e detentor de uma sólida reputação como violonista; e Marcello Gonçalves, um dos mais requisitados violonistas de 7 cordas da atualidade, tendo tocado e gravado com grandes nomes como Elza Soares, Elton Medeiros, Baden Powell, Ney Matogrosso e Gal Costa, o grupo vem sendo aclamado por público, classe artística e crítica especializada.

A partir do lançamento de primeiro CD do trio, em 1998, saudado pela crítica especializada, o TMB vem colecionando êxitos em sua carreira: indicações de “Melhor Disco” e “Melhor grupo” no Prêmio Sharp; participação no Free Jazz Festival 99, onde se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo (RJ); gravação de especial para a TV Francesa com o violonista Baden Powell; participação no Festival Chorando Alto, importante festival da história do Choro; turnês pelo Brasil e por vários países do mundo; lançamentos de mais dois CDs autorais, participação em vários CDs de artistas amigos, como Zé Renato e Moacir Santos; participação no documentário sobre o choro, "Brasileirinho", com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, entre outras conquistas.

Apresentando uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do Trio Madeira Brasil apresentando um perfeito equilíbrio entre tradição e modernidade. Atualmente o Trio Madeira Brasil finaliza dois novos projetos em CD. Um novo trabalho instrumental, com repertório que inclui Astor Piazzola, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim, e um CD-DVD em parceria com a cantora Roberta Sá, totalmente dedicado à obra do compositor do Recôncavo Baiano Roque Ferreira. A oportunidade é imperdível.

Serviço

Chorinho no Mercado com Trio Madeira Brasil - Todas as sextas, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n - Entre as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: